Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Prévias

EUA: Disputa entre Bernie Sanders e Joe Biden se intensifica após Superterça

Mike Bloomberg venceu somente na Samoa Americana e a Elizabeth Warren perdeu Massachusetts

04.mar.2020 às 14h02
|Ópera Mundi

o senador Bernie Sanders mostrou força nos dois locais com o maior número de delegados em disputa: Califórnia e Texas - Kerem Yucel / AFP

O ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden venceu em pelo menos nove dos 14 estados em disputa na Superterça, disputada, como o nome indica, nesta terça-feira (3). Apesar disso, o senador Bernie Sanders mostrou força nos dois locais com o maior número de delegados em disputa (Califórnia e Texas), além de sair vitorioso em Colorado, Vermont e Utah.

Com esses resultados, a disputa pela candidatura democrata à presidência dos EUA fica focada entre Biden e o senador Bernie Sanders, que mostrou força nos dois locais com o maior número de delegados em disputa – Califórnia e Texas – além de sair vitorioso em Colorado, Vermont e Utah.

Apesar de um bom desempenho, Sanders acabou perdendo no Texas, onde Biden recebeu 33% dos votos e soma 56 delegados até o momento. Entretanto, Sanders lidera a disputa na Califórnia, o estado com maior número de delegados em jogo nesta Superterça (415).

Dos 14 estados que foram às urnas nas primárias democratas desta terça-feira, apenas Califórnia e Maine ainda não conhecem os ganhadores.

Mike Bloomberg, o ex-prefeito de Nova York que investiu quase meio bilhão de dólares em propaganda, venceu somente na Samoa Americana, e Elizabeth Warren perdeu em Massachusetts, estado pelo qual é senadora.

Foram às urnas Vermont, Virginia, Carolina do Norte, Alabama, Arkansas, Maine, Massachusetts, Oklahoma, Tennessee, Texas, Colorado, Minnesota, Utah e Califórnia, além da Samoa Americana. Veja, no mapa, os vencedores em cada um dos locais:

 

 

A apuração na Califórnia ainda pode levar dias até ser totalmente concluída e permitir que se saiba quantos delegados exatamente cada candidato levou.

Até o fechamento deste texto, Biden contava 292 delegados; o senador por Vermont, 188; Warren, 19; Bloomberg, 17.

"Eu sempre acreditei que derrotar Trump começa com se unir ao candidato com a melhor chance. Após a votação de ontem, está claro que este candidato é o meu amigo e o grande americano Joe Biden", afirmou. 

 

 

Repercussões

Biden saiu fortalecido da Superterça, após vencer em 9 dos 14 estados que realizaram primárias. Com esses resultados, o ex-vice de Barack Obama assumiu a liderança no número de delegados pela candidatura democrata às eleições.

Sanders, que venceu em Colorado, Utah, Vermont e Califórnia, aparece em segundo lugar, com puco menos de 100 delegados de diferença para Biden.

Após os resultados, Sanders disse que “não pode se vencer [Donald] Trump com a política de sempre. "Quando entramos nesta disputa, disseram que seria impossível. Mas tenho absoluta confiança: vamos ganhar a nomeação democrata e vamos derrotar o presidente mais perigoso da história deste país", afirmou.

Sem citar Biden, o senador marcou as diferenças entre eles. "Um candidato [Biden] votou a favor da guerra do Iraque. O outro, contra. Um passou a vida lutando contra cortes sociais. O outro ficava no Senado defendendo os cortes", disse. "Vamos ganhar porque as pessoas entendem que nossa campanha, nosso movimento é o que está melhor posicionado para vencer Trump".

Já Biden disse que, com os resultados que vêm acumulando desde as primárias da Carolina do Sul, quando ganhou por ampla margem, mostram que sua campanha está “viva”. “Poucos dias atrás, a imprensa disse que a nossa campanha estava morta. Veja onde estamos agora. Estamos muito vivos! Essa campanha vai levar Donald Trump a fazer as malas!”, disse, em Los Angeles.

Conteúdo originalmente publicado em Ópera Mundi
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA

Festival de Gramado anuncia novidades e títulos em competição

Avanço

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Apoio à Kirchner

Peronistas marcham em apoio a Cristina Kirchner em dia da Independência da Argentina; ex-presidente critica dívida de Milei

Tarifa política

Aliados do governo Lula reagem às novas tarifas de Trump: ‘Taxa Bolsonaro’

SOBERANIA

Lula rebate Trump e diz que tarifas terão resposta pela lei de reciprocidade: ‘Brasil não aceitará tutela de ninguém’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.