A FestiPoa Literária realiza mais uma edição do ciclo Nossas Escrevivências – Ciclo de Leituras Negras Femininas, voltado à valorização da literatura produzida por autoras negras. A atividade está com inscrições abertas e acontece entre os dias 7 de abril e 5 de maio, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 21h, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com entrada gratuita e aberta ao público.
O ciclo antecipa parte da programação da 14ª edição da FestiPoa Literária, prevista para maio, e oferece quatro encontros híbridos para leitura e debate de obras de autoras como Dalva Maria Soares, Marilene Felino, Eliana Alves Cruz e Maria Rita Py Dutra. As mediações serão feitas pelas professoras Dedy Ricardo, Fernanda Oliveira e Lara Cornélio, pela psicóloga e escritora Dóris Soares e pela diretora teatral Silvana Rodrigues.

A avitidade é uma parceria do coletivo Atinukés, que estuda, apoia e fomenta o pensamento de mulheres negras, e o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds) da Ufrgs.
“Escrevivência”
Inspirada no conceito de “escrevivência”, cunhado por Conceição Evaristo, a proposta busca relacionar as obras com diferentes campos do conhecimento e discutir seu uso como ferramenta pedagógica para a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na rede de ensino básica, pública e privada. O ciclo também visa incentivar novas produções literárias negras a partir das reflexões geradas ao longo dos encontros.
Durante as atividades, as mediadoras farão leituras em voz alta de trechos dos livros, acompanhadas de vídeos, imagens e canções relacionadas aos temas abordados. Ao final, o público será convidado a participar de um debate. A modalidade presencial contará com 40 vagas disponíveis.
De acordo com a organização, as linhas mestras do ciclo são conhecer, ampliar e semear a escrita de mulheres negras, cujas narrativas expressam a diversidade emocional, a força de suas personagens e a complexidade humana até então marginalizadas na literatura canônica. As obras escolhidas desafiam estereótipos e revelam a excelência literária dessas autoras, reforçando a urgência de ampliar esses espaços de escuta e valorização.
Serviço
Nossas Escrevivências: Ciclo de Leituras Negras Femininas na FestiPoa Literária
De 7 de abril a 5 de maio, segundas-feiras, das 18h30 às 21h
Auditório Araucária, do Centro Cultural da Ufrgs – R. Eng. Luiz Englert, 333 – bairro Farroupilha, Porto Alegre
Entrada franca
Programação:
07 de abril – Dalva Maria Soares – Do menino (Dedy Ricardo e Dóris Soares)
14 de abril – Marilene Felinto – As mulheres de Tijucopapo (Dedy Ricardo e Silvana Rodrigues)
28 de abril – Eliana Alves Cruz – Nada de ti (Dóris Soares e Fernanda Oliveira)
05 de maio – Maria Rita Py Dutra – Os problemas de Júnior. (Lara Cornélio e Dóris Soares)
Inscrições pelo link https://goo.su/TxZtRmH
