Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

novos ventos?

Candidato novato derrota primeiro-ministro de extrema-direita em eleição na Eslovênia

No mesmo dia da vitória de Emmanuel Macron sobre Marine Le Pen na França, Europa vê nova derrota de ultradireitistas

25.abr.2022 às 20h16
Redação
|DW

Recém-eleito primeiro-ministro da Eslovênia, Robert Golob faz discurso em vídeochamada por ter testado positivo para covid - JURE MAKOVEC / AFP

O amplo descontentamento com o governo de ultradireita do primeiro-ministro da Eslovênia, Janez Jansa, levou a população a escolher um novato sem experiência política para governar o país.

Há menos de três meses, Robert Golob, um ex-diretor de uma empresa de energia, sequer tinha um partido para concorrer. Mas, após sua recém-criada legenda vencer as eleições parlamentares deste domingo (24/04), ele se tornou o mais novo revés para os populistas de ultradireita no continente europeu.

Com quase a totalidade dos votos apurados, o partido ambientalista Movimento da Liberdade (GS) de Golob liderava com 34,3%, bem à frente do Partido Democrata (SDS) de Jansa, que recebeu 23,5%. A insatisfação com a repressão às liberdades civis impostas pelo governo projetou o carismático engenheiro elétrico de 55 anos ao cargo mais alto do país alpino, de dois milhões de habitantes.

"Nosso objetivo foi atingido. Uma vitória que nos permitirá levar o país de volta à liberdade", disse Golob, ao saudar seus eleitores em uma transmissão ao vivo de sua casa, depois de testar positivo para covid-19.

Reconhecido pelo cabelo na altura dos ombros, um estilo que preserva desde sua juventude, Golob viajou o país de ônibus durante a campanha, enquanto sua equipe postava mensagens e anúncios no Facebook e Instagram. Ele se recusa a usar o Twitter. O motivo, segundo diz, é "para evitar a tentação dos dedos rápidos".

Golob prometeu restaurar a "normalidade", depois de afirmar que as eleições seriam um "referendo sobre a democracia".

Durante o último dos três mandatos de Jansa à frente do governo, dezenas de milhares de pessoas participavam regularmente de protestos, acusando o primeiro-ministro de usar a pandemia para atacar a liberdade de imprensa e o Judiciário, e para sabotar o Estado de direito.

Aliado do primeiro-ministro nacionalista da Hungria, Viktor Orban, e admirador do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Jansa agiu diversas vezes em oposição à União Europeia em questões envolvendo a liberdade de imprensa, entre outras. Ele aceitou a derrota e declarou que seu partido fará uma "oposição de apoio ao Estado".

"Capaz de aprender"

Golob disse à imprensa que quer um país novamente "voltado para o Ocidente". Ele é um ex-secretário estadual de Energia que também trabalhou no Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos. O pai de três filhos fundou sua própria indústria de energia em 2002. Mais tarde, após uma série de fusões, ele acabaria se tornando o diretor da GEN-I, empresa que promove a energia solar.

Mas, no ano passado, ele não pôde ser renomeando para o cargo depois de o governo aumentar sua participação na GNE-I e se tornar o acionista majoritário.

Depois de estar ausente da política por oito anos, Golob acabou se tornando uma figura central do Partido Verde até se tornar presidente da sigla e mudar seu nome para Movimento da Liberdade.

Analistas destacam a inexperiência de Golob, mas ressaltam que ele poderá se unir a políticos mais experientes, como os Social-Democratas (SD). "É como uma empresa que cresce abruptamente", afirma o analista político MIha Kovac. "Não tem infraestrutura, conhecimento ou pessoas que saibam como trabalhar nos órgãos parlamentares."

Vlado Miheljak, professor da Universidade de Liubliana, avalia que Golo é capar de aprender e de "fazer 'slalom' entre os egos e paixões mesquinhas".

Conteúdo originalmente publicado em DW
Tags: eleiçõeseuropa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RELAÇÕES COMERCIAIS

Exportações paranaenses para a China são quatro vezes maior do que para EUA

direito à cidade

Documentário do Brasil de Fato sobre tarifa zero será exibido na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP)

Relação abalada

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Educação

Com participação de Lula e eleição da próxima diretoria nacional, Congresso da UNE começa nesta quarta (16)

Defesa da palestina

Petro pede presença militar da Colômbia na Faixa de Gaza e Venezuela apoia articulação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.