Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Rádio Brasil de Fato

Transporte

Hoje na História: Inauguração do primeiro metrô do mundo

Em 10 de janeiro de 1863 o metrô londrino transportou mais de 40 mil pessoas

09.jan.2017 às 10h20
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h37
São Paulo (SP)
Redação
Em média 2,7 milhões de viagens são feitas por dia no metrô de Londres (London Underground)

Em média 2,7 milhões de viagens são feitas por dia no metrô de Londres (London Underground) - Em média 2,7 milhões de viagens são feitas por dia no metrô de Londres (London Underground)

Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 da manhã do dia 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de seis quilômetros e meio, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.

Já em seu primeiro dia de funcionamento, o "London Metropolitan" transportou cerca de 40 mil passageiros. Funcionava no horário das oito da manhã às oito da noite, com um metrô que saia a cada 15 minutos.

Em 1854, o Parlamento aprovou a construção de uma ferrovia subterrânea. A “Great Western Railway” deu o suporte financeiro ao projeto, quando se acordou que haveria uma junção ligando a linha subterrânea com seu principal terminal ferroviário em Paddington.

A empresa, que alguns anos depois obteve concessão para construir ferrovias em estados do nordeste do Brasil, também projetou trens especiais para a nova ferrovia.

Uma escassez de fundos atrasou a construção por vários anos. Durante esse período, Charles Pearson, procurador da cidade de Londres, defendeu insistentemente o avanço da construção.

Ele propôs planos para a demolição de casas que seriam substituídas por novas acomodações para os seus habitantes nos subúrbios, com a nova ferrovia proporcionando o transporte para os seus locais de trabalho, no centro da cidade.

Em 1859, Pearson persuadiu a municipalidade para financiar a construção, e os trabalhos recomeçaram em fevereiro de 1860, sob o comando do engenheiro John Fowler.

A “Metropolitan Railway” foi inaugurada e pouco tempo depois a média de pessoas transportadas por dia já era de 26 mil.

Os primeiros túneis foram cavados usando principalmente o método de construção “cortar e cobrir”. Isto causava grandes problemas, pois exigia a demolição de inúmeras propriedades na superfície.

O Metrô de Londres tem 270 estações e mais de 400 quilômetros de trilhos, fazendo deste o maior sistema metropolitano do mundo, e o terceiro sistema de metrô mais movimentado da Europa, depois de Moscou e Paris.

——–  

Hoje na História é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e Opera Mundi

Locução: José Eduardo Bernardes

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: Adilson Oliveira

Edição: José Eduardo Bernardes

Editado por: Redação
Tags: históriainglaterraradioagência
[jit-ads-region slot="artigos-halfpage-sidebar"]
[sibwp_form id=1]

Veja mais

assistência

Quem tem direito e como vai funcionar o programa Gás do Povo?

NO VATICANO

Bispo de Santa Cruz do Sul (RS) tem encontro com Papa Leão 14

Em Belo Horizonte

Lula se emociona ao lançar Gás do Povo para 15,5 milhões de pessoas: ‘Minha mãe já chorou por causa de um botijão de gás’

MOBILIZAÇÃO

Vida além do trabalho: fim da escala 6×1 reacende luta histórica do povo brasileiro

Edital

Veja concursos abertos com mais de 600 vagas e salários de quase R$ 10 mil

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.