Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Privatização

São Paulo: Parque do Ibirapuera está a um passo de ser entregue à iniciativa privada

Edital de chamamento a empresas interessadas foi lançado no começo da semana; outros 13 parques estão na mesma situação

12.maio.2017 às 17h52
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h39
São Paulo
Norma Odara
O Parque do Ibirapuera e mais 13 parques serão geridos pela iniciativa privada, via edital do Procedimento de Manifestação de Interesse

O Parque do Ibirapuera e mais 13 parques serão geridos pela iniciativa privada, via edital do Procedimento de Manifestação de Interesse - O Parque do Ibirapuera e mais 13 parques serão geridos pela iniciativa privada, via edital do Procedimento de Manifestação de Interesse

O Parque do Ibirapuera – um dos principais cartões postais paulistanos – e outros 13 parques da cidade de São Paulo estão cada vez mais próximos de serem geridos pela iniciativa privada.

Na segunda-feira (9) o secretário de Desestatização e parcerias, Wilson Poit e Gilberto Natalini, secretário do Verde e Meio Ambiente anunciaram o edital de chamamento público intitulado "Procedimento de Manifestação de Interesse" (PMI).

O edital foi aberto no dia seguinte, na quarta-feira (10) e tem como objetivo receber projetos de empresas que estejam interessadas em gerir os parques, que segundo a Prefeitura, em matéria no seu site despendem muitos gastos.

Os 14 espaços escolhidos representam 40% do orçamento de 80 milhões destinados à manutenção dos 107 parques da cidade. "Garantir a gratuidade para usuários, assumir todas as despesas dos equipamentos e fazer investimentos fomentando inclusive a integração dos permissionários existentes. Para isso, serão acordadas contrapartidas aos concessionários", explica o secretário de Desestatização e parcerias, Poit, no site da Prefeitura, que até o fechamento desta matéria não respondeu nossos questionamentos.

Os parques escolhidos pela gestão de João Dória (PSDB) são: Ibirapuera; Aclimação; Anhanguera; Buenos Aires; Carmo – Olavo Egydio Setúbal; Cemucam – Centro Municipal de Campismo; Chácara do Jockey; Chuvisco; Cidade Toronto; Independência; Jardim da Luz; Trianon – Tenente Siqueira Campos; Vila Guilherme – Trote e Vila Prudente – Ecológico Profª. Lydia Natalizio Diogo.

Apesar do chamamento público, ainda não fica claro como a prefeitura selecionará as empresas, bem como a preocupação com as áreas verdes, as empresas que poderão usufruir de serviços dos parques, como por exemplo restaurantes, estacionamentos, promoção de shows, podendo vir a elitizar os espaços e excluir a população mais carente, como supõe Américo Sampaio, da Rede Nova São Paulo: "Como vai se dar a relação das empresas concessionárias com os mecanismos de controle social? Os parques, os equipamentos, por vezes têm conselhos gestores que são eleitos na comunidade, conselho de cidadãos que fazem o monitoramento do parque, então eu fico na dúvida como vai se dar a relação de concessionária e mecanismos de controle social", observa, Sampaio.

Além disso, ele questiona a forma com a qual empresas poderão se beneficiar do oferecimento de serviços, sem estudos técnicos muito bem embasados e com isso não venham a priorizar a universalidade dos parques, elitizando os mesmos e criando parques de luxo ou abandonados e sucateados: "O problema é você criar uma hierarquia dos parques públicos. Então você vai ter parques que vão funcionar de maneira moderna e outros com funcionamento ruim", aponta.

A jornalista e membro do Coletivo Imargem, Mariana Belmont, segue a mesma linha que Sampaio e atenta para outros problemas que podem surgir dessa parceria público-privada, que ainda não está bem definida: "A questão é que já tem concessão para lanchonetes, pipoqueiros, etc. Mas estes são em sua maioria pequenos empreendedores, como pipoqueiros. Se partir para parceria público-privada, da forma que o tucanato e seus demais comparsas da direita pretendem, será uma empresa grande com um monte de funcionários com relações trabalhistas precarizadas e provavelmente com salário mínimo", ressalta Belmont.

As propostas poderão ser enviadas até 60 dias do lançamento oficial do PMI.

Mariana sugere que haja efetivamente participação da comunidade e questiona formatos de gerenciamento que visam o lucro: "Porque a gente nunca pensa na parceria público-comunitária? Para gestão participativa, para controle social e transparência (…) É necessária a participação social em todos os processos da cidade, porque a cidade virou uma loja. É preciso que a sociedade participe e entenda os processos. A gente tem que ser convidado nesses processos, temos que ocupar os espaços, cobrar dados e expor eles", enfatiza.

Editado por: Vanessa Martina Silva
Tags: joão doriaprivatizaçaoradioagênciasão paulo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Encontros abertos debatem melhorias na rede de assistência social do Recife

GERAÇÃO DE RENDA

12ª Feira de Economia Popular Solidária destaca o protagonismo de mulheres negras em Porto Alegre

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.