Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Educação

Professores da USP aprovam greve e unificam luta com estudantes e funcionários

Docentes afirmam que mobilização é resposta a “desmonte” da Universidade promovido pela Reitoria

24.maio.2016 às 15h44
São Paulo (SP)
José Eduardo Bernardes
Professores da USP decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (30)

Professores da USP decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (30) - Professores da USP decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (30)

Os professores da Universidade de São Paulo decidiram entrar em greve para denunciar o que eles chamam de “desmonte” da USP, na noite da última segunda-feira (23). Eles reivindicam reajuste de 3% dos salários. A greve foi aprovada pela maioria dos presentes na assembleia da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) e deve começar na próxima segunda (30). Os professores se juntam aos estudantes e funcionários da instituição, que também permanecem em greve.

Segundo os professores, a reitoria tem promovido o desmonte da Universidade demitindo funcionários e contratando terceirizados para as vagas. Os docentes denunciam também o fechamento das creches e pedem transparência nas contas da instituição.

A Reitoria discutirá o reajuste salarial em uma reunião marcada para a tarde desta terça-feira (24), com o Conselho Universitário, formado por representantes dos funcionários e professores. O professor César Minto, da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), não acredita que o reajuste seja aprovado e “mesmo que isso aconteça, a greve não deve acabar”.  

“Nós temos uma assembleia no dia 31, mas nossas pautas são muito amplas. Mesmo que o reajuste seja aprovado, nós ainda vamos lutar pela carreira e contra o desmonte da USP. Devemos nos manter em greve”, afirma César.

Ele afirma ainda que o governo tem promovido diversas manobras na porcentagem do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que deveria ser repassado às universidades paulistas. “Entre 2014 e 2015, o governo deixou de repassar R$ 600 milhões por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, retirando programas habitacionais, juros de mora e mudando a base de cálculo”.

Greve dos alunos

Cerca de 83% dos cursos da USP em São Paulo e no Interior estão paralisados, segundo Thamys Torto, uma das lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Quando a gente tem uma greve unificada dos três setores, a gente mostra que existe um sentimento de insatisfação com essa gestão, que não tem diálogo. Nós vamos mobilizar e lutar pelos nossos direitos e uma Universidade que seja justa”, aponta Thamys, do curso de Farmácia.

Segundo Thamys, a contratação de novos professores é uma das pautas unificadas entre professores e alunos. Thamys explica que as “vagas dos professores aposentados não são repostas, criando um déficit de docentes nas classes”. Os alunos ainda reivindicam a adoção de cotas, pedem a adoção de medidas que permitam a permanência dos alunos na Universidade e denunciam a desvinculação do Hospital Universitário da instituição. 

“Não vai afetar só a formação de novos alunos e os cargos dos professores, mas também a saúde pública, de pessoas que dependem de atendimento na Hospital”, revela Thamys Torto.

O estudante afirma que “vamos mostrar que nós somos capazes de emparedar o reitor, mostrar para a sociedade qual o caráter desse reitor, mostrar porque ele se nega a discutir coisas que são fundamentais para a nossa Universidade”. 

Resposta

Por meio de sua assessoria, a USP disse que “não há previsão de fechamento das creches”. Segundo a Universidade, “atualmente, cerca de 400 crianças frequentam as creches, que representam custo anual de R$ 28 milhões para a USP, que por obrigação legal, oferece o auxílio-creche a funcionários técnico-administrativos e docentes, com filhos ou crianças tuteladas ou legalmente adotadas, até seis anos de idade, e que não estejam matriculados em Creche, Núcleo de Recreação Infantil ou Escola de Aplicação mantidos pela Universidade”.

A Reitoria afirma que as contratações estão suspensas desde fevereiro de 2014, “como medida de reequilíbrio financeiro”

A direção da USP diz também que o Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) não será modificado. "Não é verdade que o reitor tenha a intenção de extinguir o RDIDP ou fazer alterações nos regimes de trabalho dos docentes. Essa boataria não procede. Só interessa a quem quer envenenar o ambiente universitário com mentiras e maldades".

Edição: Rafael Tatemoto

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PODCAST DE FATO

Crise ecológica exige ir às ruas contra devastação praticada pela elite, afirmam ambientalistas

SUSTENTABILIDADE

Centro Ecológico celebra 40 anos com atividades na Feira Ecológica do Bom Fim em Porto Alegre

A espera da chave

Sete famílias atingidas pela enchente ainda aguardam entrega de moradias no bairro Sarandi em Porto Alegre

Educação

Causas do adoecimento físico e mental na educação do PR será tema de Audiência Pública

TERRITÓRIO AMEAÇADO

Viamão (RS) marca Dia Mundial do Meio Ambiente com mobilização em defesa da natureza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.