Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Internacional

Artigo: O processo de paz da Colômbia também é acompanhado no Brasil

Em Vitória (ES), em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) o fim da guerra têm sido tema de análise e solidariedade

23.set.2016 às 17h50
Brasil de Fato
Sergio Quintero Londoño
Manifestação da Marcha Patriótica da Colômbia, movimento social e  político composto por quase duas mil organizações da sociedade civil

Manifestação da Marcha Patriótica da Colômbia, movimento social e político composto por quase duas mil organizações da sociedade civil - Manifestação da Marcha Patriótica da Colômbia, movimento social e político composto por quase duas mil organizações da sociedade civil

As possibilidades de acabar a guerra entre as FARC-EP e o governo colombiano são cada vez mais concretas. Além da assinatura do Acordo Geral de Paz entre guerrilha e governo no dia 26 de setembro, no sul da Colômbia aconteceu a 10ª Conferência Nacional Guerrilheira para definir o trânsito da luta política armada a uma luta legal, estruturada sob um novo partido político legal, que tem como principal objetivo contribuir com a consolidação da democracia. 

Tudo indica que, com a vontade das partes e o acompanhamento da comunidade internacional, a implementação dos acordos de paz pode avançar de forma satisfatória. No entanto, ainda é preciso levar em conta a maior e principal força que pode vir a consolidar a paz com justiça social: a participação do povo colombiano.

Durante todo o processo de diálogo da Havana, que durou mais de quatro anos, diversas organizações populares e de vítimas conseguiram participar dos fóruns propostos pelo governo e as FARC-EP, ou viajar diretamente até Cuba para expor seus sentimentos, dúvidas e propostas.

O próximo cenário de participação popular é o Plebiscito pela paz, no qual o povo colombiano vota se está de acordo ou não com os acordos alcançados na mesa de diálogo. As votações se realizarão em 2 de outubro e, embora as opiniões estejam divididas, a intenção de voto pelo "sim" é maior, segundo os últimos dados publicados pela grande mídia colombiana. 

No Brasil, liderados pela Marcha Patriótica e por outras organizações colombianas, tem se convocado movimentos populares e partidos políticos para contribuir na construção da paz no país vizinho. Festas, peladas de futebol, churrascos, saraus, fórum, debates e muitas outras atividades têm sido realizadas de forma permanente, tentando contribuir com a “pedagogia de paz”. Em Vitória (ES), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz de Iguaçu (PR) e Porto Alegre (RS) o fim da guerra na Colômbia têm sido tema de análise e solidariedade.

No Rio de Janeiro, as últimas atividades foram uma “pataconada” (comida típica colombiana) pela paz, realizada na favela da Babilônia, e o Sarau pela Paz, realizado na Praça Marechal Âncora, perto da Praça XV. No sarau, teve poesia, violão, dança afro-latina, camisas estampadas, jogos pela paz e um show em vivo de salsa com a banda Mango Bambo. Já, durante a jornada, os participantes podiam experimentar comidas típicas como “arepa” e “lechona”, enquanto conversavam sobre o possível futuro da Colômbia.

Em 26 de setembro, quando se assinará o Acordo Geral na cidade de Cartagena, a comunidade colombiana no Rio de Janeiro (RJ) se dispôs a realizar um “Brinde pela paz”. A pousada Abacateiro na zona sul é o lugar da comemoração.

Finalmente, o 2 de outubro, data na qual se vota o plebiscito, será realizada no Rio de Janeiro uma votação simbólica coordenada pelas organizações colombianas, na que se espera ter maior participação que a votação realizada no consulado colombiano. Embora neste cidade morem aproximadamente 4 mil colombianos, pouco mais de 300 podem votar, pois os trâmites exigidos pelo consulado deixaram sem chance a grande maioria.

De acordo ao planejado, no Rio de Janeiro a "pedagogia de paz" continuará para além da votação do plebiscito, enquanto que a construção de um país em paz com Justiça social, até agora está começando, e precisa da solidariedade internacional.

* Sergio Quintero Londoño é da Marcha Patriótica da Colômbia, capítulo Brasil.

Editado por: Redação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA

Festival de Gramado anuncia novidades e títulos em competição

Avanço

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Apoio à Kirchner

Peronistas marcham em apoio a Cristina Kirchner em dia da Independência da Argentina; ex-presidente critica dívida de Milei

Tarifa política

Aliados do governo Lula reagem às novas tarifas de Trump: ‘Taxa Bolsonaro’

SOBERANIA

Lula rebate Trump e diz que tarifas terão resposta pela lei de reciprocidade: ‘Brasil não aceitará tutela de ninguém’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.