Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Genocídio de povos indígenas

Indígenas cobram justiça por mais um assassinato no Paraná e relatam ameaças

Corpo de Demilson Mendes, de 28 anos, foi encontrado em meio a uma plantação de soja. Ele foi morto a pauladas e pedrada

20.nov.2019 às 18h53
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h53
Curitiba (PR)
Porém.net
Faixa estendida na plantação em que o corpo de Demilson Mendes foi encontrado

Faixa estendida na plantação em que o corpo de Demilson Mendes foi encontrado - Divulgação

Um indígena do povo Avá-Guarani foi assassinado no município de Guaíra, no Oeste do Paraná. O corpo de Demilson Olevar Mendes, de 28 anos, foi encontrado na última quinta-feira (14), em uma plantação de soja, a cinco quilômetros do Tekoha Jevy, onde vivia com a mãe e irmãos. A aldeia é uma das 14 áreas em processo de estudo que aguardam regularização e demarcação entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa.

Segundo informações de familiares de Mendes, a vítima vinha recebendo ameaças de moradores de Guaíra que estariam o acusando de furto de uma bicicleta. A acusação é contestada pelos familiares, uma vez que, por ter um problema físico, Mendes só conseguia andar com muletas e sua bicicleta era adaptada para seu problema. Segundo Analito Ortiz, uma das lideranças do Tekoha Jevy, Mendes foi visto pela última vez em um bar, na quinta-feira (14), por volta das 17h. Lá, ele teria sido abordado por dois rapazes que estavam em uma moto. Cerca de três horas depois, seu corpo foi encontrado em meio a plantação.

Em razão morte do rapaz, um grupo de indígenas da aldeia instalou uma barraca com uma faixa pedindo justiça pelo assassinato, no local onde o cadáver foi encontrado. A manifestação dos Avá-Guarani teve uma retaliação imediata. Os indígenas acusam o fazendeiro que arrendou a área de ameaçar os Guarani e colocar fogo na faixa e na barraca instalada na plantação.

Ainda conforme os indígenas, o fazendeiro teria apontado uma arma para duas pessoas que estavam no local. O fato foi registrado em boletim de ocorrência. A morte de Demilson Olevar Mendes está sendo investigada pela Polícia Civil. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul também acompanham o caso.

Morosidade acirra violência

O assassinato de mais um indígena no Paraná evidencia o principal problema encontrado pelas comunidades tradicionais no estado: a morosidade na regularização de terras. Existem 40 áreas na mesma situação que o Tekoha Jevy no Paraná, sendo 14 delas somente nos municípios de Guaíra e Terra Roxa. Atualmente, são 17 terras demarcadas no estado, onde habitam cerca de 10 mil indígenas divididos em três povos: Guarani, Kaigang e Xetá.

Diferentes dos povos do norte do país, que sofrem com a invasão de suas terras já demarcadas, os indígenas no sul do país vivem em pequenas áreas degradadas, sem condições mínimas de estrutura, saneamento básico, água potável e muitos deles em estado de fome e sem perspectivas de futuro. São pequenos aldeamentos ou ocupações em margens de fazendas ou beiras de estradas.

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Unidas

Mulheres negras promovem ato político por justiça social em Copacabana

JULHO DAS PRETAS

‘Escrevo pra existir’: Jô Freitas e a literatura que transforma a periferia

Cultura

Atores brasileiros defendem regulamentação de plataformas de streaming

Faísca na pradaria

Premiê Li Qiang critica individualismo tecnológico e defende construção coletiva de conhecimento sobre Inteligência Artificial

arma de guerra

‘A fome é a intenção’: 85 crianças já morreram de inanição em Gaza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.