Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

ATL Bahia

Ação da Cidadania apoia Acampamento Indígena Terra Livre em Salvador

ATL Bahia 2024 reuniu

11.nov.2024 às 13h31
ATL Bahia reuniu cerca de 1.500 representantes de 32 etnias indígenas de todo o estado
Claudia Correia

ATL Bahia recebeu doação de alimentos da Ação da Cidadania - Divulgação

O Comitê Nacional Ação da Cidadania doou de mais de cinco toneladas de alimentos ao Acampamento Terra Livre Bahia (ATL Bahia), que aconteceu de 4 a 7 de novembro, na Assembleia Legislativa da Bahia, na capital baiana. O evento anual é promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e reuniu cerca de 1.500 representantes de 32 etnias do estado.

O Coletivo A Parada é Fome, que representa o Comitê Nacional Ação da Cidadania na Bahia, foi representado no evento por Manuela Ribeiro, Maria Nilma Silva Santos, Marli Almeida e Maria Diva dos Santos. Elas participaram das ações de apoio logístico ao encontro, das atividades culturais e dos debates nas plenárias. “Primeira vez que participo, uma experiência incrível que vou levar para a vida”, afirmou Maria Nilma. Na Bahia, o coletivo mantém parcerias com organizações sociais e comunidades quilombolas para ações solidárias conjuntas sobre Segurança Alimentar e participa de debates sobre políticas públicas.


Representantes do Comitê A parada é Fome, que representa a Ação da Cidadania Nacional na Bahia / Divulgação

A doação incluiu diversos alimentos e foi utilizada na refeição dos participantes do encontro, que agregou lideranças indígenas, coordenadores do Mupoiba, jovens e idosos em torno de debates sobre os direitos indígenas.

“Em nome do Mupoiba, expressamos nosso profundo agradecimento à Ação da Cidadania pelo apoio e pela generosa doação, que simbolizam o reconhecimento da relevância das causas indígenas e representam uma importante parceria para a luta dos povos indígenas da Bahia, contribuindo para o fortalecimento dos direitos indígenas”, declarou o coordenador-geral do Mupoiba, Agnaldo Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Luta por direitos

O ATL Bahia 2024 contou com representantes do governo estadual e membros de organizações sociais como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Associação de Ação Indigenista (Anaí). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado do secretário da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, participou das atividades e destacou as ações em curso. “O nosso trabalho é conjunto, e não vamos cruzar os braços. Vamos continuar desenvolvendo políticas públicas que atendam às pautas de vocês, de modo pontual e resolutivo”, afirmou.

Como acontece em outros estados, o evento é considerado a principal assembleia indígena da Bahia promovendo o diálogo e reafirmando a luta nacional contra o marco temporal para a demarcação das terras indígenas, além de celebrar a diversidade cultural e as tradições indígenas, através de rituais, danças e cânticos.


ATL reuniu cerca de 1.500 pessoas representantes de 32 etnias indígenas na Bahia / Divulgação

Nesta edição o tema “O Nosso Marco é Ancestral” foi abordado em palestras, oficinas e debates que trataram do Marco Temporal, segurança pública, políticas de gênero e sexualidade, e preservação ambiental.

A vice-coordenadora geral do Mupoiba, Patrícia Pankararé entoou cânticos e abordou a ciência tradicional indígena e a ancestralidade, ressaltando que a sabedoria de seu povo é uma ciência viva e prática.

As atividades com a juventude indígena, mulheres e professores, com destaque para uma mesa sobre a educação indígena na Bahia atraíram a atenção do público e deram subsídios para as pautas de reivindicações das comunidades.

Agnaldo Pataxó Hã-Hã-Hãe destacou a relevância política do encontro.  “Direito não se negocia. Aqui é espaço de diálogo, e a presença de Jerônimo é importante porque simboliza o compromisso do governo com os povos indígenas”, declarou.

Editado por: Gabriela Amorim
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

Violência política

Trump preside desfile militar em meio a protestos e a atentado contra congressistas democratas

SOLIDARIEDADE

Ato em Caxias do Sul (RS) pede o fim do genocídio do povo palestino e rompimento de relações com Israel

Contra migrantes

Trump já deportou mais de 5 mil venezuelanos e economia dos EUA deve sentir o baque

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.