O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (28) fala sobre a luta de parentes de vítimas da ditadura militar e integrantes do Instituto Vladimir Herzog no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles pediram uma liminar para barrar a comemoração do golpe militar de 1964, que completa 55 anos neste domingo (31). O presidente Jair Bolsonaro liberou a celebração da data pelas Forças Armadas.
Você ouve também a entrevista exclusiva de Boaventura Monjane, ativista, jornalista e doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sobre o ciclone Idaí, em Moçambique, na África. A população passa por escassez de água e alimento. Leonardo afirmou que o desastre deixou muitos mortos, e apesar da dor, é preciso reconstruir o país.
“Eu penso que nesse momento, as pessoas estão com um misto de sentimentos. Por um lado, sentimento de susto, frustração e dor profunda, mas por outro, com uma vontade enorme de reerguer-se e reconstruir suas vidas, suas aldeias, suas cidades e bairros, e por fim, voltar a ter uma vida normal”, destaca.
Também nesta edição, você confere as atualizações sobre as barragens em Minas Gerais. Na noite de quarta-feira (27), três barragens, nos municípios de Ouro Preto e Macacos, entraram em alerta máximo para risco de rompimento. Na barragem da Mina Mar Azul, da Vale, as sirenes foram acionadas pela segunda vez em pouco mais de um mês.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.