Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

AGENTES DE DIREITOS

Promotoras Legais Populares abrem turmas em Colombo, Pinhais e Curitiba (PR)

O início do curso é dia em 20 na capital de maio e 27 de maio em Colombo

25.abr.2024 às 19h11
Curitiba (PR)
Pedro Carrano

Desde 2013, projeto ganha força, envolve lideranças, mulheres de comunidades e movimentos populares - Betina Juglair

Desde 2012, no Paraná, o curso Promotoras Legais Populares (PLPs) se consolida na formação de lideranças comunitárias e de movimentos populares sobre os direitos das mulheres e os serviços de proteção.

De Curitiba, as PLPs ganharam Colombo e este ano previsão para Pinhais.

Continuam abertas as inscrições até o dia 27 de maio para a turma de Promotoras de Colombo, organizada pela Coletiva PLPs Perifa.

Para agosto, está prevista a primeira turma em Pinhais, região metropolitana.

Já o curso na capital ocorre na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Santos Andrade, com início apontado para 20 de maio e com inscrições abertas até dia 30 de abril.

A professora do curso de Direito da UFPR, Clara Borges, explica o caráter de curso de extensão da universidade, que conta com certificação e que tem como público-alvo "mulheres periféricas, líderes comunitárias, com influência em suas comunidades".

Com encontros semanais todas às segundas-feiras, das 19h às 21h, Clara ainda aponta uma metodologia de diálogo estabelecido entre mulheres, das educandas às facilitadoras dos espaços do curso:

"Temos a facilitação normalmente de mulher dos movimentos sociais ou que trabalha com assistência da mulher, que tenha proximidade com essa pauta das mulheres. O objetivo é formar agentes, compartilhando conhecimento e que apoie mulheres a buscar conhecimento sobre seus próprios direitos", aponta, reforçando a síntese entre o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico.

PLPs Perifa

Em Colombo, a experiência é recente, também como extensão da UFPR. A primeira turma foi organizada em 2023, formou 14 mulheres, e este ano haverá mudanças previstas, “Ano passado era no sábado, e agora será na segunda à noite. Normalmente há mulheres que trabalham no sábado, então tivemos que nos estruturar melhor, para acompanhar melhor”, explica Caroline Fernanda Mendes da Luz, professora de educação infantil na prefeitura de Colombo, uma das organizadoras do curso.

Um dos principais segmentos que buscou o curso foram as servidoras municipais, sobretudo de assistência social, devido à divulgação entre os CRAS, explica Caroline. “As funcionárias estão mostrando interesse. Também mulheres migrantes, que fizeram inscrição, mas o curso é aberto a todas as mulheres, porém, a gente percebe esse interesse”, completa.

A Coletiva PLPs Perifa é coordenada por mulheres da próprio região, de forma autônoma, com representante na rede nacional. "Participamos de evento nacional, somos independentes do poder público, mas nossas parcerias são fundamentais, como a universidade e o Cefuria por exemplo, nossa organização é feita com mulheres voluntárias e alunas até o momento", completa Caroline.

Experiência completa mais de uma década

Como já havia informado reportagem da repórter Lia Bianchini, do Brasil de Fato Paraná, após 10 anos com um curso fixo anual em Curitiba, as Promotoras Legais Populares (PLP's) deram início a uma turma em Colombo, em 2023.

Com a bem sucedida experiência das PLP's Perifa Colombo, a formação chegará também a Pinhais, em 2024 e 2025, agora com apoio do Ministério das Mulheres.

Desde 2013, o curso fixo de Curitiba — que é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) — acontece no Prédio Histórico da instituição, no Centro da cidade, no período noturno.

Multiplicação do conhecimento

O projeto Promotoras Legais Populares existe em diferentes estados brasileiros, desde 1992. No Paraná, além de Curitiba, já existia também uma turma de PLP’s em Foz do Iguaçu. Em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, cursos de PLP’s acontecem em diferentes cidades. E esse é também o objetivo das PLP’s Perifa. 

Serviço

PLP Curitiba, RM e Litoral – Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/mgvbBa1HGu6v9Kuo9 – Instagram 

PLP Colombo – Link do formulário de inscrição

Editado por: Lucas Botelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

DIA DE LUTA

‘Estou cansado’: Douglas Belchior desabafa sobre ‘mentira histórica’ do 13 de maio e estagnação do racismo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.