Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Moradia

Defensoria Pública demanda a construção de república para jovens em São João de Meriti (RJ)

Egressos de abrigo para adolescentes vítimas de maus-tratos e negligência completam maioridade sem ter para onde ir

23.jul.2024 às 18h19
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Defensoria abrigo - Divulgação

Dezoito anos é uma idade sonhada por muitos jovens como sinal verde para ingressar no mercado de trabalho, votar, usufruir de direitos e deveres. Mas no caso de M., que chega à maioridade em 21 de agosto deste ano, o sonho cede lugar a muita preocupação: ela não sabe onde vai morar nem como irá se manter a partir dessa data. A organização filantrópica que a acolheu recebe adolescentes vítimas de maus-tratos e negligência, em São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ).

Leia também: Cinema no Abrigo apresenta filme sobre saúde mental a refugiados climáticos no RS

No abrigo, há outros três adolescentes na mesma situação, de um total de 12 acolhidos. O futuro incerto desses jovens fez com que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro entrasse com uma ação civil pública (ACP), pedindo a construção de uma república para jovens naquele município. 

"Um terço desses adolescentes alcançará a maioridade nos próximos meses, sem ter para onde ir. É uma situação triste, dramática. A sentença já transitou em julgado, com determinação para a construção da república, e está em fase de cumprimento da ordem judicial. Mas tudo ainda é incerto. Pedimos a inclusão desses jovens no Programa de Aluguel Social, junto ao município, o que só pode ocorrer, após alcançada a maioridade, e por tempo limitado", observa a defensora titular junto ao Juizado da Infância, Juventude e do Idoso da comarca de São João de Meriti, Ana Raquel Cardoso de Oliveira. 

Prevista na Política Nacional de Assistência Social, a república de jovens é definida como "serviço de acolhimento que oferece apoio e moradia subsidiada a grupos de jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social".

Prazo era de 90 dias

O prazo fixado na sentença para a efetivação da república de jovens foi de 90 dias, mas como o município alega não ter verba, ficou estabelecido, em audiência especial realizada no último dia 3, que, até a construção, os jovens terão assegurado o direito ao benefício do aluguel social. 

De acordo com a defensora pública Ana Raquel Cardoso, embora haja uma resolução conjunta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) 01/2009, determinando a criação do serviço de república de jovens, no Estado do Rio de Janeiro, até o momento, existe apenas uma, estabelecida na Zona Sul do município do Rio, também após uma ação civil pública proposta pela DPRJ. 

Enquanto a república não sai do papel, a adolescente, que foi Jovem Aprendiz, desenvolveu talento na área de Estética e Beleza. Recentemente ela conseguiu o contato de uma tia-avó e de um avô maternos e tenta, por intermédio da equipe técnica do abrigo, a possibilidade de uma retomada de vínculo. 

"Temos feito reuniões periódicas com a Secretaria de Assistência Social, para garantia do aluguel social, como solução mais imediata. E também intermediado diálogo junto à Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA), para possível cessão de espaço físico para construção desta república de jovens no município", conta a defensora pública Ana Raquel Cardoso de Oliveira.

*Com informações da Defensoria Pública do RJ.

Editado por: Mariana Pitasse
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

GENOCÍDIO

‘O sistema de saúde em Gaza está à beira do colapso’, declara Organização Mundial da Saúde

Fique de olho

Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Recuo

Governo revoga aumento do IOF para aplicações de fundos nacionais no exterior

'MARES DE FRANGOS'

Muitas galinhas, pouca variedade genética: granjas são ‘chocadeiras’ de doenças como a gripe aviária

RECORDE

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.