Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

20 anos de ATL

Povos indígenas da Bahia marcam presença no Acampamento Terra Livre

Cerca de 7 mil indígenas estão em Brasília para reivindicar efetivação de direitos e lutar contra marco temporal

22.abr.2024 às 18h22
Salvador
Claudia Correia

Comitiva baiana levou faixa com nomes de indígenas baianos assassinados nos últimos anos

A delegação indígena da Bahia chegou a Brasília em sete ônibus para participar da vigésima edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que inicia hoje (22) e segue até o dia 27 de abril no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. Com o tema “Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui”, o encontro reúne 7 mil indígenas de cerca de 180 povos de todas as regiões, que reivindicam a demarcação de territórios, homologação das terras demarcadas e proteção para as lideranças ameaçadas em conflitos fundiários.
 
O cacique Tony Kauyry, do povo Kariri Xocó, de Paulo Afonso (BA) destacou a importância da luta coletiva no ATL. “Hoje vamos ter uma reunião na FUNAI para encaminhar providências para a regularização de nossa terra que ocupamos há 9 anos com 40 famílias, vamos junto com outros grupos do Nordeste que têm sofrido muito”, afirmou.

Há alguns anos, a comunidade teve suas plantações destruídas por grileiros. Há três anos graças a atuação da FUNAI com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) da Bahia, os grileiros foram retirados do território, e a comunidade aguarda a formalização da doação da área, propriedade da União. Outras medidas para instalação de posto de saúde, escola e saneamento também estão sendo esperadas para estruturar o território.


Comitiva baiana chegou a Brasília em sete ônibus levando representantes de diversas etnias / Claudia Correia

Regularização

Os Pataxó de Barra Velha, em Porto Seguro, participaram da abertura das atividades do primeiro dia do ATL com cânticos e danças. A comunidade foi uma das duas contempladas com a homologação do seu território pelo presidente Lula no último dia 19, na passagem do Dia Nacional dos Povos Indígenas. Foi prestada uma homenagem à pajé Nega Pataxó, assassinada em Pau Brasil (BA) em janeiro deste ano. Para os organizadores do ATL, o atraso na demarcação territorial agrava a violência e expõe as comunidades ao risco de morte.

Os debates das rodas de conversa promovidas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e outras cinco entidades indígenas, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), durante o primeiro dia de encontro criticaram a atuação da bancada ruralista no Congresso Nacional. Ano passado, graças à atuação da bancada, foi aprovada a Lei 14.701/23 que instituiu o marco temporal para demarcação das terras indígenas, apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter considerado a tese inconstitucional.


Indígenas presentes no ATL reivindicam maior celeridade na regularização de territórios e fim do marco temporal / Claudia Correia

Uma carta manifesto com 24 demandas por saúde, educação, terra e assistência técnica para a produção agrícola e pesca será entregue aos três poderes durante a semana. Os organizadores esperam a confirmação de um encontro com o presidente Lula e a com ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara.

Editado por: Gabriela Amorim
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ÁGUA E SANEAMENTO

No Recife, trabalhadores da Compesa protestam nesta terça (1º) contra a ‘privatização’ da empresa

investigação

Corpo de Juliana Marins, brasileira que morreu na Indonésia, passará por nova autópsia no Brasil

RÉU

Moraes dá andamento a processo contra neto de ditador por participação em tentativa de golpe

ELEIÇÕES INTERNAS

‘O PT não pode ficar submisso aos interesses de Raquel Lyra e João Campos’, diz líder do MST

Prêmio do MEC

‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Ca

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.