Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

cena LGBTQIAPN+

Documentário sobre movimento ballroom vai encerrar Festival Olhar de Cinema, em Curitiba

Filme Salão de Baile estreou em março, em festival de Copenhague; no Brasil, exibições se iniciam no fim do ano

10.jun.2024 às 16h17
Curitiba (PR)
Redação

O filme "Salão de Baile" encerra a programação da 13ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. Foto: - Paula Monte

Com previsão de estreia para o fim do ano no país, o primeiro longa-metragem documental sobre a cena ballroom do Rio de Janeiro, Salão de Baile (This is Ballroom), vai encerrar a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 12 a 20 de junho, na capital do Paraná. A estreia mundial de Salão de Baile aconteceu em março, no Festival Internacional de Documentários de Copenhague – CPH:DOX, na Dinamarca e também será exibido em mais duas mostras internacionais: a primeira é a TRANSlations: Seattle Trans Film Festival, que acontece entre os dias 6 e 9 do mês, nos EUA e em seguida, no Sheffield DocFest, sendo o único filme brasileiro do evento realizado no Reino Unido, entre os dias 12 e 17.

O longa é um mergulho no universo efervescente da cena ballroom do Rio de Janeiro, uma comunidade protagonizada por pessoas  LGBTQIAPN+ que segue a trilha da cultura criada na década de 1970, em Nova York. O longa acompanha uma “ball” (baile) da cena fluminense, onde pessoas negras e/ou LGBTQIAPN+ têm a liberdade para experimentar novas possibilidades de expressão de identidade, de gênero e exercitar seus potenciais artísticos. Várias modalidades de competição acontecem ao longo da noite: moda, beleza, dança, música, desfile etc.

:: Festival Olhar de Cinema exibe mais de 80 filmes nacionais e internacionais a partir desta quarta (12), em Curitiba (PR) ::

“A ballroom é um lugar de potencialização desses corpos dissidentes, um espaço criado por e para pessoas trans e pretas, especialmente, poderem resistir às opressões e celebrar suas existências”, explica Juru, que assina a direção do projeto em parceria com Vitã.Tanto Juru como Vitã fazem parte do movimento ballroom do Rio de Janeiro, assim como a maioria da equipe do longa.

Vitã é Mestra em Cinema e Audiovisual pelo PPGCOM-UFF, coordena o núcleo de criação Ritornelo e a revista de crítica Moventes. Em atividade no mercado audiovisual há 15 anos, trabalhou em projetos para Globoplay, Globosat+, Arte 1, CineBrasilTV e Multishow. E, o roteirista e diretor Juru é artista-pesquisador das artes do corpo, com trabalhos nas áreas da performance, dança e cinema. Desenvolve pesquisas sobre dramaturgia do corpo, cena expandida e o corpo queer/cuir na cena contemporânea, performatividade de gênero, sociabilidade, afetos e a cena ballroom e o voguing no Rio de Janeiro. 

Salão de Baile encerra a programação da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que se inicia nesta quarta-feira (12) e segue até 20 de junho com uma programação de mais de 80 filmes nacionais e internacionais.

O filme de encerramento será exibido no dia 19 de junho, às 19h, no Cinemark Mueller, e às 19h15, no Cine Passeio Ritz. Para saber mais sobre a programação, acesse o site oficial.

:: Criada por negros e latinos nos EUA, cultura ballroom cresce no Brasil como espaço de acolhimento à comunidade LGBTQIA+ ::

Cultura ballroom

A cultura ballroom — em inglês, “salão de baile” — é uma cultura de pessoas LGBTQ+ não brancas que passaram a resistir às constantes violências que sofriam, organizando bailes performáticos.  A comunidade surge nos EUA a partir dos concursos de beleza drag. Na década de 60, uma queen preta chamada Crystal LaBeija se insurge contra a hegemonia das queens brancas. Em 1972, ela e uma amiga criam um evento só para queens pretas, o Primeiro Baile Anual da Casa de LaBeija, fundando tanto o primeiro baile como a primeira “house”.

As houses eram espaços físicos e/ou simbólicos liderados por uma "mãe" ou um "pai" que acolhiam e forneciam cuidados para jovens negros e latinos da comunidade LGBTQIA+ que viviam em situação de vulnerabilidade ou haviam sido expulsas(os) de casa. Ao longo do tempo, os concursos vão sendo ocupados por diversas identidades de gênero: travestis, mulheres trans, homens gays cis, mulheres cis de forma geral. Criam-se outras modalidades além de concursos de beleza e moda. Dentro desse conceito, surge também um estilo de dança, o voguing.

Alguns produtos audiovisuais que incluem elementos da cultura ballroom são: “Vogue”, de Madonna; “Paris is Burning”, de Jennie Livingston; e as séries “Pose” e “Legendary”. Em 2015, surgem as duas primeiras casas ballroom no Rio de Janeiro e a cena começa a se organizar, incentivada pelas mídias digitais e redes sociais. São dois os pilares da cultura ballroom: o baile e a família. Em 2016 acontece a primeira “ball” no Brasil. Atualmente, quase toda semana tem um baile acontecendo em algum lugar do país.

Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

JORNALISMO PREMIADO

Brasil de Fato RS conquista Prêmio Rubens Paiva por defesa dos direitos humanos

RETROCESSO

Sob gestão de Zema, Rossieli Soares assume Educação com histórico de escândalos e derrotas

São Paulo

Parlamentares denunciam execução de morador de rua por PMs a órgãos de direitos humanos

A CIÊNCIA DA RUA

Jornal Boca de Rua celebra 25 anos com lançamento de documentário em Porto Alegre

SOLIDARIEDADE

‘Quem apoia o genocídio é minoria, mas manda no mundo’, diz historiador israelense Ilan Pappé na Flipei

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.