Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Desgaste

Base ideológica do bolsonarismo se esfacela: Olavo pula do barco e mídia abre fogo

Setores que ajudaram a legitimar o governo Jair Bolsonaro se voltam contra as escolhas do presidente

08.mar.2019 às 18h47
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h47
Brasília (DF)
Rafael Tatemoto
Relação entre as declarações do vice-presidente Mourão e de Bolsonaro expõe conflitos internos que desagradam diferentes setores

Relação entre as declarações do vice-presidente Mourão e de Bolsonaro expõe conflitos internos que desagradam diferentes setores - EVARISTO SA / AFP

Após mensagens que causaram constrangimento nas redes sociais, além da afirmação que aponta que a democracia é um favor dos militares aos civis, o apoio ideológico ao governo de Jair Bolsonaro diminuiu de forma pública, expondo as contradições no interior da coalização que dirige o Palácio do Planalto. 

De um lado, os jornais da imprensa burguesa se posicionaram contra as aparentes dificuldades de articulação e gestão política do próprio presidente – e seus familiares. Em editorial desta sexta-feira (8), entitulado “Quebrando Louças”, o Estado de São Paulo afirma que “o presidente provavelmente se considera acima do cargo que ocupa, dispensado dos rituais e protocolos próprios de tão alta função. Até à disseminação de pornografia pelas redes sociais ele tem se dedicado, para estupefação nacional e internacional”. 

“Vai mal um país cujo presidente claramente não entende qual é seu papel, especialmente quando não consegue dominar os pensamentos que, talvez, lhe venham à mente”, diz o texto. De forma direta, o jornal paulista esvazia qualquer esperança em relação à figura do presidente: “O bom senso sugere que não se deve esperar que Bolsonaro de repente compreenda seu papel e se transforme num estadista, capaz de, em poucas palavras, guiar as expectativas do País. Diante disso, a ala adulta do governo parece ter decidido trabalhar por conta própria, tentando reparar os danos da comunicação caótica e imprudente”.

No editorial, o Estadão deixa transparecer sua preocupação de que os atropelos de Bolsonaro e sua família dificultem os avanços de determinadas pautas – “a dificuldade de arregimentar apoio a uma reforma da Previdência na qual Bolsonaro parece não acreditar”.

A Folha de S.Paulo, lançou editorial no mesmo sentido. Em “Governe, presidente”, a publicação defende que “(…) Há um país repleto de problemas graves à espera de que o eleito ponha-se a trabalhar para resolvê-los. Os dias de agitar torcida terminaram. No Brasil, um presidente da República há 66 dias no cargo tem mais a fazer do que publicar boçalidades e frases trôpegas numa rede social.A dedicação que sobra à frente da telinha falta na reforma da Previdência”, escreveu. 

O Globo também se juntou às críticas e publicou um editoral chamado de "Não falta trabalho para Jair Bolsonaro", instando o presidente a abrir mão das declarações polêmicas e cumprir sua função no Executivo.

Outro fator importante da crítica é a influência ideológica sem a mensuração das consequências, políticas e econômicas, de declarações e posições assumidas em público, principalmente na área das Relações Exteriores.

O “guru” Olavo de Carvalho, que se defende o presidente, abandonou o barco do governo. Em mensagem nas redes sociais, pede que seus “alunos que ocupam cargos no governo”, incluindo ministros, deveriam “abandoná-los o mais cedo possível e voltar à sua vida de estudos. O presente governo está repleto de inimigos do presidente e inimigos do povo, e andar em companhia desses pústulas só é bom para quem seja como eles”.

Editado por: Pedro Ribeiro Nogueira
Tags: mídiaolavo de carvalho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Crise

Taxação de Trump trava exportações brasileiras e deixa toneladas de mel e peixe encalhadas

FEMINICÍDIO ZERO

Em audiência com ministra das Mulheres, Eduardo Leite se compromete com instalação da Casa da Mulher Brasileira

Hostilidade

EUA anunciam novas sanções contra Cuba em meio a tensões diplomáticas crescentes

Contra a devastação

Domingo em Brasília será marcado com ato unificado contra o ‘PL da Devastação’

'Inimigo do povo'

Movimentos ocupam Rodoviária de Brasília em protesto por avanço de pautas trabalhistas no Congresso

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.