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Início Geral

Transportes

Estudo aponta que tarifa de ônibus no Rio deveria custar R$ 3,25

Redução de R$ 0,20 é insuficiente para compensar aumentos ilegais dos últimos cinco anos

12.set.2017 às 09h34
Rio de Janeiro (RJ)
Jaqueline Deister
Protesto contra aumento das passagens em 2015

Protesto contra aumento das passagens em 2015 - Fernando Frazão / Agência Brasil

O mês de setembro começou para os cariocas com a redução de R$ 0,20 no valor da tarifa dos ônibus. A decisão que obrigou a Prefeitura do Rio a reduzir o preço da passagem partiu da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atendendo ao pedido do Ministério Público Estadual. 

Na decisão, os desembargadores entenderam que a alta de R$ 0,40  concedida em 2015 era maior do que a prevista em contrato. A Prefeitura, que na época estava sob o comando de Eduardo Paes (PMDB), alegou que o aumento seria revertido para colocar ar-condicionado em 100% da frota. 

No entanto, o repasse da redução para os cariocas deveria ser maior do que os vinte centavos. De acordo com um estudo realizado pelo vereador Tarcísio Motta (PSOL) que integra a CPI dos ônibus na Câmara Municipal, no decorrer de cinco anos as empresas lucraram o equivalente a dois bilhões de reais. Para corrigir o valor indevido cobrado neste período, a tarifa de ônibus no Rio de Janeiro deveria cair para R$ 3,25.

“Se nós juntarmos esses três aumentos, o de 2012 que foi acima da rentabilidade permitida, o de 2013 que foi por conta deles não terem repassado a isenção de PIS e COFINS e o de 2015, que é um aumento cuja desculpa é a climatização da frota e as gratuidades, isso dá um total de R$ 0,55 a menos do que a passagem está valendo", aponta.

Para José Castillero, do Movimento Passe Livre (MPL), o que está em jogo nos contratos firmados entre as empresas de ônibus e a Prefeitura é um modelo de cidade que privilegia mais o setor privado do que a população em geral. 

“Na prática o que a gente tem é um modelo que explora os usuários, que é a classe trabalhadora que precisa do transporte, pela tarifa. Existe uma exclusão sistemática que gera uma crise de financiamento no transporte. E aí entra o governo para subsidiar”, critica, afirmando que o único setor que sai lucrando é o privado.

Movimentos sociais e parlamentares estão buscando mecanismos legais para corrigir o erro que gerou um lucro bilionário para o setor privado do Rio. O MPL pretende pautar de forma mais incisiva a proposta da tarifa zero, ou seja, o transporte totalmente gratuito para a população. Já o vereador Tarcísio Motta, entrou com um pedido de investigação na CPI dos ônibus e também uma representação no Ministério Público para averiguar os reajustes irregulares que ocorreram desde 2012.

Editado por: Raquel Junia
Tags: radioagência
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