Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

Legislativo do DF

Câmara retoma trabalhos com indefinição de vetos de Ibaneis sobre convocações de aprovados

Deputados distritais Ricardo Vale e Robério Negreiros defendem soluções diferentes para o impasse

01.fev.2024 às 19h41
Brasília (DF)
Valmir Araújo

Ricardo Vale e Robério Negreiros defendem soluções - Montagem/Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retoma suas atividades legislativas nesta quinta-feira (1º), com uma série de questões a serem resolvidas, dentre elas os vetos do governador Ibaneis Rocha (MDB) a emendas dos próprios parlamentares, que autoriza nomeações e reajustes de servidores. O Brasil de Fato DF ouviu o vice-presidente da Casa, Ricardo Vale (PT), e o líder do governo, Robério Negreiros (PSD), que defendem posições diferentes em relação às emendas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 e a convocação de novos concursados.

Para o vice-presidente, que integra o bloco de oposição ao governo Ibaneis, é preciso de autorização na LDO para que ocorra as novas nomeações. “Sem previsão orçamentária, há proibição constitucional. Portanto, embora deseje as nomeações, porque compreendo que são necessárias para o melhor funcionamento do Estado, é preciso de autorização na LDO e dotação na LOA”, defendeu Vale.

Já o líder do governo defendeu mais estudo e diálogo para se ter a decisão de fazer as alterações necessárias na LDO e também na LOA (Lei Orçamentária Anual). “O governo fará o estudo caso a caso, observando as necessidades nas áreas mais sensíveis pra atendimento a população, com a equação possibilidade diante da Lei de Responsabilidade Fiscal”, considerou Robério Negreiros.

A primeira sessão de 2024 na CLDF deve contar com a presença do governador Ibaneis Rocha, que historicamente envia ou lê uma mensagem aos deputados com apontamentos sobre as principais matérias a serem submetidas à apreciação do parlamento durante o ano. A participação de Ibaneis na sessão consta na agenda oficial do governador do Distrito Federal.

Concursados

Aprovados em diversos concursos públicos no Distrito Federal tinham a expectativa e em alguns casos o compromisso do governo Ibaneis para serem convocados em 2023, mas no final do ano o GDF chamou um número bem menor do que as categorias previam e necessitam.

Diversas áreas do serviço público enfrentam problemas de funcionamento devido ao número reduzido de servidores como a Saúde, Educação, a Segurança Publica, Assistência Social, além das secretarias da Fazenda e Cidadania, Mulher e a Universidade do Distrito Federal (UniDF). Por enquanto, o governo não apresentou um cronograma para novas nomeações.

:: Aprovados em concursos no DF não têm perspectivas de serem convocados em 2024 ::

Ordenamento Territorial

Outra matéria que deve ser votada este ano é a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que está com revisão atrasada, pois a última revisão foi feita em 2021 e precisa ser atualizada a cada 10 anos. O governo Ibaneis e sua base na CLDF conseguiram aprovar o Projeto de Lei Complementar nº 25/2023, que consolida as normas para os procedimentos de parcelamento do solo urbano no território do DF. 

“Os projetos de ordenamento territorial, que envolve o PDOT e o PPCUB [Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília], estão em fases finais de audiências públicas e ajustes e dependem desses últimos ajustes” avaliou Negreiros. Segundo ele, “a ideia é que seja votado nesse semestre ou ainda esse ano o PDOT e o PPCUB”.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) informou que a revisão do PDOT “ainda está em fase de discussão com a sociedade e só deve ser enviado a Câmara no final de 2024”. Já em relação ao PPCUB a Secretaria disse que o Plano já foi concluído pela Pasta e deve ser enviado pelo à CLDF em fevereiro.

GDF e Governo Federal

O ano de 2023 foi bastante tumultuado para a relação entre os governos Federal e do Distrito Federal, sobretudo, em razão dos ataques golpistas no dia 8 de janeiro aos prédios da União e a falta de capacidade de Polícia Militar do DF para conter os bolsonaristas. O desenrolar desse episódio foi a interversão federal, em que o presidente Lula (PT) colocou Ricardo Cappelli como interventor da Segurança Publica do DF e o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou por alguns meses o governador Ibaneis do cargo, por suspeita de conduta dolosa e omissiva em relação aos atos antidemocráticos.

Houve a instalação de uma CPI na CLDF e uma CPMI no Congresso Nacional, com indiciamentos de autoridades do DF. O governador Ibaneis chegou a ser citado no relatório da CPMI do Congresso. Para o vice-presidente da CLDF, apesar de todos esses acontecimentos continuou havendo diálogo entre ambos os governos.

"Os atos golpistas não interferiram no diálogo e no olhar do Governo Federal para as necessidades do DF, tanto que fomos contemplados em áreas estratégicas no novo PAC”, analisou Ricardo Vale, acrescentando: “Claro que em um novo ano de trabalho é o momento de apresentar novos pleitos e aprofundar a articulação”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DESCASO

Audiência pública denuncia sucateamento da Copanor e rejeita privatização de Zema do saneamento

Ex-ministro do PT

Dirceu rejeita aumento do número de deputados e defende reforma contra distorções: ‘Câmara não representa a nação’

LITERATURA

‘Brucutu Rei’ junta horror e comédia para narrar a história de um monstro

futuro possível

Feira da Reforma Agrária: o socialismo que dá certo

A CIDADE TEM MEMÓRIA

No Recife (PE), João Campos celebra parque conquistado pelo Ocupe Estelita, mas apaga luta popular

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.