Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Soberania

Eletricitários lutam contra venda de unidade da Cemig em Belo Horizonte (MG)

Se concretizado, fechamento da unidade pode prejudicar cerca de 1 milhão de consumidores

22.ago.2019 às 18h51
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h51
Belo Horizonte (MG)
Amélia Gomes
Parlamentares, movimentos sociais, sindicatos e eletricitários se reuniram em audiência pública na ALMG na terça (20)

Parlamentares, movimentos sociais, sindicatos e eletricitários se reuniram em audiência pública na ALMG na terça (20) - ALMG

Parlamentares, movimentos sociais, sindicatos e eletricitários se reuniram em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira (20) para debater o futuro da base operacional da Cemig no bairro São Gabriel, região nordeste de BH. A unidade, que funciona desde a década de 80, está sob ameaça.

Recentemente a gestão da Cemig anunciou a venda da base que atende mais de 10 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, o que representa cerca de 1 milhão de pessoas. Além dos consumidores, 115 trabalhadores vão ser diretamente afetados com a medida. A expectativa é que os funcionários sejam remanejados para a unidade do bairro Camargos. No entanto, os trabalhadores apontam que a unidade do bairro Camargos não vai comportar o remanejamento. “Na base do Anel, os trabalhadores precisam fazer revezamento para utilizar o vestiário porque ele não comporta todo mundo. Agora imagina se deslocar mais 100 trabalhadores para lá”, ressaltou o diretor do Sindieletro Jairo Nogueira.

Durante a audiência os trabalhadores também afirmaram que estão sofrendo coações da empresa por lutarem contra o fechamento da unidade. A gestão ameaçou descontar da folha de pagamento dos eletricitários o tempo que eles passaram em assembleia para debater o tema. Além das coações os trabalhadores também temem ser dispensados após o fechamento da unidade.

Apesar de convidado, o presidente da Companhia, Cledorvino Belini não compareceu à audiência e não justificou a ausência. O que foi extremamente questionado pelos trabalhadores e parlamentares “Eu não consigo acreditar que com equipe de gestão deste tamanho não haja ninguém que possa vir debater sobre um assunto tão relevante para os trabalhadores e para Minas Gerais. Não é a primeira vez que o presidente se ausenta do debate aqui na Assembleia”, denunciou a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT).

O prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Adriano Marques (Patriota), que também esteve na audiência, afirmou que o município já sofre os impactos com a extinção da unidade da Cemig na cidade, que foi vendida recentemente. Agora, o gestor teme pelo fechamento da unidade São Gabriel. “Nossos trabalhadores já foram remanejados para o São Gabriel e agora vão para mais longe ainda. Nós já percebemos que o tempo de atendimento aumentou e agora pode piorar ainda mais. Nos preocupa, por exemplo,  o caso do hospital  que se ficar muito tempo sem energia coloca a vida de pessoas em risco e também as granjas da região que se forem prejudicadas vão trazer prejuízos financeiros para região”, destacou.

Privatização parcelada

As vendas de unidades da Cemig tem sido uma prática comum desde a nova gestão da empresa. Segundo o Sindicato dos Eletricitários mais de 50 unidades foram fechadas no último período. “Ele está passando a perna nos deputados, na ALMG. Ele está vendendo a CEMIG aos poucos. Privatizando sem ter que passar pelo trâmite legal que rege a Constituição do nosso estado”, afirmou Jairo Nogueira, que lembrou ainda que além de encarecer a tarifa para os consumidores, a privatização do setor também coloca a população em risco. Ele citou como exemplo os crimes da Vale em Brumadinho e Mariana que só aconteceram após a empresa ser privatizada.

A justificativa da gestão da CEMIG para encerrar os trabalhos na base são os cortes de custos. No entanto, a manutenção anual da unidade é de aproximadamente R$ 1 milhão, já o lucro que a unidade gera à empresa é de quase R$ 2 bilhões, segundo cálculos do Sindieletro. O sindicato denuncia ainda que a empresa tem realizado um programa de desligamento dos gerentes da empresa, oferecendo um benefício de seis vezes a remuneração dos gerentes, despesa que, segundo o sindicato, garantiria a manutenção da base por pelo menos 25 anos.

O sindicato também questionou a legalidade da venda do imóvel que sedia a base. Para o diretor do Sindieletro, Jairo Nogueira, há indícios de que a venda da unidade seja um esquema de compra casada, já que o valor do imóvel está abaixo do preço de mercado. “Essa é uma localização estratégica, onde será a nova rodoviária de Belo Horizonte. É uma área que muito em breve vai se valorizar, então quem comprar além de pagar um valor menor do que o de mercado ainda pode lucrar muito” afirmou.

Próximos passos

Como encaminhamento da audiência, a Comissão requereu uma visita técnica à unidade, para conversar com os trabalhadores e também uma nova audiência pública, onde o presidente da Cemig será convocado a participar. As datas ainda vão ser divulgadas.

Editado por: Elis Almeida
Tags: cemigprivatizaçaoradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

USO INDEVIDO

Deputados acusam Eduardo Leite de autopromoção com dinheiro público

CONSTRUÇÃO COLETIVA

4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reúne mais de 600 pessoas em Porto Alegre

Greve na educação DF

Greve dos professores no DF evidencia descumprimento do Plano de Educação, revela debate na Câmara distrital

CINEMA

Cine Passeio exibe filme sobre Palestina neste sábado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.