Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

POR IGUALDADE

Projeto “Elas por Elas” é lançado na Paraíba com a presença da Ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves

"Não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios", afirmou a Ministra

28.abr.2024 às 15h39
João Pessoa - PB
Redação

Lançamento do Projeto Elas por Elas no PT da Paraíba. - Ascom PT-PB

Ocorreu nesta última sexta-feira (26/04), o lançamento do projeto "Elas por Elas" na Paraíba, na sede do PT da Paraíba, com a presença da Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves. A atividade foi organizada em conjunto pela Secretaria Estadual das Mulheres do PT da Paraíba, a Secretária de Finanças do PT/PB, a Direção Estadual do PT da Paraíba e a assessoria da Ministra. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com as Secretarias estaduais de Mulheres do PT, e visa promover o empoderamento e inclusão de mulheres na política. 

Além da presença da Ministra, o evento contou com a participação de dirigentes municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores, parlamentares em exercício, de pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores da região metropolitana de João Pessoa. 


Lançamento do Projeto Elas por Elas na sede do PT da Paraíba. / Ascom PT-PB

Durante o lançamento, a Ministra Aparecida Gonçalves expressou seu apoio incondicional à iniciativa e ao projeto  ressaltando a importância de políticas públicas efetivas para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. “Sem igualdade, as mulheres têm de ficar em casa, lavando, passando, cozinhando, porque não nos querem nos espaços públicos, não nos querem nos espaços de trabalho e nem nos espaços de poder. Essa é a realidade”, destacou a ministra.

A ministra enfatizou que nas eleições deste ano, o debate precisa ser feito para que os e as candidatas tenham, em suas propostas de campanha, a criação de secretarias de mulheres.” Um espaço específico de política para as mulheres”, continuou.

Cida Gonçalves ressaltou ainda que não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios. “É lá que as mulheres sofrem violências, onde acontecem os estupros e as meninas ficam grávidas”, pontuou. 

O projeto "Elas por Elas"é o maior projeto político-partidário para inclusão de mulheres na política em toda a América Latina, e foi idealizado pela Secretaria Nacional de Mulheres em 2018.. Ele surge como uma resposta às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade, buscando criar oportunidades e ampliar o espaço das mulheres nos espaços políticos e de poder. A iniciativa visa potencializar as candidaturas de mulheres para que elas tenham êxito na disputa eleitoral, e dessa forma seja possível ampliar a bancada feminina em todo o Brasil e fortalecer o projeto das mulheres do PT.  Entre as diversas ações estão as capacitações, acompanhamento e suporte para as mulheres pré-candidatas nas eleições.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, destacou que o Governo do presidente Lula é feito pelas mãos das mulheres. “Pela primeira vez temos uma grande presença de ministras. Além disso, temos esse ano o desafio grande de eleger mais mulheres para prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. Não podemos esquecer que continuamos sob a ameaça do golpe”, lembrou a secretária nacional. 

Para as mulheres da Paraíba, o lançamento do projeto "Elas por Elas" representa não apenas um momento de união e troca, mas também uma fonte de inspiração e empoderamento. É um lembrete de que juntas, mulheres podem conquistar grandes feitos e transformar realidades.

Priscila Kelly, Secretária Estadual das Mulheres do PT, enfatiza que o Projeto Elas por Elas desde 2018 vem ampliando e fortalecendo a participação das mulheres do PT nos espaços de poder,  parlamento, gestão e partidário. 

“O projeto dá a oportunidade de formações, orientações e suporte político. Nessas eleições de 2024 nossa meta é eleger várias mulheres do PT, vereadores, vice-prefeitas e prefeitas na Paraíba inteira. Mulheres que possam nos representar com seus mandatos e construir políticas públicas a partir das nossas realidades” destacou a dirigente estadual. 
 

Editado por: Heloisa De Sousa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEMOCRACIA INTERNA

Petistas do Paraná voltam às urnas neste domingo (27)

Sem pix

Após viajar ilegalmente aos EUA, Marcos do Val tem contas bloqueadas por Alexandre de Moraes

MÚSICA

Lenine e Orquestra Sinfônica da Paraíba se reúnem em concerto especial no dia 4 de agosto

Impopular

Carta de senadores dos EUA contra tarifas de Trump é ‘indicativo da impopularidade’ da medida, diz pesquisador

Cinco estrelas

‘O brega forma o país’: ex-Banda Uó, Candy Mel celebra raízes populares em estreia solo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.