Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

MEMÓRIA

Artigo | Teatro de Arena, uma experiencia de resistência

Localizado nos altos do Viaduto Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre, teatro completa 52 anos neste 17 de outubro

17.out.2019 às 16h16
Porto Alegre (RS)
Walmaro Paz
Local foi um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar

Local foi um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar - Foto: Divulgação/André Furtado/Sedac

Há 52 anos, o operário e ator Jairo Andrade inaugurava o seu sonho e fruto de seu trabalho duro com outros companheiros, como o Câncio Gomes. Nascia o Teatro de Arena de Porto Alegre, no porão do edifício Duque de Caxias, com entrada nas escadarias do viaduto. Foi na noite chuvosa de 17 de outubro de 1967 com a peça o  “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. Paralelamente havia a exposição de desenhos de Marlene Fuser, pintora e atriz. O grupo que literalmente construiu a casa de espetáculos foi o Grupo de Teatro Independente (GTI), fundado um ano antes por Jairo Andrade e uma turma de formandos do Centro de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Jairo mudou-se para a capital gaúcha no início dos anos 60. Foi operário da Springer Admiral, gráfico e cursou o CAD, onde resolveu com um grupo de colegas fazer teatro profissional no estado. Até então, as peças de teatro apresentadas em Porto Alegre vinham, em sua maioria do eixo Rio/São Paulo. Só um grupo de estudantes havia tentado a experiência no Teatro de Equipe.

Conheci o GTI em 1965, em São Borja, quando eles estiveram na cidade e apresentaram no Cine-teatro Variedades a peça Farsa da Esposa Perfeita, de Edi Lima. Uma comédia de um autor gaúcho. O fracasso de bilheteria foi grande, mas a turma não desistiu.

Em 1966, eu estudava do último ano do clássico no Colégio Rosário e reencontrei o grupo. Entre eles estava o José Kazapi Neto, que havia sido meu colega de internato no Colégio Champagnat. Ele me convidou para experimentar a aventura de ser ator. Não tive dúvidas e aceitei um papel em Ratos e Homens de John Steinbeck, dirigido por Noé Sandino. Tive a honra de contracenar com Araci Esteves, Hamilton Braga, Antônio Carlos Sena, André Capelo, Câncio Vargas, José Kazapi, Mário Xavier da Costa, Valpir da Silva e Airton Marques. Jairo era o produtor, Alba Rosa a assistente de direção, Aníbal Damasceno Ferreira fez a sonoplastia com música de José Gomes e um cenário composto por praticáveis fora criado por Avatar Morais. Os ensaios eram realizados no Clube de Cultura, na Rua Ramiro Barcelos, e a apresentação foi no Teatro São Pedro, em abril de 1966. Uma temporada de 20 dias. Feita a experiência tive que me submeter a uma cirurgia e afastei-me do grupo.

No início de 1967, as obras para a construção do Arena no porão já haviam começado e eu reencontrei os amigos, já estava cursando Filosofia na UFRGS e militando ativamente no movimento estudantil, mas ajudei os amigos como foi possível. Até a inauguração do porão.

Acompanhei de perto a produção das peças que eram criticas e serviam de enfrentamento da ditadura. Uma que me impressionou foi “Os Fuzis da Senhora Carrar”, de Bertolt Brecht. O Jairo conseguiu armas de verdade com um amigo da Brigada Militar. Outra foi Tiradentes, em seguida Cordélia Brasil. Belos textos de autores críticos. Sempre teve problemas sérios com a censura que proibia as encenações depois de todo o gasto com a montagem, ameaças do CCC (Comando de Caça aos Comunistas), mas contava com o apoio das forças populares.

Mesmo assim o grupo resistiu e o velho porão está fazendo hoje novamente aniversário. Tenho muito orgulho de ter participado de uma pequena ponta desta história.  

* Jornalista e um dos fundadores do Teatro de Arena 

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilidade

Prevista para 2025 após 17 anos de atraso, entrega do BRT em Belém (PA) ainda gera desconfiança

Pirotecnia

Réu no STF por golpe de Estado, Bolsonaro desafia Justiça e encena campanha para 2026 em ato na Paulista

Ensino superior

Inscrições para segundo semestre do Prouni começam nesta segunda (30); veja regras

GUERRA SEM FIM

Rússia lança o maior ataque contra a Ucrânia, afirma Kiev

Cenário

Datafolha: rejeição a STF chega a 91% entre eleitores do PL de Bolsonaro; entre petistas, índice é de 36%

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.