Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

COMO FUJIMORI

Congresso do Peru aprova lei que anistia crimes contra a humanidade cometidos antes de 2002

Texto beneficia ex-presidente Alberto Fujimori, que governou o país em regime ditatorial

05.jul.2024 às 17h50
Caracas (Venezuela)
Redação

Projeto foi aprovado no Congresso do Peru com 15 votos favoráveis e 12 contra - Juan Carlos CISNEROS / AFP

A Comissão Permanente do Congresso do Peru aprovou em segundo turno nesta quinta-feira (4) um projeto de lei que prescreve crimes contra a humanidade e crimes de guerra que foram cometidos antes de julho de 2002. O texto beneficiaria o ex-presidente Alberto Fujimori, que governou o país de 1990 a 2000 em regime ditatorial e foi condenado a 25 anos de prisão.

O documento foi aprovado com 15 votos favoráveis e 12 contra. A comissão é responsável por substituir o plenário em momentos de recesso. Agora, o projeto será revisado e vai para a sanção da presidente Dina Boluarte. O texto foi proposto pelo partido fujimorista Fuerza Popular e pelo conservador Renovación Popular.

Como argumento, os congressistas afirmam que o Estatuto de Roma só começou a valer no país em junho de 2002. O estatuto define crimes de genocídio, contra a humanidade, agressão e de a guerra como delitos internacionais que poderiam ser julgados por uma corte internacional. A Corte Penal Internacional foi criada por esse documento para ser o Tribunal responsável por julgar esses casos. 

Os congressistas também dizem que a Convenção sobre a Imprescritibilidade dos Crimes de Guerra e dos Crimes Contra a Humanidade foi aprovada na Assembleia Geral da ONU só em 2003. 

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu antes da votação que o país não aprovasse a lei e que os Três Poderes do Peru se mobilizassem para que não fossem adotadas essas medidas. 

A presidenta Dina Boluarte não fez declarações sobre o projeto e nem disse se vai sancioná-lo ou devolvê-lo ao Congresso com observações. A mandatária não tem se manifestado publicamente desde a abertura de investigações contra ela por enriquecimento ilícito e omissão na declaração de relógios de luxo.

Já o presidente do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén, afirmou na véspera que estava “indignado” com o posicionamento da Corte Interamericana e disse que “não descartava” sair da CIDH. “Num cenário como este não temos condições de descartar qualquer ação do governo, mas o que quer que seja feito, podem ter a certeza que será o resultado de uma análise e reflexão profunda”, afirmou ao Canal N.

A medida foi aprovada pelo Congresso duas semanas depois de a Justiça peruana condenar 10 ex-militares do Exército peruano por violência sexual em 1984. Naquele ano, eles estupraram nove camponeses da região de Huancavelica. Ele foram condenados entre 6 e 12 anos de prisão e seriam beneficiados porque os crimes já estariam fora do prazo de validade para julgamento.

Além deste caso e de Alberto Fujimori, outro caso emblemático que terá sua pena prescrita é o do grupo paramilitar Colina. Em 1991, a facção promoveu uma chacina na região dos Barrios Altos. Ao todo, 15 pessoas morreram, entre elas uma criança de 8 anos. Eles estavam atrás de integrantes do Sendero Luminoso, grupo de tendência maoísta que acreditava na revolução camponesa e passou a se organizar nas áreas rurais do país, antes de ascender na região urbana.

Um dos autores do projeto de lei é o almirante aposentado José Cueto. Ele foi chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas de 2012 a 2013 e foi eleito congressista em 2021.

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: dina boluarteperu
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Lutar não é crime

Após quase 40 dias, militantes baianos do MAB seguem presos no Rio de Janeiro (RJ)

Previsão

Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados

Resposta

Irã dispara mísseis contra base militar dos EUA no Catar e no Iraque

Artigo

Gaza e Irã mostram que dominação dos EUA não está no fim e só cairá com mobilização popular global

Nova fase

Banda Braza celebra o coletivo e a festa popular em novo álbum

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.