Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Conflitos globais

Rússia e Ucrânia vivem ‘uma das situações mais delicadas da guerra’, diz correspondente internacional

Serguei Monin, jornalista do Brasil de Fato na Rússia, analisou o cenário no programa Central do Brasil

18.nov.2024 às 21h46
São Paulo (SP)
Luana Ibelli

Joe Biden recebe Volodymyr Zelensky em sua primeira viagem no exterior desde o início da guerra na Ucrânia - Brendan Smialowski / AFP

Um ataque da Rússia atingiu um prédio residencial na cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, e deixou 11 mortos, incluindo duas crianças. O ataque aconteceu na noite deste domingo (17) e também deixou mais de 80 feridos. Outras oito pessoas morreram em ataque contra a cidade portuária de Odessa, segundo autoridades ucranianas. Enquanto isso, o Ministério de Defesa da Rússia afirma que destruiu 59 drones ucranianos na madrugada desta segunda-feira, dois deles, dirigidos a Moscou.

A escalada no conflito acontece após uma reportagem do jornal The New York Times afirmar que os Estados Unidos teriam autorizado a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance contra o território russo.

O presidente ucraniano Volodymir Zelensky afirmou o seguinte: "Essas coisas não são comunicadas, os mísseis vão falar por si". Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o governo dos Estados Unidos está colocando “lenha na fogueira”.

Segundo o correspondente do Brasil de Fato na Rússia, Serguei Monin, até a manhã desta segunda-feira (18), os Estados Unidos ainda não haviam se posicionado oficialmente sobre a questão:  

“O vice-assessor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos conversou com jornalistas, e questionado sobre isso, saiu pela tangente. Ele nem confirmou nem negou, disse que não endossa a autorização ou não-autorização em relação a esse tipo de operação. E reforçou também que a culpa sobre a escalada de tensão no conflito recai sobre a Rússia. Então você tem uma troca de acusações entre Rússia e Estados Unidos em relação às consequências e causas do conflito”, relata.

A imprensa internacional está noticiando que a decisão de Joe Biden vem como resposta a uma suposta participação de tropas da Coreia do Norte auxiliando a Rússia na Guerra da Ucrânia.

“O que se sabe sobre a Coreia do Norte também são alegações da inteligência ocidental da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, principalmente, dizendo que tropas norte-coreanas estariam sendo treinadas na Rússia para serem enviadas à região de Kursk, onde a Ucrânia fez uma intervenção nos últimos meses e, na prática, adentrou no território russo. A guerra já está em território russo na região fronteiriça de Kursk. O interessante é que nesse meio tempo foi costurado um acordo militar entre Rússia e Coreia do Norte que, em caso de uma ameaça a uma das partes vinda de algum outro país, de um outro bloco, esses países poderiam se utilizar dessa cooperação militar para defender o outro, no caso, Rússia e Coreia do Norte. Então é interessante observar que essa suposta ameaça pode estar vindo agora, com a autorização de mísseis de longo alcance. Nesse sentido, tem risco de escalada”, avalia Monin. 

Um possível desdobramento é a entrada dos Estados Unidos e da Otan no conflito. 

“Sem dúvida essa é uma das situações mais delicadas da guerra. Lembrando que [a autorização para uso de mísseis de longo alcance] é uma demanda da Ucrânia de meses atrás, quando o presidente ucraniano Volodymir Zelensky foi aos Estados Unidos pleitear essa autorização. Foi bem no momento em que o presidente russo Vladimir Putin fez uma declaração muito contundente dizendo que se isso for utilizado, vai significar uma entrada direta dos Estados Unidos e da Otan no conflito entre a Rússia e a Ucrânia; por isso, é um risco muito grande”, explica.   

A entrevista completa está disponível na edição desta segunda-feira (18) do Central do Brasil, no canal do Brasil de Fato no YouTube.

E tem mais!

Começa o encontro da cúpula do G20 com a presidência do Brasil. Promover combate à fome e à pobreza é a marca do presidente Lula à frente do bloco.

Mês da Consciência Negra tem programação intensa no Rio Grande do Sul.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.

Editado por: Martina Medina
Tags: rússia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

E AGORA, JOSÉ?

Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer

assista

Da periferia de Belém, o rapper Pelé do Manifesto canta resistência

ENCONTRO EM BELÉM

Povos tradicionais do Brasil e exterior cobram protagonismo na COP30 e na luta contra mudanças climáticas

PRESTANDO CONTAS

Justiça dá 72 horas para prefeitura de São Paulo explicar afastamento de diretores de escolas municipais

GRIPE AVIÁRIA

China suspende importações de todos os produtos aviários brasileiros

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.