Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

FORO AMIGO

STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro e esvazia processo das “rachadinhas”

Ministro alega “direcionamento” da investigação e é seguido por colegas

24.fev.2021 às 14h00
Redação
|Rede Brasil Atual

Flávio pode ser beneficiado por saída jurídica montada pelo ministro do STJ João Otávio de Noronha; Na imagem, Noronha ao lado de Bolsonaro - Foto: Gustavo Lima/STJ

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na terça-feira (23) anular a quebra de sigilo bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O colegiado retomou esta semana o julgamento do caso das “rachadinhas” – como ficou chamado o desvio de salários de assessores fantasmas do então deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Essa decisão obriga o Ministério Público do Rio (MP-RJ) a retirar do processo todas as informações obtidas a partir da quebra do sigilo de Flávio e de outras 94 pessoas. Com isso, as denúncias apresentadas contra o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro – por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa – tenderão ao esvaziamento.

:: Entenda o caso Queiroz e as denúncias dos crimes que envolvem a família Bolsonaro ::

Dos cinco ministros que analisam três recursos apresentados pelos advogados de Flávio Bolsonaro, quatro seguiram o voto de João Otávio de Noronha. A decisão aponta para uma saída jurídica que alivia as investigações contra o senador.

Noronha, aliado declarado do presidente Jair Bolsonaro, além de pretendente a uma vaga no STF, alegou que houve “direcionamento” da investigação para atingir o parlamentar. Com esse argumento, votou por decretar a nulidade do compartilhamento de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com o MP-RJ. E também das quebras de sigilo fiscal e bancário envolvendo Flávio. Justamente as peças que fundamentam a denúncia do Ministério Público contra o senador.

Defesa de Flávio Bolsonaro questiona Coaf

Apenas o relator do processo, Felix Fischer, negou o recurso da defesa, por entender que a quebra de sigilo bancário e fiscal foi “justificada e ratificada”, cumprindo com o amplo direito à defesa. “As decisões de quebra de sigilo foram consideradas válidas em todos os sentidos”, frisou Fischer, que acabou isolado no resultado final do julgamento. A sessão foi marcada por vários momentos de tensão entre Fischer e Noronha.

A defesa de Flávio Bolsonaro também questiona o relatório do Coaf que acusou movimentações suspeitas do ex-assessor Fabrício Queiroz, apontado como operador das “rachadinhas”. Segundo os advogados, a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador foi obtida sem autorização judicial. 


Linha do tempo sobre o caso Queiroz / Brasil de Fato

A análise desse segundo recurso foi adiada para a semana que vem. No entanto, Noronha já antecipou seu voto, o que deve direcionar também esse resultado. “O Coaf não é órgão de investigação e muito menos de produção de prova. Tem de fazer o relatório de investigação e mandar, e não pode ser utilizado como auxiliar do Ministério Público em termos de investigação”.

Primeira instância

O terceiro recurso apresentado pelos advogados do filho Zero Um de Bolsonaro pede a anulação de todas as decisões do juiz que conduziu as investigações por quase dois anos, enquanto o inquérito correu em primeira instância. Trata-se de Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio.

:: MP conclui investigação e aponta Flávio Bolsonaro como líder de organização criminosa ::

Porém, em junho passado o Tribunal de Justiça do Rio decidiu que Flávio tem direito a foro privilegiado e transferiu o caso ao segundo grau. Se aceitarem os argumentos da defesa, os ministros do STJ abrirão a possibilidade de que a própria denúncia contra o senador seja questionada e, por fim, anulada.

Conteúdo originalmente publicado em Rede Brasil Atual
Tags: bolsonaroflavio bolsonaroqueirozrachadinha
[sibwp_form id=1]

Veja mais

Áudios vazados

Rússia ironiza acusação de governo argentino de culpa em escândalo envolvendo irmã de Milei

Retórica repetida

Defesa de Braga Netto pede anulação de delação de Mauro Cid: ‘Mente descaradamente’

Corrupção

Fraude em cestas básicas: governador do Tocantins é afastado do cargo após operação da PF

'Método ineficaz'

Gustavo Petro questiona apreensões dos EUA e diz que suposto ataque a embarcação venezuelana seria ‘assassinato’

EXPEDIÇÃO

Remada solitária de 100 dias joga luz e resgata a história do herói indígena Andresito

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.