Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

arte e cultura

Festival Mistura Geral reúne potências musicais em Brasília; confira agenda cultural deste fim de semana

Feira Coisa de Preto faz parte da programação no Teatro dos Bancários

31.maio.2024 às 18h04
Brasília (DF)
Redação

Puro Suco é uma das atrações do Festival Mistura Fina Música, no Teatro dos Bancários - Raul Rodrigues

O Festival “Mistura Geral Música” promete levar ao Teatro dos Bancários, neste fim de semana, um retrato da música contemporânea brasileira, fiel à diversidade e relevância artística que traz em si provocação social e respeito às pautas identitárias. A entrada é gratuita. 

Otto, Lirinha, Hodari, Letícia Filho, Puro Suco, Seu Preto e Ane Êoketu são as potências musicais que irão galvanizar mentes, almas e corações nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho;

Para além da presença no palco, apresentando seus shows, as e os artistas foram convidados a debater e compartilhar seus pontos de vista acerca do fazer cultural no Brasil. Segundo a organização do projeto, “será a oportunidade de ouvir o que têm a dizer aqueles que atuam nesse meio há anos, bem como os iniciantes e, de alguma forma, valorizar a importância da pulsante cadeia criativa da cultura nacional”. Os bate-papos acontecem nos mesmos dias dos shows, às 15h30, no Ramada Hotel e tem duração de 60 minutos.

Complementando a programação, o Mistura Geral Música lança a oportunidade de brasilienses participarem de duas oficinas formativas gratuitas, ministradas por instrumentistas e poetas repentistas da cidade. Na Musiclar – Instrumentos Musicais Reciclados, Kaju e Junai ensinam crianças e adolescentes a confecção de instrumentos com base na educação ambiental. Enquanto Chico de Assis e João Santana, premiados repentistas, compartilham aspectos da Poesia Popular Nordestina.

Em todos os dias do Festival Mistura Geral Música, quem se antecipar e chegar mais cedo, vai ser recebido com música e uma feira diversa de marcas autorais. É a Coisa de Preto marcando presença com DJs e expositores com suas artes, literatura, moda, beleza, design e decoração.


Feira Coisa de Preto também faz parte da programação do Festival Mistura Geral Música / Brenda Paixão

E na feira a música também tem espaço importante com DJs que apostam em uma curadoria musical preta. Enriquecem o ambiente, nessa edição especial no Mistura Geral, as DJs Ludi, dia 30, Odara, 31, Kayaman, 1º, e Laine D’Olinda, dia 2, que se apresentam das 18h às 20h. A feira acontece das 16h às 23h.

 Na Coisa de Preto, as expositoras, em sua maioria mulheres negras do DF e Entorno, dão vida ao mercado empreendedor criativo e autoral. Neste espaço – delas – desenvolvem estratégias para fortalecer o fluxo dentro da comunidade afro.

Serviço:

Mistura Geral – Música

Local: Teatro dos Bancários

Endereço: Brasília, EQS 314/315 Bl. A 

Dias e horário: de 30/5 a 2/6, a partir das 20h

Entrada franca: retire seu ingresso aqui

Colabore com a campanha do Sindicato dos Bancários “Quem tem fome tem pressa” com doação de 1 kg de alimento não perecível.

“23 fragmentos desses últimos dias”

Depois de percorrer 5 países, 35 cidades e lotar dezenas de teatros mundo afora, com cerca de 30 mil espectadores, o espetáculo circense “23 fragmentos desses últimos dias” volta ao seu país de origem para se despedir do palco, ou melhor, do picadeiro. 

As últimas apresentações da obra franco-brasileira, idealizada pelas artistas circenses do coletivo Instrumento de Ver e pela circógrafa francesa Maroussia Diaz Verbèke, acontecem em Brasília, cidade natal do coletivo, nas datas 1 e 2 de junho, no Eixo Cultural Ibero-americano, e fazem parte da programação do 3º Arranha-Céu – Festival de Circo Atual. Os ingressos podem ser adquiridos pelo pelo Sympla.


“23 fragmentos desses últimos dias”, do Coletivo Instrumentos de Ver / João Saenger

Em cena, o circo, os ritmos e as expressões culturais como o forró, o maracatu, o frevo e até o passinho carioca se unem a temáticas relevantes como a democracia, a demarcação de terras indígenas e o racismo. Tudo acontece em meio ao impressionante manejo de objetos não descartáveis. 

“Tudo começou com essa vontade de falar com o corpo, com garrafas, com vidro, lâmpadas e o plástico bolha. É impossível identificar de onde vem esse desejo que tanto movimenta. Mas, olhando para trás, podemos ver as montanhas que ele moveu e as pontes que construímos para atravessar mundos”, relembra Maíra Moraes, do coletivo Instrumento de Ver.

