Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

SISTEMA COLAPSADO

Sindicato convoca atos de panfletaço para denunciar sucateamento do Metrô no DF

Objetivo é ganhar adesão dos usuários para chamar atenção e denunciar descaso do governo Ibaneis com serviço

22.jul.2024 às 18h25
Brasília (DF)
Redação

De R$ 49 milhões do orçamento de 2024, o GDF executou R$ 5 milhões, menos de 10%. - Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em razão do sucateamento do Metrô, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetroDF) divulgou uma agenda de atos de panfletaço, nas estações, para denunciar o descaso do governo Ibaneis com o serviço.

“Não podemos conviver com as políticas de abandono no Metrô-DF, políticas essas que colocam a vida de milhares de pessoas em risco, nós estamos em risco e não vamos permitir. Vamos à luta!”, convoca a entidade nas redes sociais.

O intuito do movimento é ganhar adesão dos usuários para chamar atenção para os problemas na Companhia do Metrô do Distrito Federal, em razão da falta de investimento. No último final de semana, ocorreram dois episódios, sendo um deles caracterizado por incêndio. Ao longo do último ano, outros casos semelhantes ocorreram no Metrô da capital.

Agenda para Panfletaços:

22/07- Central às 16h30
23/07- Samabaia Terminal às 8h
23/07- Praça do Relógio às 16h30
24/07-Ceilândia Centro às 16h30

Novos incêndios e falhas no Metrô-DF

No dia 13 de julho, foi registrado um incêndio na Estação 114 sul da Companhia do Metrô do Distrito Federal, além de falhas nos freios de trens acompanhada por fumaça na Estação Guará, na manhã da segunda-feira (15). Apesar do segundo episódio não ter sido classificado pelo Metrô-DF como incêndio, pela ausência de fogo, em ambos os casos houve interrupção do serviço, o que prejudicou a população e reaqueceu a discussão sobre o sucateamento do sistema de transporte pelo governo Ibaneis Rocha (MDB) para seu projeto de privatização.

A crítica de que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem deixado de investir no Metrô-DF com vistas à privatização, defendida abertamente pelo governador Ibaneis Rocha, vem sendo um alerta constante de especialistas, parlamentares e sindicalistas. “O Sindicato vem denunciando isso e alertando os órgãos competentes, a mídia e toda a população de que temos uma tragédia anunciada no Metrô. Se continuar do jeito que está, se não houver um investimento maciço, se não houver uma preocupação do governo com o metrô, vamos acabar perdendo vidas por um descaso do Estado”, destacou Neiva Lopes, secretária de Comunicação e Mobilização do SindMetroDF.

Em abril, os metroviários fizeram uma mobilização na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para chamar atenção para a falta de investimentos do governo Ibaneis com o Metrô e destacaram, por exemplo, a falta de profissionais, uma vez que não há concurso há 11 anos para o sistema de transporte da Capital. “Os investimentos do metrô são sempre aquém do desejado. E pior, nós já denunciámos que, além do que é direcionado para o metrô ser suficiente, o recurso não é totalmente utilizado”, alertou Neiva, reforçando: “É um projeto para sucatear o Metrô”.

Por meio de duas notas, o Metrô-DF havia explicado que as falhas que ocorreram nos últimos dias. Segundo a empresa pública, na segunda-feira, ocorreram “duas falhas técnicas com trens, contudo não houve princípio de incêndio em nenhuma das duas ocorrências”. Segundo a Companhia, um dos trens apresentou falha no sistema de freios, onde houve um pequeno vazamento de óleo que, em contato com as superfícies quentes dos discos de freios, veio a produzir fumaça sem a presença de chamas e os veículos foram evacuados e encaminhados para manutenção.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Rafaela Ferreira

Veja mais

Direito à moradia

Ato denuncia ameaça de despejo de quase 100 famílias da Ocupação dos Queixadas, em Cajamar (SP)

transfobia

Banheiros não são trincheiras do ódio: veto a pessoas trans volta a rondar em Petrópolis (RJ)

Cultura e direitos

Diálogos Antirracistas: Evento com Cida Bento e Joel Zito discute branquitude e mercado de trabalho em SP

Preconceito

PGR é acionada após denúncia de intolerância religiosa praticada por Marco Feliciano

impunidade

Cinco deputados do DF votam a favor da PEC da Blindagem

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.