Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Morosidade

‘Recesso branco’ na Câmara deixa para agosto votação sobre cassação de Cunha

Decisão foi acertada depois da constatação dos líderes de que Lei de Diretrizes Orçamentárias não será votada a tempo

06.jul.2016 às 10h43
Rede Brasil Atual
Hylda Cavalcanti
Líderes decidiram tentar agilizar discussões da LDO e outras matérias paradas nas várias comissões técnicas

Líderes decidiram tentar agilizar discussões da LDO e outras matérias paradas nas várias comissões técnicas - Líderes decidiram tentar agilizar discussões da LDO e outras matérias paradas nas várias comissões técnicas

Os líderes parlamentares da Câmara dos Deputados, que se reuniram nesta terça-feira (5) para discutir a situação da Casa, repleta de matérias com tramitação parada tanto no plenário como nas comissões técnicas, resolveram que não mais terão recesso em julho, este ano. Em vez disso, a Casa terá o chamado “recesso branco”, que é a continuidade dos trabalhos, mas sem computação de faltas, para que os parlamentares possam ficar mais tempo em suas bases eleitorais. Dessa forma, ficou confirmado que a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que norteia o Orçamento da União para o próximo ano, não será votada até o próximo dia 13 como estabelece a lei.

Caso a LDO não seja aprovada, é impossível ser autorizado o recesso para os parlamentares e a avaliação dos deputados é clara: não há tempo suficiente para isso com as tramitações ainda sendo iniciadas. Os deputados e senadores terão, portanto, que dar continuidade à apreciação da matéria e tentar agilizar os trabalhos das demais que estão nas várias comissões técnicas.

Mas sem exigência de presença dos integrantes de cada comissão, é dado como certo o atraso de várias votações, incluindo a da cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no plenário – que, ao que tudo indica, ficará para o início de agosto.

Obstrução

Com várias votações atrasadas, os deputados iniciaram no fim da tarde de hoje (5) a sessão plenária do dia, que tem a votação de duas medidas provisórias que estão trancando a pauta do plenário da Câmara. Acontece que os integrantes do PT e do PCdoB anunciaram obstrução dos dois textos, porque consideram que o assunto precisa ser melhor debatido.

Das medidas provisórias, a primeira, a MP 716, libera recursos para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, do zika e da febre chikungunya. Só que a maior parte das verbas (R$ 300 milhões) foi direcionada à compra de repelentes para grávidas atendidas pelo programa Bolsa Família. A distribuição do produto, a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social, foi definida pelo governo em janeiro e é uma das frentes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à microcefalia.

A segunda MP, de número 718, trata de normas tributárias e de controle de dopagem com foco na realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Determina, por exemplo, a criação da Justiça Desportiva Antidopagem e estabelece competências da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), dentre as quais: conduzir os testes e fazer a gestão dos resultados.

Assim que forem votadas as duas MPs, entrará na pauta o projeto de lei que renegocia as dívidas dos estados e, em seguida a proposta que estabelece novas regras para escolha e atuação dos dirigentes dos fundos de pensão.

Os parlamentares do PT destacaram que, quando se tratava de fazer a campanha do “quanto pior, melhor” para atrapalhar as ações do governo Dilma Rousseff, as legendas que hoje apoiam o governo provisório de Michel Temer não tinham escrúpulos em decretar obstrução das sessões.

Disseram, ainda, que eles não pretendem pagar com a mesma moeda, mas vão fazer com que os assuntos incluídos na pauta sejam melhor discutidos. “Não vamos repetir práticas que consideramos erradas e nem vamos prejudicar ainda mais o país, mas queremos que as matérias a serem apreciadas por esta casa sejam bem analisadas”, afirmou o líder do PT, deputado Afonso Florence (BA).

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tentativa de livrar

Oposição no Congresso reage com desespero para evitar condenação de Bolsonaro, avalia jurista

por justiça

Comunidade angolana protesta em Brasília nesta sexta (8) contra repressão violenta no país africano

Ofensiva da direita

Motim bolsonarista no Congresso é ‘sintoma do fundamentalismo político e religioso’, avalia cientista político

'DESESCALAR A CRISE'

Depois de visitar Bolsonaro e se reunir com governadores da direita, Tarcísio de Freitas defende anistia aos golpistas

DIREITA DIVIDIDA

Alcolumbre vira alvo de bolsonaristas após dizer que não vai pautar impeachment de Moraes 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.