Serviço – “23 fragmentos desses últimos dias” no Brasil

Datas: 01 e 02 de junho

Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano – 3º Arranha-Céu – Festival de Circo Atual

Ingressos: aqui 

Programação infantil 

Com clima de aventura e boas histórias, o Sabadinho Divertido de junho promete uma programação encantadora para toda família no Venâncio Shopping, na Asa Sul. A cada semana, às 14h,  espetáculos teatrais gratuitos trazem obras literárias, fábulas e personagens das telinhas, que  garantem boas gargalhadas e reflexões ao público. Em cena, a Cia Teatral Néia e Nando que completa 25 anos de atuação na capital federal.

Neste sábado (1), o espetáculo será o “Casamento da Dona Baratinha”. Enquanto varria a soleira da porta, Dona Baratinha encontrou uma moeda de prata. Rica com o achado, Dona Baratinha decidiu casar-se. Isso chamou a atenção do Galo, do Cachorro e do Dom Ratão, uma ratazana convencida. Dona Baratona, muito sábia e melhor amiga de dona Baratinha, vai colocar à prova cada pretendente. Apesar de bonitão, o Dom Ratão não era o melhor pretendente. Fica a lição: As aparências enganam.   


Dona Baratinha / Divulgação

O Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, também conta com uma programação voltada para a criançada. No sábado (1º) e no domingo (2º), o público infantil pode conferir o espetáculo A Menina e o Lenço, com direção geral de Guylherme Almeida e musical de Gabriel Paes. A proposta é uma experiência cênica para crianças, com música instrumental, dança, intervenções urbanas e teatro. As sessões ocorrem às 10h, 15h e 17h.

“Cor de Amor(a)”

Ambientado em um jardim, Cor de Amor(a), de autoria da atriz e dramaturga brasiliense Bia Oligar, convida à intimidade da relação de amizade entre Violeta e Lico. A peça, de dramaturgia poética, expõem os encontros e desencontros deste casal, que transita por fases da vida e no qual suas relações e sentimentos se misturam e crescem com o lugar.


Cor de Amor(a) / Júlia Dantas

Segundo o diretor Wanderson de Sousa, Cor de Amor(a) “espelha o onírico de um jardim, mistura o real e o imaginário de forma simples, ao mesmo tempo em que discute relacionamentos para falar do amor e seus conflitos”.

 A peça estreou em 2013 no Rio de Janeiro e na UnB, e já circulou com 11 RAs do DF. E retorna agora, com sessões dias 1º e 2/6 no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, seguidas de apresentações em Escolas Públicas nos dias 4 e 5/6.  

Serviço:

[Teatro] Cor de Amor(a)

Local: Teatro Sesc Paulo Autran

Endereço: St. B Norte CNB 12, Taguatinga Norte

Dias e horário: 1º e 2/6, sábado e domingo, às 20h

Bilheteria: entrada franca, com retirada de ingressos no local e antes de cada sessão

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Festa SIM PRA TUDO 

Com o intuito de marcar o fim do pós-carnaval e dar início às celebrações juninas, a 1ª edição da festa “SIM PRA TUDO – assinei sem ler”, idealizada pelo grupo Charretinha do Forró, promete afugentar o frio e esquentar a noite candanga, na próxima sexta-feira (31/05), a partir das 20h, na Acadêmicos da Asa Norte, em Brasília. 

Os ingressos, a partir de 25 reais, já estão disponíveis na plataforma Sympla.

Depois de arrastar uma multidão de foliões pela Vila Planalto, durante o Carnaval deste ano, a Charretinha do Forró volta aos palcos para mais um feito épico. E, para isso, uma curadoria cuidadosa, que vai do pagodão baiano ao piseiro, passando pelo forró e pelas batidas eletrônicas, foi pensada para embalar a estreia da festa. Nomes da música local que estão conquistando a cena candanga como a banda Macetada, lançada na xepa do bloco da Charretinha, a dupla Bya Alves e Serginho Mendonça, além dos DJs Ops, Cabra Guaraná e a diva das pesquisas musicais, Tamara Maravilha, fazem parte da programação. 

“Estamos animados com o evento, esperamos proporcionar uma experiência musical envolvente e vibrante. Preparamos um repertório que mistura clássicos do pagodão baiano, como Léo Santana e Ivete Sangalo, com surpresas como Caetano. Nossa meta é fazer todos dançarem e se divertirem ao máximo. Vamos entregar um desempenho que vai além das expectativas, repleto de ritmo e alegria”, comenta André Costa, integrante e regente da banda Macetada.

Como não poderia ser diferente, a festa, que é voltada para maiores de 18 anos, inicia os festejos juninos com o que há de mais tradicional nessa época do ano: barraquinhas de comidas típicas. As apetitosas opções gastronômicas estarão disponíveis na área externa do evento, às margens do Lago Paranoá. 

