Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Saúde

Casos de sífilis aumentam, e SUS oferece tratamento gratuito

Infecção pode ser transmitida em relação sexual, na gestação ou no parto

26.mar.2019 às 13h00
Belo Horizonte (MG)
Wallace Oliveira
Crescimento se deu principalmente na transmissão de mãe para filho na gestação ou parto

Crescimento se deu principalmente na transmissão de mãe para filho na gestação ou parto - Foto: EBC

Dados do Ministério da Saúde apontam que os casos de sífilis no Brasil aumentaram consideravelmente nos últimos anos. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis – 2018, publicado em novembro, a taxa de detecção da sífilis adquirida passou de 44,1 por 100 mil habitantes, em 2016, para 58,1/100 mil habitantes, em 2017. A população mais afetada são mulheres, principalmente negras, entre 20 e 29 anos. Nessa faixa etária, elas representam 26,2% do total de casos notificados, enquanto os homens são 13,6%.

Em Belo Horizonte, de 2016 a 2018, o número de casos cresceu 20,2%, passando de 3840 casos para 4616. A alta se deu principalmente na transmissão de mãe para filho na gestação ou parto, a chamada sífilis congênita, que aumentou 104,7%, e em gestantes, que aumentou 42,16%.

“Se identificam muitos casos, é porque as gestantes vão fazer exames, pois é rotina do pré-natal. Mas, se estamos identificando esses casos em gestantes, há muitas outras pessoas contaminadas na população”, explica Sofia Barbosa, enfermeira da rede pública de saúde.

Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Saúde criou o Plano Municipal de Enfrentamento à Sífilis, intensificando a testagem, qualificando o pré-natal das gestantes e parceiros e ampliando o acesso da população vulnerável nas unidades de saúde, entre outras ações.

O que é, prevenção e tratamento

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. Você pode pegar essa infecção em uma relação sexual com pessoa infectada (sífilis adquirida), caso o contato ocorra sem uso adequado de preservativo. Durante a gestação ou parto, a doença também pode ser transmitida ao feto ou bebê (sífilis congênita). O primeiro sintoma é uma ferida sem dor na região genital, boca, colo uterino e outras partes sem dor, que muitas vezes passa despercebida.

Depois disso, a pessoa fica um tempo sem apresentar nenhum sintoma. Isso pode durar de meses a anos. Quando os sintomas voltam a aparecer, vêm com lesões na pele, maiores ou menores. Depois dessa fase, ela pode ficar novamente anos sem apresentar nenhum sintoma e, ao voltar, a doença provocar um comprometimento de órgãos internos e até levar a óbito”, alerta a enfermeira. 

Por essas caraterísticas, a sífilis muitas vezes passa despercebida e quem foi contaminado, além de não se tratar, pode transmitir a infecção a outras pessoas. Segundo Sofia Barbosa, o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento dessa e de outras infecções sexualmente transmissíveis. No SUS, os exames para diagnóstico estão disponíveis gratuitamente. Em Belo Horizonte, eles podem ser feitos nos 152 centros de saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento Sagrada Família (Rua Joaquim Felício, 141) e Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (Rua Saturnino de Brito, 17, 3º andar).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município também conta com cinco Serviços Especializados em Infectologia (SAEs), próprios ou contratados, para o atendimento e acompanhamento de pessoas vivendo com sífilis. Neles, a testagem é feita sem necessidade de agendamento. Os dados da pessoa são mantidos em sigilo.

Fases da sífilis


Fonte: Ministério da Saúde

Editado por: Joana Tavares
Tags: sus
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Bolsa de estudo

Estudantes têm até esta sexta-feira (4) para se inscrever no Prouni

após fraudes

INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos

articulação inédita

Conselho Popular do Brics inicia encontro no Rio para pressionar chefes de Estado por escuta permanente dos movimentos

Venenos agrícolas

Agrotóxicos em lavouras de fumo causam intoxicação de trabalhadores e poluem rios no interior de SC

Artigo

O labirinto do Brasil por ser

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.