Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Mobilidade

Rapidez só no nome e em inglês

Atrasos em obras compromete o BRT

02.maio.2016 às 07h23
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h35
Recife
Daniel Lamir
Terminal não concluído na Avenida Caxangá em Recife

Terminal não concluído na Avenida Caxangá em Recife - Terminal não concluído na Avenida Caxangá em Recife

Há um ano e nove meses 62 ônibus biarticulados disputam espaço no trânsito da Região Metropolitana do Recife. O anúncio de circulação desses veículos foi feito em 2010, na época, como parte da efetivação de um sistema de Bus Rapid Transit (BRT). A simples presença dos ônibus biarticulados não atende as promessas de BRT, no “novo conceito” de mobilidade urbana.

Em 2010, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cidades (Secid), apresentava animações audiovisuais com avenidas largas, trânsito suave e integrado com pedestres, ciciclistas, automóveis e até mesmo embarcações. O investimento apresentado fazia parte do pacote de estruturas urbanas que deveria ficar pronta antes da Copa de 2014. Quase dois anos depois, uma das etapas para o funcionamento do BRT, as obras para entrega dos dois corredores (leste-oeste e norte-sul) viários que devem cruzar parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), não têm prazo para conclusão.

No corredor norte-sul (Paulista ao Centro do Recife), a Secid “estima a conclusão para o segundo semestre de 2017”. Para o sentido leste-oeste (Camaragibe ao Centro do Recife), a única estimativa é para o tempo em que as obras vão permanecer paralisadas. A Secid informa que houve quebra de contrato com a empresa anterior e um novo edital deve ser lançado em junho de 2016.

Nem mesmo a possível conclusão das obras deve atender o conceito exigido para um sistema de BRT em Pernambuco. A necessária “segregação” entre BRT e os demais veículos, facilitando o fluxo do sistema, não está prevista em toda a extensão dos corredores.

“Esperávamos que o BRT fosse uma revolução. O trânsito continua bastante complicado. Os terminais e estações integradas não foram concluídos e faz com que o BRT não tenha sentido. Tem o BRT e tem os outros ônibus circulando na mesma avenida”, critica a estudante Nathália Diorgenes, usuária do sistema viário pelo corredor Leste-Oeste.

Além de faixas exclusivas, os BRTs disponíveis ainda são irregulares no horário das viagens e não dispõem de monitoramento. A usuária Angêla Alves, mora em São Lourenço da Mata e utiliza o sistema diariamente até a Madalena. O ideal para ela seria utilizar a estação Benfica. Porém, como a estação ainda fechada por tapumes, ela precisa se deslocar até a estação da Abolição.

“O tempo do trajeto diminuiu um pouco, mas tem vez que o ônibus vira uma ‘sardinha’ de lotado.
Uma vez eu fiquei uma hora para entrar em um ônibus [BRT]. Eles nem abriam a porta de tão cheio. Passaram cinco antes até eu pegar um”, afirma Angela.

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SUCATEAMENTO

Às vésperas de julgamento no STF, Federação de Jornalistas denuncia pejotização ‘irrestrita’ como fraude trabalhista

Opinião

Lula festeja Eduardo Bolsonaro ter se vendido como ‘mentor’ do tarifaço

GENOCÍDIO DIÁRIO

Israel mata 59 em Gaza, incluindo mulheres, crianças e 10 em centro de distribuição de água

Entrevista exclusiva

Projeto coletivo e imagem popular: senador explica como Partido Comunista prepara a campanha de Jeannette Jara no Chile

Infância e juventude

ECA completa 35 anos sem sair do papel: ‘Prioridade absoluta não tem ocorrido no país’, diz advogado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.