Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Saúde

Apelo

Representação exige retirada de brasileiros de Wuhan, epicentro do novo coronavírus

Documento endereçado ao Itamaraty foi protocolado pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP)

02.fev.2020 às 16h45
São Paulo (SP)
Redação
01-02-10 -HOSPITAL WUHAN-HECTOR RETAMAL-AFP

Sala de espera em um hospital de Wuhan, 24 de janeiro de 2020 - AFP / Hector Retamal

O apelo dos brasileiros para que sejam retirados de Wuhan, epicentro do novocoronavírus, na China, foi reforçado neste sábado (01) pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). 

O ex-ministro da Saúde protocolou uma representação endereçada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) na qual exige a “imediata retirada” de um grupo de cidadãos brasileiros residentes na cidade, sob pena de responsabilização administrativa e penal. 

O documento é acompanhado de uma carta-aberta assinada pelos brasileiros. 

“Importante dizer que, uma vez estarem eles em perfeitas condições de saúde até este momento, qualquer alteração neste quadro será de inteira responsabilidade de vossa Excelência e do Presidente da República”, diz um trecho da representação. 

Padilha questiona o posicionamento do governo brasileiro, que tem descartado a ideia de repatriação. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, no dia 28 de janeiro, ao referir-se a uma família que estaria na região, que a retirada do país não seria oportuna.

“Não seria oportuno retirar de lá, com todo respeito. Pelo contrário. Não vamos colocar em risco nós aqui por uma família apenas”, disse na ocasião. 

Segundo Padilha, a frase revela “absoluto desprezo pela condição de saúde das pessoas e ignorância” por parte do presidente.

“Para o país é melhor trazer esses cidadãos, e assim poder realizar e acompanhar as chamadas medidas de bloqueio, tanto de avaliação física e clínica, quanto de possibilidade de transmissão, uma vez que os órgãos de saúde do país terão mais informações sobre cada um delas e locais onde estarão”, diz um trecho do documento. 

Na última sexta-feira (31), Bolsonaro afirmou que o governo estuda estratégias para trazer os brasileiros que vivem na China e querem retornar ao país. Mas, segundo ele, é preciso resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários.    

“Custa caro um voo desses. Na linha, se for fretar um voo, acima de US$ 500 mil o custo. Pode ser pequeno para o tamanho do orçamento brasileiro, mas precisa de aprovação do Congresso”, disse o presidente.

O deputado também ressalta na representação que o Brasil é um dos únicos países que, mesmo diante da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), continua sem qualquer plano de ação não apenas para solucionar a situação dos brasileiros residentes em Wuhan, como para prevenir o problema internamente.

“A recomendação da OMS não deixa quaisquer dúvidas quanto a responsabilidade dos mandatários de todos os países em traçar ações e estratégias de prevenção e enfrentamento”, aponta o documento. 

Apelo para sair da China

O apelo de um grupo de brasileiros que vivem na cidade de Wuhan foi registrado em vídeo publicado no YouTube neste domingo (2). Na gravação, eles se revezam na leitura de trechos de uma carta-aberta destinada ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministros das Relações Exteriores Ernesto Araújo.

No vídeo, eles lembram que operações de evacuação já foram realizadas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território brasileiro.

"No momento em que essa carta está sendo escrita, não há, entre nós, quaisquer casos de contaminação comprovada ou até mesmo sintomas de infecção por coronavírus", diz um trecho da carta.

Assista ao vídeo

Mortes

Desde a primeira identificação do vírus, em dezembro, mais de 300 pessoas morreram por causa da doença. A maioria das pessoas estava na província de Hubei, em Wuhan. Mais de 14 mil pessoas foram infectadas.

Neste domingo, 2, a primeira morte fora da China foi confirmada: um homem de 44 anos morreu nas Filipinas após ser infectado. Ele havia viajado de Wuhan às Filipinas via Hong Kong.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, existem 16 casos suspeitos. Nenhum foi confirmado.

A reportagem solicitou ao Planalto e ao Ministério das Relações Exteriores posicionamento sobre o apelo dos brasileiros para que sejam retirados da China, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Leia aqui a representação na íntegra.

Editado por: Geisa Marques
Tags: bolsonarochinasaúde
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

LEI

Pessoas com deficiência terão cotas no ensino técnico e superior de SP

RECUPERAÇÃO

Bolsa de Valores de Caracas é uma das mais valorizadas do mundo em 2025 

Crise

Taxação de Trump trava exportações brasileiras e deixa toneladas de mel e peixe encalhadas

FEMINICÍDIO ZERO

Em audiência com ministra das Mulheres, Eduardo Leite se compromete com instalação da Casa da Mulher Brasileira

Hostilidade

EUA anunciam novas sanções contra Cuba em meio a tensões diplomáticas crescentes

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.