Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

RESISTÊNCIA

Museu da Maré resgata memória da favela há quase 12 anos, no Rio de Janeiro

Espaço foi pensado para fortalecer a imagem positiva da favela e a auto estima dos seus moradores

01.fev.2020 às 18h41
Rio de Janeiro (RJ)
Mariana Pitasse
Museu foi criado, em 2006, por um grupo de jovens moradores e integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM)

Museu foi criado, em 2006, por um grupo de jovens moradores e integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) - Divulgação

Há quase 12 anos, o Museu da Maré funciona na Zona Norte do Rio de Janeiro, com objetivo de preservar a memória dos moradores do bairro, que reúne um dos maiores conjuntos de favelas da cidade. O espaço foi criado, em 2006, por um grupo de jovens moradores e integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) para apresentar uma nova experiência de museu voltado para inclusão cultural e social.

A Maré está localizada entre três importantes vias expressas do Rio, a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, e registra o quarto pior índice de desenvolvimento humano (IDH) da cidade. No entanto, o museu não tem por objetivo tratar da favela somente como espaço de pobreza e desigualdade, pelo contrário, foi pensado para fortalecer sua imagem positiva e a auto estima dos seus moradores, como explica o diretor Luiz Antônio de Oliveira.

“O museu é um canal para trabalhar algumas questões que possibilitem a identificação do morador com o seu território. Quanto mais você conhece o seu lugar mais você o reconhece como legítimo, sem reproduzir estigmas que sempre foram colocados aos moradores das favela. Portanto, o museu tem essa importância, que é política”, afirma.

O museu tem como exposição permanente a mostra “12 tempos”, que representa os tempos de construção da Maré, entre eles, os tempos da água, da migração, da casa, da resistência, do trabalho e do cotidiano. Para representar esses períodos, estão expostos pertences de antigos moradores doados ao museu, fotografias e a reprodução de uma casa de palafita, em tamanho real, em referência as que serviram de moradia para centenas de famílias quando a ocupação da Maré teve início, nos anos 1940.

Além da exposição permanente, o museu também reúne um arquivo documental com fotografias, jornais, mapas e diversos livros para dar suporte a pesquisas sobre Maré e outras favelas. O espaço também oferece aos moradores da região oficinas culturais regulares de hip hop, teatro, capoeira e outras atividades.

“O museu da Maré é um espaço que promove a democratização da cultura. Também quebra essa ideia do museu como espaço que não é acessível. É um museu vivo, que lida e existe por causa das pessoas”, acrescenta Luiz Antônio.

O Museu da Maré, que tem mais de 60 mil visitas registradas em seu histórico, já recebeu diversos prêmios, entre eles, o reconhecimento pela contribuição aos museus e a museologia brasileira concedido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O espaço está aberto ao público para visitas individuais ou coletivas, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Nos finais de semana, podem ser agendadas visitas extras para grupos.

Serviço:

Museu da Maré fica na avenida Guilherme Maxwell, 26, na Maré, na altura da passarela 26 da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

Mais informações: (21) 3868-6748

www.museudamare.org.br

 

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: resistênciario de janeiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Dinheiro na conta

Receita paga nesta segunda (30) maior lote de restituição do IR da história

Primárias

Jeannette Jara, do Partido Comunista, será candidata da coalização governista à Presidência do Chile

Alerta climático

Fortes chuvas causam inundações e forçam evacuação de mais de 70 mil pessoas no sudoeste da China

assista

Combinação de tecnologias do Brasil e da China pode potenciar produção agroecológica

Mobilidade

Prevista para 2025 após 17 anos de atraso, entrega do BRT em Belém (PA) ainda gera desconfiança

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.