Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

MOSTRA DE ARTE

Mostra Proibida: Artistas LGBTQIA+ cearenses realizam Mostra de artes visuais e performance que celebra a contranormativa de gênero

Ação propõe a ocupação de 4 cidades do Ceará durante 10 semanas com trabalhos de artistas historicamente marginalizados.

28.maio.2024 às 21h32
Juazeiro do Norte (CE)
Geovanni Carvalho

Ayume Andrade e Bárbara Banida em 'Pessoas não-binárias existem!', no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Mateus Falcão

Com a temática "CRIAR, OCUPAR, TRANSGREDIR, EXISTIR", a Banida Plataforma – que se articula desde 2020 enquanto plataforma de criação em arte dissidente – realiza entre junho e agosto de 2024, a 1ª Edição da Mostra Proibida – A Infestação, quando deve reunir cerca de 15 mil pessoas através de 27 ações programadas para 10 semanas de duração, passando por quatro cidades cearenses, sendo elas: Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O objetivo do evento é pautar a ocupação contagiosa, frenética e disruptiva da cidade com artistas LGBTQIA+.

A artista, curadora e gestora na Banida Plataforma, Bárbara Banida revela que a Mostra marca uma movimentação histórica de corpos dissidentes que, aos poucos, conseguem ingressar nos espaços de cultura e arte, ainda que mantendo-se, em sua maioria, precarizados. “É uma Mostra que marca também a potencialização da linguagem da Performance no Ceará, sendo incentivada pelo acontecimento de outras Mostras, como o Festival Imaginários Urbanos e o Sindicato da Performance”, afirma.

Ela destaca também as diversas mãos que se somam no processo de construção do evento, passando pela curadoria de uma pessoa trans, com a presença de diversas pessoas LGBTQIA+, negras, periféricas, com deficiência, do interior do estado, entre outros grupos historicamente minorizados. “É uma referência da potência que conseguimos atingir quando nos encontramos na diferença e na dissidência”, aponta a artista.


Bárbara Banida em Performance Cultivo Laudos F00-F99, no Morro de Santa Terezinha / Arrudas Maria e Mateus Falcão

Com objetivo de ocupar diversos espaços, impulsionando artistas contranormativos do Ceará na construção de ações potentes e disruptivas, a mostra busca potencializar projetos nas linguagens de Artes Visuais e Performance, a partir de um grupo de artistas e profissionais que compõem a Banida Plataforma, nas áreas de criação, comunicação, curadoria, acessibilidade e produção. A atividade é protagonizada por artistas, curadores e produtores dissidentes, e possui mais de 90% da ficha técnica de pessoas LGBTQIA+.

A curadora do evento revela também as dificuldades encontradas no processo de construção da Mostra, e destaca que fazer arte em um mundo em crise nunca é fácil. “Nossas dificuldades são aquelas comuns a todo trabalhador: a dificuldade de conseguir acessar recursos, a necessidade de exercer vários trabalhos ao mesmo tempo, a escassez do tempo, o cansaço”. Bárbara ainda ressalta que outras dificuldades encontradas dizem respeito ao modo de fazer arte das pessoas que estão na contranorma. “Perdemos também a possibilidade de acesso a vários espaços. Afinal, não é todo lugar que aceita ações de disruptividade e transgressão. Apesar disso, encontramos, nas dificuldades, brechas para florescer. Crescemos nos covis, nas labutas, nos bueiros. Mas também brilham nos palcos, nas telas, no abraço”.

Embora as dificuldades, a gestora afirma que as expectativas para a Mostra é de entregar bens culturais de qualidade, com profundidade estética e que sejam acessíveis a diversas corporalidades e territórios. “Divulgaremos todas as ações em nossas redes sociais, com uma identidade visual que temos muito carinho, criada por Rafa Vasconcelos e Bárbara Banida. Outra coisa importante de apontar é que é uma Mostra que os participantes estão sendo bem pagos. Nada de precarizar profissionais, ainda mais agentes culturais na contranorma”, conclui.


Jocasta durante a performance 'Ave Eva' na Praia da Sabiaguaba / Mateus Falcão

Com realização de Banida Plataforma e apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura do Brasil, a abertura está marcada para acontecer em 05 de junho, a partir das 19 horas, no formato virtual, e todos os detalhes da abertura e demais ações serão divulgados no instagram @banidaplataforma.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
Tags: arteculturalgbtqia+
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Perigo no trânsito

Fim do DPVAT e alta de acidentes sobrecarregam SUS: ‘Duplamente prejudicados’, diz técnico do Ipea

SEM IMPUNIDADE

Lula veta redução da pena mínima para lavagem de dinheiro e ocultação de bens

Garimpo e invasões

Apesar de queda, desmatamento ainda ameaça terras indígenas com povos isolados, alerta ISA

segurança hídrica

Cedae completa 50 anos no Rio de Janeiro com lucro recorde de R$ 1 bilhão e ameaça de nova privatização

Corrupção

Ibaneis afirma que secretário da Economia do DF ficará no cargo até o fim do ano

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.