Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Editorial

REFORMA AGRÁRIA

Editorial | Só a luta popular muda a vida e garante direitos

Jornada Unitária de Lutas protesta contra cortes do Governo Federal

20.out.2017 às 06h45
Recife (PE)
Redação
Os camponeses estão convictos de que só a mobilização muda. E apesar das promessas do governo se mantêm mobilizados

Os camponeses estão convictos de que só a mobilização muda. E apesar das promessas do governo se mantêm mobilizados

Não é de hoje que, com sabedoria milenar, as camponesas e os camponeses cuidam da terra e garantem a existência da humanidade, colocando os seres humanos e suas necessidades em primeiro lugar. Porém, nos últimos séculos os valores se inverteram e o lucro passou a ocupar o primeiro lugar na vida das pessoas. 

Para impedir que esse jeito de ver o mundo se consolidasse, os camponeses historicamente resistiram, lutando para garantir o controle da terra, das águas, das sementes e dos bens naturais.

No Brasil, desde as duas últimas décadas do século 20 observa-se um novo protagonismo político no meio rural brasileiro. Os camponeses se organizaram e, através de lutas massivas,  passaram a reivindicar ações e políticas públicas junto aos governantes e ao Estado brasileiro para resolver as principais necessidades da população rural. Assim foram gradualmente conquistadas políticas públicas e criadas instituições que levaram o Estado brasileiro a reconhecer esses atores sociais e incorporar em sua agenda a diversidade e a heterogeneidade existente no meio rural do país.

E na última década tivemos a consolidação de programas importantes para a agricultura camponesa, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Cisternas para o Semiárido brasileiro; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura do Familiar (PRONAF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Minha Casa Minha Vida, dentre outros. 

Porém, desde o golpe, os retrocessos são imensos: reformas trabalhista e previdenciária, trabalho escravo, privatizações, perdas de direitos dos indígenas e quilombolas, entre tantas outros. E para tentar colocar uma pá de terra na luta dos camponeses, o governo fez cortes severos.

Os cortes que estão na Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2018 encaminhada em agosto pelo Governo Federal ao Congresso são um desastre em comparação com os recursos deste ano. 

Desde a última segunda-feira (16) milhares de camponeses organizados pela Via Campesina, Contag, Fetraf, MST e outras organizações do campo, ocupam vários ministérios em Brasília, Incras estaduais e fazem centenas de bloqueios de rodovias, em todo o país, na Jornada de Lutas Unitária, para pressionar o governo.

Em reunião realizada no dia 18 de outubro, os ministros da Casa Civil e Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Eliseu Padilha e Dyogo Oliveira afirmaram, em resposta às mobilizações, que o Governo Federal irá descontingenciar o orçamento da reforma agrária “para quase zero” ainda este ano de 2017. Mas o Governo deve enviar para o Congresso Nacional uma nova proposta orçamentária para 2018. Nesta nova proposta, segundo o governo, o orçamento para a agricultura familiar será modificado e melhorado.

Os camponeses estão convictos de que só a mobilização muda e, apesar das promessas do governo, se mantêm mobilizados e em vigilância, porque historicamente foram muito engabelados por 'doutores’ engravatados de Brasília.

Reaprendamos com os camponeses/as: só teremos nossos direitos garantidos se ocuparmos as ruas!

Editado por: Monyse Ravena
Tags: mstPERNAMBUCO
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Negligência

‘Tragédia anunciada’: MTST protesta contra ViaMobilidade por morte de passageiro no metrô em SP

PARTICIPAÇÃO

Eleições de membros do Conselho Municipal de Cultura de São Leopoldo (RS) inicia nesta quinta em meio a divergências

ENTREVISTA

BA: ‘A lei no Brasil foi criada para favorecer alguns e aniquilar outros’, denuncia Cacique Babau

'Privatização mata'

‘Privatização mata’: presidente do Sindicato dos Metroviários de SP exige cancelamento de concessão após morte de passageiro

Vai entrar?

Venezuela e Rússia assinam acordos, ampliam relações e Putin reforça apoio à entrada dos venezuelanos no Brics

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.