Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Eleições

TSE: caso Lula será julgado nesta sexta (31)

O ministro Luís Roberto Barroso é o relator dos 16 processos relativos ao registro da candidatura do petista

30.ago.2018 às 19h58
Brasília (DF)
Redação
Ex-presidente Lula é cabeça da chapa presidencial liderada pelo PT, que se aliou ao PCdoB na corrida

Ex-presidente Lula é cabeça da chapa presidencial liderada pelo PT, que se aliou ao PCdoB na corrida - Felipe Pontes /Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inseriu na pauta extraordinária desta sexta-feira (31) o processo de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Motivados pela deliberação sobre o horário eleitoral gratuito, as informações da pauta foram divulgadas somente ao final desta manhã. Na quinta-feira (30), terminou o prazo de defesa e os advogados de Lula sustentaram o direito de candidatura do petista.

Por outro lado, o prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral para a definição de questões ligadas ao registro de candidaturas é 17 de setembro. A especulação em torno da possibilidade de julgamento do caso de Lula nesta sexta tem balançado ainda mais o cenário político.
O advogado eleitoral Rodrigo Mesquita afirma que a tendência do Tribunal é garantir aos candidatos o exercício de todos os direitos políticos quando se trata de casos de pessoas sem condenação final.

É o que ocorre no processo do tríplex, que não foi julgado pela terceira instância da Justiça. A condenação de Lula na segunda instância é considerada o fator de inelegibilidade de Lula, com base na Lei da Ficha Limpa. Mesquita explica que o caso é reversível.
“A própria legislação eleitoral estabelece a possibilidade de ser imprimido o efeito suspensivo [anulação] a uma decisão de segundo grau que dê causa a uma inelegibilidade. Esses recursos foram interpostos pela defesa do ex-presidente Lula e ainda estão pendentes de apreciação pelo STF e o STJ”, pontua.

O advogado afirma ainda que uma eventual negativa do pedido de Lula por parte do TSE causaria estranheza ao mundo jurídico.
“Me parece absolutamente inconstitucional que você impeça [no processo eleitoral] uma pessoa que ainda está discutindo sua inelegibilidade. É uma interferência indevida do Judiciário na vida politica”, analisa.  

A PGR alega que o ex-presidente seria considerado ficha-suja por conta da condenação em segunda instância no processo do tríplex. O ministro Luís Roberto Barroso é o relator dos 16 processos relativos ao registro da candidatura do petista.

ONU

Segundo informações divulgadas pela imprensa, os advogados deverão reforçar, entre outras coisas, a necessidade de o Brasil cumprir a recente orientação dada pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU.  

No último dia 17, o órgão recomendou que o Estado brasileiro garanta os direitos políticos do ex-presidente mesmo durante a prisão. Lula é cabeça da chapa presidencial liderada pelo PT, que fez aliança com o PCdoB.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o diplomata e ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, disse ter boas expectativas em relação ao julgamento do registro por conta do perfil do ministro Barroso, tradicional defensor dos tratados internacionais de direitos humanos.

Ele também reiterou que o Brasil é signatário de diferentes acordos internacionais que resguardam tais direitos.
“Esse julgamento da participação na campanha, na propaganda eleitoral, nas discussões, etc é um elemento essencial do cumprimento da decisão da ONU. Nada deveria impedir que se acate o julgamento feito por esse órgão. Se, de fato, for para pauta amanhã, é muito importante porque vai ser definidor do desejo ou não de cumprir”, afirmou.

Editado por: Juca Guimaraes
Tags: lulaonutse
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

batalha das ideias

Aparelho ideológico da extrema direita, pesquisadora analisa atuação de ‘think tanks’ na América Latina

Exigências

Parlamento do Irã aprova suspensão de cooperação com agência de supervisão nuclear da ONU após ataques de Israel e EUA; Teerã acusa omissão

VIOLÊNCIA URBANA

Menina de 13 anos é baleada em escola na zona norte do Rio

Agora vai?

STF retoma julgamento sobre big techs: entenda em que pé está

Finalmente

Gripe aviária: 17 países suspendem restrição à carne brasileira

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.