Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Pressão

União Africana suspende Gabão após militares tomarem poder no país

Organização de países africanos ainda pediu que novas eleições sejam realizadas

01.set.2023 às 15h50
Duda Blumer
|Opera Mundi

União Africana também solicitou "uma missão de alto nível" no país, em colaboração com a Comunidade Econômica dos Estados da África Central - Flickr/African Union Commission

O Conselho de Segurança e Paz da União Africana (UA), bloco internacional que promove a integração de 55 nações do continente, anunciou nesta quinta-feira (31/08) a suspensão do Gabão "de todas as suas atividades, órgãos e instituições até a restauração da ordem constitucional" após um levante militar ter tomado o poder do país.

Na análise da UA, o "ressurgimento de golpes de estado militares comprometem a democracia, a paz, a segurança e a estabilidade, bem como o desenvolvimento no continente", e condena assim o levante militar que depôs o ex-presidente Ali Bongo Ondimba na última quarta-feira (30/08).

O comunicado oficial da UA menciona uma série de declarações anteriores concordadas pelos países membros do bloco sobre sua "tolerância zero com mudanças inconstitucionais de governo", confiando que o diálogo é "a única abordagem viável" para solucionar a situação.

"A União africana exige também que os militares regressem imediatamente aos quartéis e devolvam incondicionalmente o poder à autoridade civil, defendam o seu mandato constitucional e o princípio do constitucionalismo, e abstenham-se de qualquer interferência nos processos políticos no Gabão", declarou o documento ameaçando os militares de sanções contra seus atos.

O documento ainda pediu a realização de eleições "livres, justas credíveis e transparentes", que possam ser conferidas pelas Missão de Observação Eleitoral da União Africana.

O pedido da organização faz referência direta ao motivo principal que o grupo de militares responsável pelo levante teve ao tomar o poder do país. A decisão de remoção do presidente ocorreu após sua terceira reeleição, que concedia-lhe um novo mandato de cinco anos. Para os militares, ele não deveria ter direito de ser eleito mais uma vez.

Ondimba governou o Gabão desde 2009, sendo antecedido pelo seu próprio pai, Omar Bongo, que governou a nação africana durante 41 anos sem interrupção. Omar foi o segundo presidente do Gabão após a independência da França, em 1960. Seu mandato ocorreu de 1967 a 2009, quando faleceu.

Nesta linha, a UA ainda exigiu "a libertação imediata e a garantia dos direitos humanos, da integridade pessoal, da segurança e da saúde" de Ondimba e seus familiares, que segundo a junta militar, estão em prisão domiciliar na sede da Presidência do Gabão.

Possibilidade de intervenção militar

A organização internacional também solicitou "uma missão de alto nível", em colaboração com a Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC) para que a crise política seja solucionada.

Apesar de não especificar o que seria a "missão de alto nível", a União Africana "rejeita veemente quaisquer interferências externas [de organizações e países]" fora da África para o Gabão.

Assim, mesmo deixando claro seu posicionamento sobre uma possível intervenção militar oriunda do exterior, a União Africana não se posicionou sobre apoiar uma missão semelhante que parta dos próprios governos africanos.

Em situação semelhante está o Níger, país na África Ocidental que passou por um levante militar no final de julho. Neste contexto, a União Africana rejeitou uma possível intervenção militar sugerida pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) e apoiada pelo governo dos Estados Unidos e da França.

:: O povo de Níger e a vontade de dar um fim à submissão ::

Defesa de primeira-dama pede intervenção francesa

Os advogados da esposa do ex-presidente Ali Bongo Ondimba, Sylvia Bongo, que é nascida na França, solicitou que a justiça francesa investigue a condição de prisão preventiva da primeira-dama após o levante militar.

"Este procedimento poderá levar à emissão de um mandado de detenção internacional contra os autores do desaparecimento forçado e sequestro de funcionários públicos, que incorrem em prisão perpétua", declararam os representantes de Sylvia nesta sexta-feira (01/09), segundo o portal Gabon Review.

De acordo com a defesa de Sylvia, "ela está detida num local indeterminado no Gabão, que pode ser a sua residência", enquanto a junta governista confirma que a esposa do presidente deposto está junto com ele no Palácio Presidencial, com seus direitos civis guardados e os médicos da família à sua disposição.

O que aconteceu no Gabão?

Um grupo de 12 militares do Gabão informou a tomada do poder no país na madrugada desta quarta-feira (30/08), dissolvendo as instituições do país (Governo, Senado, Assembleia Nacional, Tribunal Constitucional e Conselho Eleitoral) e anulando o resultado das eleições do último sábado (26/08) que reelegeram o então presidente Bongo Ondimba.

O anúncio dos oficiais ocorreu por meio do canal gabonês Gabon 24, informando que Ondimba havia sido deposto de seu cargo, mas que continuaria com todos os direitos civis. Após a deposição, o ex-presidente gravou um vídeo clamando por ajuda internacional para solucionar a situação política no país.

A junta militar também informou que o filho e conselheiro próximo de Ondimba, Noureddin Bongo Valentin, foi preso por "alta traição" juntamente com outros seis membros próximos do chefe de Estado.

Após a tomada de poder, os militares nomearam um presidente para a transição do governo: General Brice Oligui Nguema. O ex-comandante-chefe da Guarda Republicana Gabonesa e primo do presidente deposto Ondimba pediu por "calma e serenidade", aprovando a ordem de reestabelecimento de linhas telefônicas por fibra ótica e dos sinais dos canais internacionais de rádio e televisão no Gabão.

Conteúdo originalmente publicado em Opera Mundi
Tags: golpe
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Voz ativa

Dia Municipal da Comunicação Popular é marcado por 10 anos sem Vito Gianotti

famílias despejadas

Justiça do DF suspende derrubadas de casas em comunidade no Sol Nascente

Esporte

Comitê Olímpico dos EUA acata ordem de Trump e exclui atletas trans de competições femininas

ECONOMIA

Rio Grande do Sul já soma R$ 7 bilhões em incentivos fiscais à iniciativa privada em 2025 

TARIFAÇÃO

Trump ameaça mais de 145 mil empregos no Rio Grande do Sul

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.