Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Minas Gerais

Trabalhadores da saúde criticam proposta de parceria público-privada da Funed

Criada há mais de 100 anos, entidade é referência na produção de medicamentos

10.maio.2017 às 11h27
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h38
Belo Horizonte
Wallace Oliveira
Produção de medicamentos caiu de 1 bilhão para 11,8 milhões

Produção de medicamentos caiu de 1 bilhão para 11,8 milhões - Produção de medicamentos caiu de 1 bilhão para 11,8 milhões

Trabalhadores da saúde pública estadual realizam vários atos públicos para denunciar o sucateamento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada ao governo do estado. No dia 19 de abril, a Fundação divulgou uma chamada pública, visando obter informações e propostas para uma possível parceria público-privada. Para o Sindicato Único dos

Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), isso é mais um passo para privatizar a entidade. 

Interesses

Nos dias 18 e 19 de abril, servidores realizaram manifestações em frente à sede da Fundação Ezequiel Dias e no Palácio da Liberdade, onde o governador Fernando Pimentel (PT) despachava. O motivo foi a publicação de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), uma espécie de chamada que governos emitem, a fim de que empresas proponham soluções para determinado plano, com base em estudos prévios. O PMI divulgado pela Funed (disponível no link: migre.me/wy7uK) versa sobre uma possível concessão para gerir três unidades de produção de medicamentos. 

De acordo a Funed, trata-se apenas de estudos, cuja finalidade é pensar alternativas para manter o fornecimento de medicamentos a baixo custo e com qualidade à população.

Para o sindicato, porém, a medida é mais um passo para privatizar a entidade, que já estaria passando por um processo de sucateamento.  

“Acreditamos que há uma tentativa de desmonte da entidade. Nos últimos anos, já temos enfrentado sérios problemas de sucateamento de unidades que estão praticamente paradas, redução de recursos, falta de chamada para concursos públicos, uma carreira nada atraente e com salários defasados. Enquanto isso, o governo compra medicamentos do setor privado e repassa dinheiro da assistência farmacêutica para municípios, de forma abusiva e sem controle. Enquanto isso, na Funed, a produção de medicamentos caiu drasticamente nos últimos anos”, afirma Érico Cohen, diretor do Sind-Saúde. 
Impactos

Com efeito, dados da própria fundação apontam que, após 2009, quando o número de medicamentos produzidos ultrapassou a marca recorde de 1 bilhão de unidades, a produção tem diminuído, chegando a 11,8 milhões, em 2015, e 10,6 milhões de unidades, em 2016. 

“A Funed perdeu visibilidade. Governos começaram a tratar a Fundação como terceira, fazendo-a competir em preço com empresas privadas, em licitações de compra de medicamentos, ignorando que a Funed tem como único cliente o SUS. Também não levam em conta, com isso, que a Fundação tem o papel de regular o mercado, garantindo medicamentos de qualidade e o acesso da população a produtos que não necessariamente são lucrativos, do ponto de vista das empresas”, conclui Érico. 

Histórico e papel da Funed

Fundada há 110 anos, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e tem como missão participar do fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Referência internacional na pesquisa e produção de medicamentos, a entidade tem mais de 30 patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e oito patentes no Sistema Internacional de Patentes (PCI). 

No mês passado, a Fundação divulgou os resultados de uma pesquisa, desenvolvida há mais de dez anos, em parceria com a UFMG, na qual desenvolvida uma substância a partir do veneno da aranha armadeira, que poderá ser usada no tratamento de disfunções eréteis. 

 

Editado por: Joana Tavares
Tags: saúde
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Corrupção

Justiça argentina investiga denúncia de corrupção que envolve advogado e irmã de Milei

porte ilegal de arma

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF 

Vitória

Lei de iniciativa popular contra o avanço da mineração é aprovada na Câmara de Itarantim (BA)

resposta ao stf

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação de prisão domiciliar

cultura grátis

Cinema Sem-Teto exibe documentário sobre direito à cidade na Ocupação Elza Soares

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.