Serviço: “SIM PRA TUDO – Assinei sem ler”

Data: 31 de maio.

Horário: 20h

Local: Acadêmicos da Asa Norte, Setor de Clubes Norte, AR SCEN – Asa Norte, Brasília – DF

Ingressos:aqui

Todo mundo tem raiz 

Primeira edição do “Todo Mundo Tem Raiz”, evento de arte-educação e cultura indígena acontece neste sábado (1), na Casa Cultural Canoa, Mercado Sul em Taguatinga.

Programação: 

18H DJ KAJU

18H30 AYANNA DURAN

20H00 DJ KAJU

20H30 GUAJA

Encontro Nacional de Folia de Reis

Um dos destaques da programação do feriadão é a 22ª edição do Encontro Nacional de Folia de Reis, que começa nesta sexta-feira (31), a partir das 10h. Com entrada franca, o evento traz para o Museu Vivo da Memória Candanga apresentações musicais, exposições, ambientação com elementos da cultura caipira, além de muita comida típica e oficinas abertas ao público.

Música

Sábado (1º) é o último dia para conferir de perto a programação itinerante do projeto Serenando, recheada de muita música e poesia. A partir das 16h, o público poderá acompanhar um repertório repleto de serestas, serenatas e músicas da era de ouro do rádio, além de feira de artesanato e praça de alimentação. A entrada é franca, mas a organização está arrecadando alimentos não perecíveis e agasalhos, doados posteriormente ao Lar de Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante.


Projeto Serenando / Divulgação

A despedida ocorrerá na Quadra 302, Conjunto 8 de Samambaia. O Serenando teve início em maio e também circulou por Taguatinga e Ceilândia, proporcionando atividades socioculturais gratuitas e fomentando a produção cultural para a melhor idade. Na edição deste sábado, Sassá Salvador abre a programação com poesia autoral. Na sequência, a cantora e poetisa Jane Santana sobe ao palco com o seu projeto musical O que não toca na rádio, que apresenta músicas dos anos 1960, 70 e 80.

Na data, também ocorre o Samba de Guariba, que está de volta à Praça Ferrock, na QNP 13, Área Especial – Setor P Norte, Ceilândia. A nova apresentação do coletivo está prevista para ter início às 18h e faz parte do Calendário Cultural do Centro Cultural Ferrock. A entrada é franca.

Teatro

No Teatro Água Claras, no Espaço Cultural Caesb, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, na sexta (31), acontece o espetáculo musical Uma Saudação às Divas, com as atrizes Salita Cipriano e Li Martins.

Turismo

A partir de sábado (1º), o Projeto Percaminho traz para a Praça dos Três Poderes visitas mediadas e interativas que exploram a história e o patrimônio cultural de Brasília. 

O tour, disponível de terça a domingo, das 9h às 18h, poderá ser feito com ou sem a presença dos monitores, por meio de conteúdos digitais bilíngues. Para isso, basta levar o celular com fone de ouvido e acessar o QR Code disponibilizado no local ou diretamente no site.


O Projeto Percaminho promove visitas mediadas e interativas à Praça dos Três Poderes, explorando a história e o patrimônio cultural de Brasília / Divulgação

São roteiros criados por estudantes, turistas e interessados com os marcos mais importantes da história da capital, proporcionando uma série de novas informações e curiosidades que vão além do discurso oficial. 

Exposição

Últimos dias para conferir a exposição Zimar, no Museu Nacional da República, com obras da cidade de Matinha, confeccionadas a partir de objetos do cotidiano para representar 65 caretas de zumba. A mostra se encerra neste domingo (2) e pode ser visitada no Anexo Externo do equipamento público.

Também no domingo termina a exposição Matéria Prima, da artista Gisela Colón e com a curadoria de Simon Watson e Sara Seilert. Esta foi a estreia da artista porto-riquenha em exposições no Brasil, com obras que evocam a energia da terra, memórias biológicas ancestrais e conceitos de tempo, gravidade e forças da natureza.

Em comemoração à Semana da União Africana, o Museu de Arte de Brasília traz, até 5 de junho, a exposição Digital Africa 2024. As obras podem ser visitadas das 10h às 19h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CPI DO RIO MELCHIOR

Licença vencida, efluentes tóxicos e falta de transparência: consultores detalham poluição do Rio Melchior

Fiscalização

Após mortes em hospital psiquiátrico, MP cria grupo de trabalho para monitorar saúde mental no DF

CIDADANIA

Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 deste mês

FAVELA DO MOINHO

‘Remoção truculenta no Moinho é prova do projeto autoritário do governo Tarcísio’, diz vereadora

LUTAR NÃO É CRIME

Sob pressão da prefeitura e da Justiça, professores do Recife decidem manter greve

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.