Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Minas Rio

Novos acidentes com mineroduto podem ocorrer, alerta movimento

Essa é a terceira vez que um tubo desse tipo rompe em Minas Gerais e ritmo de exploração só cresce

16.mar.2018 às 12h32
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h42
Belo Horizonte (MG)
Wallace Oliveira
Em 25 minutos vazaram mais de 300 toneladas de polpa de minério de ferro, contaminando o ribeirão Santo Antônio, na Zona da Mata mineira

Em 25 minutos vazaram mais de 300 toneladas de polpa de minério de ferro, contaminando o ribeirão Santo Antônio, na Zona da Mata mineira - Divulgação MAM

O desastre aconteceu às 7h42 da manhã de uma segunda-feira (12). Durante 25 minutos, vazaram mais de 300 toneladas de polpa de minério de ferro, contaminando o ribeirão Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira. A Anglo American, empresa multinacional responsável pelo mineroduto – o  maior do mundo – comunicou à Copasa, que interrompeu o fornecimento de água à população. O abastecimento só voltou na quarta (13). Mais de quatro mil pessoas ficaram sem água para beber, fazer comida, tomar banho, cuidar da criação e irrigar a horta.

A economia do município de pende do gado leiteiro e da agricultura familiar. “A horticultura ficou comprometida porque parou a irrigação e os produtores tiveram que prender o gado, pois não sabiam se a criação podia beber aquela água, que tinha muito minério”, conta o vereador Herculano Barbosa Amorim (Avante). O rejeito também atingiu a água que abastece o município de Rio Casca, a 18 km de Santo Antônio. De acordo com a Copasa, a qualidade da água não havia sido comprometida, mas está sendo monitorada. 

Riscos

Essa é a terceira vez que um mineroduto rompe em Minas Gerais. Os outros dois incidentes ocorreram com equipamentos da Samarco (a mesma mineradora responsável pela barragem de rejeitos de Fundão, que rompeu em 2015), em Espera Feliz, também na Zona da Mata. “A tendência, a depender da cotação do preço do minério de ferro e da intensidade da exploração, é que as mineradoras usem o mineroduto da forma que for melhor a elas. As instalações vão ficando mais expostas a esse tipo de acidente”, alerta Luiz Paulo Guimarães, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

A ruptura acontece no momento em que a Anglo busca ampliar o Projeto Minas Rio. “A obtenção da licença foi feita de forma arbitrária e sem escutar as recomendações do Ministério Público, sem participação popular e sem ouvir a comunidade. Agora, eles conseguiram concessão para expandir o projeto em Conceição do Mato Dentro. Isso vai exigir o aumento da barragem de rejeitos, em um volume sete vezes maior do que era a Barragem de Fundão, que rompeu em Mariana”, denuncia Luiz Paulo.

O MAM emitiu uma nota exigindo a suspensão da licença e paralisação das obras até que todos os problemas e impactos causados pelas etapas anteriores e pelo mineroduto sejam resolvidos; o reassentamento próximo à barragem, a revogação de decretos que favorecem os minerodutos em Minas e a proibição de novas instalações do tipo no estado

Editado por: Joana Tavares
Tags: mamradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PETRÓPOLIS (RJ)

‘Lei da Ditadura’, diz artista que teve obra censurada pela Guarda Civil por fazer releitura da bandeira

TRANSPORTE

Sudene e UFPE estudam construção de ferrovias que conectem Recife a Caruaru e Petrolina a Salgueiro

Linha de frente

Jovens participam de eleição para prefeitos na Venezuela e mobilização empolga governo

NORTE GLOBAL

União Europeia e EUA fecham acordo para reduzir tarifa a 15%, ante 30% imposto por Trump

TARIFAÇO

Secretário de Comércio dos EUA afirma que tarifas entram em vigor em 1º de agosto

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.