A votação para definir o próximo reitor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou com a definição da realização de um segundo turno. A chapa 3, de oposição, “Movimento UFPR” obteve 44,03% dos votos válidos. Em seguida ficou a Chapa 2, Avança UFPR, com 29,78%. Essa chapa conta com o pró-reitor como candidato e apoio do atual reitor, Ricardo Marcelo. Por fim, a chapa 1, Conexões com o Futuro, liderada pela vice-reitora, atingiu 26,18% dos votos válidos. A nova consulta ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro.
A necessidade de um segundo turno é definida por regimento eleitoral. De acordo com a UFPR, “somente será declarada vencedora a chapa que alcançar 50% mais um dos votos (maioria simples)”. Como o índice não foi atingido, deve ocorrer uma nova consulta. A chapa eleita após escrutínio nos dias 18 e 19 de setembro, no entanto, ainda deve ser submetida a indicação presidencial.
Isso acontece porque, de acordo com o Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, “o Reitor e o Vice-Reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja a sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim”.
____
RESULTADO FINAL 1o TURNO
Chapa 3 – 44,03%
Chapa 2 – 29,78%
Chapa 1 – 26,18%
___
Debate e acusações de fake news
Com a definição das chapas 2 e 3 para um segundo turno, é esperado que ocorra um debate na próxima semana organizado pela Comissão Paritária de Consulta (CPC).
A frente da disputa, a Chapa 3 “Movimento UFPR”, formada por Marcos Sunyê e Camila Fachin, agradeceu a votação expressiva. “A UFPR decidiu mudar, mudar porque pode e merece mais. Mudar porque as mesmas ideias não vão fazer da UFPR um lugar mais democrático, acolhedor, inteligente, simples e inovador. Seguimos com o que nos trouxe até aqui: unidos, com as melhores propostas e o apoio da maior parte da comunidade UFPR”, publicou nas redes sociais.
A líder da votação ainda cutucou a chapa 2, adversária no segundo turno, ao elogiar a Chapa 1, comandada Graciela e Trovon, que foi derrotada na primeira consulta. “Parabenizamos a chapa @ufprgracielaetrovon pela campanha honesta e desempenho expressivo”, completou.
Presente na próxima disputa, a chapa 2, integrada por Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues, comemorou o resultado obtido na primeira etapa de votação.“Recebemos uma votação muito expressiva de professores, servidores e estudantes que desejam uma UFPR ainda melhor. Agradecemos imensamente pelo apoio! Parabéns também às outras duas chapas pelo resultado e pelo apoio que conseguiram reunir. A disputa nessa consulta não pode ficar acima da civilidade!
A chapa Avança UFPR também se pronunciou sobre fake news das adversárias. “Esperamos que seja uma semana com menos fake news, para que a gente consiga debater a universidade, que é a razão pela qual estamos aqui”.