Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

COBRANÇAS

MST se reúne com Lula e cobra mais uma vez o avanço da reforma agrária

Movimento Sem Terra se diz insatisfeito com o que foi feito até agora; 'muito pouco', disse dirigente

30.jan.2025 às 22h50
Brasília (DF)
Leonardo Fernandes

Ceres Hadich e João Paulo Rodrigues, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília - Leonardo Fernandes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu na tarde desta quinta-feira (30) com integrantes da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na saída do encontro, o dirigente nacional do MST João Paulo Rodrigues afirmou que o movimento está insatisfeito com o andamento da pauta agrária nos últimos dois anos, como já expressou publicamente em outras ocasiões. No entanto, afirmou que ainda é tempo de "ajustar a rota". Rodrigues disse esperar que o governo faça o assentamento definitivo de cerca de 65 mil famílias que ocupam territórios e reivindicam o direito de produzir na terra.

"Nesses dois anos, somente 3500 foram assentadas, o que foi reconhecido pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e pelo próprio ministro do Desenvolvimento Agrário. Também outro número que nos deixou muito preocupados foi o número das famílias que tiveram acesso ao PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], que é um ótimo programa da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento]. Somente 7 mil famílias, de um montante de 1 milhão, acessaram as políticas públicas do PAA. E por fim, ainda no conjunto das políticas públicas e das demandas que nós apresentamos aqui ao presidente, é que os volumes de recursos destinados para o programa de reforma agrária do próximo período estão muito baixos", declarou.

Questionado se havia sido tratada a permanência do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira (PT), no cargo, Rodrigues disse que não é de interesse do MST discutir nomes, mas políticas.

"Nós não tratamos de saída de ministro. Isso é responsabilidade do presidente da República, indicação ou demissão. O que nós colocamos para o presidente foi: o que foi feito nos últimos dois anos foi muito pouco. Nós estamos insatisfeitos com o que foi feito até agora", disse o dirigente, que cobrou metas mais ambiciosas do ministro.

"O ministro Paulo Teixeira apresentou um compromisso de [assentar] 20 mil famílias neste ano. Nós achamos pouco. Queremos o compromisso de [assentar] 65 mil famílias em 2025", afirmou.

Ceres Hadich, que também integra a direção nacional do MST, afirmou que as conversas com o governo passam por três grandes eixos de trabalho: o acesso à terra, ou seja, o assentamento definitivo das famílias atualmente acampadas; o tema do desenvolvimento dos assentamentos, a partir da retomada de políticas de crédito; e finalmente, a questão da educação nos territórios de reforma agrária.

Hadich também anunciou que o presidente Lula deve visitar uma área do MST na primeira quinzena de fevereiro, quando também deve assinar decretos de desapropriação de territórios simbólicos para o movimento, onde milhares de famílias vivem a mais de uma década à espera de regularização. "Até a primeira quinzena de fevereiro, ele deve visitar algum acampamento de reforma agrária e de lá fazer esse anúncio de todas essas questões para todos os estados do Brasil", disse a dirigente, que apontou um território em Pernambuco e outro em Minas Gerais como possíveis locais da visita. A dirigente do MST ainda informou que novas reuniões serão agendadas com o presidente para discutir o andamento das demandas.

Violência no campo

João Paulo Rodrigues disse que o assassinato de três trabalhadores sem terra no Assentamento Olga Benário, no município de Tremembé, interior de São Paulo, ocorrido em 11 de janeiro, também foi assunto da conversa com Lula. À época, o presidente se solidarizou com os familiares e militantes do MST, e prometeu uma visita ao assentamento.

Já o ministro Paulo Teixeira, em entrevista ao Brasil de Fato, afirmou se tratar de uma ação do crime organizado, que tenta se apropriar de terrenos localizados dentro do assentamento.

"Apresentamos para o presidente nossa preocupação. E é uma preocupação que está muito vinculada à falta da presença do Estado nas áreas de reforma agrária. Então, se o Estado não funciona, abre espaço para o conflito", declarou Rodrigues.

Preço dos alimentos e fortalecimento da Conab

O tema dos preços dos alimentos também esteve em discussão na reunião desta quinta. "Nós apresentamos um plano para ajudar a resolver esse tema, que passa fundamentalmente por fortalecermos não só a estrutura, mas as políticas públicas que passam pela Conab, especialmente estruturar políticas que possam permitir o acesso das cooperativas, das associações da agricultura familiar, da reforma agrária, para efetivamente massificar a produção de alimentos", relatou Hadich. "Então, fortalecer PAA, as cozinhas solidárias, fortalecer a formação de estoque, e claro, orçamento".

"Nós queremos que a Conab vire nossa Petrobras", declarou Rodrigues. "Por que no campo das energias tem tanto apoio e o tema dos alimentos não tem?", questionou o dirigente.

Também participaram da reunião desta quinta o ministro do MDA, Paulo Teixeira, a secretária-executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, César Aldrighi, e o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Editado por: Nicolau Soares
Tags: mstreforma agrária
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Interrogatórios

Ex-chefe da Marinha diz ao STF que reunião com Bolsonaro tratou de insatisfação de bolsonaristas e GLO

Escalada da guerra

Rússia realiza grande ataque em Kiev e Odessa; pelo menos três civis morreram

INFLAÇÃO

Preços sobem menos em maio, contidos por acomodação do preço da comida

violência

Operação no Complexo de Israel deixa dois baleados em vias expressas do Rio

causa própria

Rede social X pede liberação de perfil de Carla Zambelli, que deve perder mandato

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.