Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

GOLPE

EDITORIAL | Corrupção versa com educação?

Os ataques à nossa frágil democracia foram intensificados a partir de 2016

04.fev.2020 às 09h43
Recife
Redação

Em 2019 acompanhamos os ataques do governo federal a educação pública - Latuff

A história do Brasil é repleta de conjunturas onde a corrupção é acusada pelos problemas econômicos e pela ineficiência dos serviços públicos, dentre outras mazelas que acometem a sociedade. 

Os ataques a nossa frágil democracia foram intensificados a partir de 2016 através de campanhas promovidas por setores do judiciário e camadas da classe dominante que incitavam o povo brasileiro a acabar com corrupção. 

Passados quatro anos, a derrubada de uma presidenta legitimamente eleita e a eleição um presidente que evoca o seu histórico de 30 anos de política sem cometer atos de corrupção, a Transparência Internacional ao divulgar em 23 de janeiro de 2020 a pesquisa de Índice de Percepção da Corrupção, aponta que o Brasil apresentou em 2019 sua pior nota desde 2012 e caiu da 96ª para a 105ª posição. 

Dentre os critérios considerados para a construção do parecer estão o desvio de recursos públicos e a habilidade dos governos em conter a corrupção, promovendo através de políticas públicas a diminuição das desigualdades sociais e a garantia de direitos para toda a população.

No entanto, o que se intensifica no Brasil atualmente é o alto índice de desemprego e o desmonte dos sistemas de garantias de direitos para a classe trabalhadora. Nesse pacote encontra-se a Emenda Constitucional 95 que, dentre outras determinações, congela o investimento em políticas sociais para os próximos 20 anos. 

Dentre os danos que essas medidas desencadeiam, está a precarização do já frágil sistema de educação brasileiro, pois inviabiliza a vinculação de impostos para a implementação do direito humano a educação conforme garante a CF de 1988.

Em 2019 acompanhamos os ataques do governo federal a educação pública, pois em tempos de reestruturação produtiva do capital a educação é disputada como mercadoria. Semelhante ao ano passado, o nascente ano de 2020 exige da sociedade brasileira a luta em defesa da educação pública o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) corre risco de não ser garantido a partir de 2021. 

O Fundeb além de versar sobre quais os impostos e responsabilidades dos entes federados na garantia da educação também dispõe sobre as regras de investimentos, buscando assim garantir critérios de equidade mediante as diversas realidades econômicas e políticas no território brasileiro. 

Como resultados da interrupção do fundo, apontamos o desvio de recursos públicos da educação para áreas que os governos considerem mais estratégicas e, consequentemente, na atual conjuntura a intensificação da fragilização das instituições democráticas.

Para fazer frente a mais essa ameaça à construção da soberania popular é de importância fundamental a mobilização da sociedade brasileira para a garantia de políticas educacionais baseadas na equidade, no desenvolvimento humano, no fortalecimento da democracia e no enfrentamento a todas as formas de opressão e desigualdade, dentre essas a corrupção, que é inerente ao sistema capitalista.

Editado por: Monyse Ravena
Tags: bolsonaroeditorialeducaçãogolpepernambuco
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIREITO SOCIAL

Coalizão defende regulamentação e ampliação da licença-paternidade para pelo menos 30 dias

LUTA

‘Quem pensa que luta de classes acabou, vá ver o que entregadores estão fazendo’, diz sociólogo Ricardo Antunes

REMOÇÃO

Operação da prefeitura retira pessoas em situação de rua de área central de SP; próximos dias serão de frio intenso

ARTIGO

Do ‘PL da Devastação’ à Lei da Contenção de Danos 

DIÁLOGO

Putin liga para Lula para conversar sobre diálogo da Rússia com os EUA e guerra na Ucrânia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.