Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Meio ambiente

TCDF investiga falhas graves no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF 

Denúncia entregue ao órgão de controle aponta falta de transparência e déficit de funcionários

21.out.2024 às 19h10
Brasília (DF)
Júlio Camargo

O Plano de Prevenção Incêndios Florestais do DF não é atualizado desde 2016, sendo que o último relatório de avaliação foi divulgado em 2010. - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) reconheceu possíveis falhas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) no planejamento e na publicidade de medidas para combater incêndios florestais. Com base numa representação do deputado distrital Gabriel Magno (PT), o tribunal decidiu por unanimidade que os referidos órgãos de controle ambiental devem prestar esclarecimentos no prazo de dez dias úteis. A decisão foi publicada em 9 de outubro e divulgada no dia 18.

Em nota, o TCDF afirma que “a denúncia também questiona a prática anual de publicação de editais de contratação de brigadistas temporários por 12 meses, em detrimento da realização de concursos públicos”. O Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) do DF não é atualizado desde 2016, sendo que o último relatório de avaliação foi divulgado em 2010.

Além da destruição da fauna local e morte de animais silvestres, as consequências da execução ineficiente do PPCIF incluem a degradação da qualidade do ar pela disseminação da fumaça. No DF foi registrado medições indicando níveis de poluição cinco vezes superiores ao limite tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação foi classificada como "moderada" e, em alguns momentos, "não saudável para grupos sensíveis" e "perigosa".

O relatório entregue ao TCDF destaca o último plano de ação que fora dada publicidade do PPCIF ainda se refere ao plano anterior, de 2010, já revogado. “Essa incongruência entre o decreto atualizado e a ausência de publicidade aos planos de ação anuais evidencia uma falta de atualização adequada e uma clara desorganização administrativa por parte dos representados”, afirma o texto.

Insuficiência de funcionários

A representação destaca também um déficit de servidores na área de meio ambiente e uma baixa execução do orçamento destinado ao combate a incêndios florestais.

O documento menciona que “a falta de planejamento e de avaliação contínua” é evidenciada ainda pela prática anual do GDF em limitar o trabalho dos profissionais por meios de contratações temporárias por 12 meses, imediatamente antes do período de maior incidência de focos de incêndio.


Fonte: Portal da Transparência. / Imagem: Representação com Pedido de Tutela Provisória em Caráter Cautelar apresentada ao TCDF

De acordo com o Portal da Transparência do Distrito Federal, em dezembro de 2023, o Ibram contava com 570 servidores ativos. Destes, 100 (17,5%) eram da carreira de Atividades de Meio Ambiente, 82 (14,4%) da Auditoria em Atividades Urbanas, 132 (23,2%) Brigadistas, 144 (25,3%) da carreira de Planejamento Urbano e Infraestrutura, 32 (5,6%) de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, 78 (13,7%) ocupavam Cargos em Comissão, e 2 (0,4%) não tinham classificação de cargo ou função.

Entre 2014 e 2023, houve uma redução de 10,3% no número de servidores ativos nas carreiras finalísticas do Ibram. O impacto mais grave foi observado na carreira de Atividades de Meio Ambiente, que passou de 265 servidores (66,4% do total) em 2014 para apenas 100 servidores em 2023, representando 27,9% da força de trabalho.

A situação agravou com a Lei nº 6.448/2019, que transferiu servidores da carreira de Meio Ambiente para a de Planejamento Urbano e Infraestrutura, sem reposição adequada. Essa alteração favoreceu as atividades urbanas e de infraestrutura, deixando as questões ambientais em segundo plano, o que comprometeu a execução da política ambiental.

Além disso, o Portal da Transparência aponta que não houve reposição dos servidores da área de Meio Ambiente, resultando em 63,7% dos cargos vagos, o que impacta negativamente a capacidade do instituto em implementar políticas ambientais eficazes.


Fonte: Portal da Transparência / Imagem: Representação com Pedido de Tutela Provisória em Caráter Cautelar apresentada ao TCDF

Execução orçamentária

O Fundo Único do Distrito Federal (Funam), criado para financiar a política ambiental, registrou uma execução média de apenas 18,9% do orçamento destinado entre 2016 e 2024, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo).

A maior execução orçamentária do Funam ocorreu em 2016, com 18,08% dos recursos liquidados. Desde então, o percentual vem caindo, sendo que, em 2018 e 2023, nenhuma verba foi liquidada, evidenciando uma grave inexecução dos recursos. O Pleno do TCDF destacou ainda que essa ineficiência, agravada pela transferência de superávits ao Tesouro, compromete a capacidade de implementação das políticas ambientais.


Fonte: SIGGO / Imagem: Representação com Pedido de Tutela Provisória em Caráter Cautelar apresentada ao TCDF

Em 2022, foram revertidos R$ 26,7 milhões de fundos especiais ao Tesouro, incluindo o Funam, que já havia contribuído com R$ 41,8 milhões em 2021. Essa prática, embora legal, é vista como um empecilho à efetiva aplicação dos recursos destinados à preservação ambiental no Distrito Federal.

Em resposta ao Brasil de Fato DF sobre transparência e eficiência da execução de controle ambiental, o Ibram informou que "recebeu a decisão do Tribunal de Contas do DF e que analisa o teor da representação formulada perante o órgão de controle. Tão logo quanto possível, o instituto se manifestará nos autos do processo".

Até a publicação desta matéria, a Sema não respondeu aos questionamentos enviados por e-mail sobre a decisão do Tribunal, caso haja um posicionamento, o texto será atualizado.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Era conciliadora

À frente do PT, Edinho terá missão de construir reeleição e preparar partido para o pós-Lula

REAÇÃO

‘Lamentável e dilacerante’, diz Anielle Franco sobre morte de jovem por polícia

disputa partidária

Eleições do PT em Minas Gerais acontecem no próximo domingo (13)

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Reparação

Avós da Praça de Maio encontram 140° neto sequestrado pela ditadura na Argentina

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.