Estreia em Porto Alegre (RS), nesta terça-feira (8), a exposição fotobiográfica Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, que também contará com um seminário, nesta terça e quarta-feira (9) – das 17h às 21h. Os eventos ocorrerão no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e com entrada gratuita. A mostra poderá ser visitada até 16 de maio.
O projeto é uma homenagem aos 90 anos do nascimento de Lélia Gonzalez e resgata a vida e obra da escritora e ativista, com uma série de atividades. A iniciativa passará por sete capitais brasileiras em 2025, tendo percorrido por Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Em junho, encerra em Belém (PA).
Além da abertura da mostra educativa, o público poderá assistir na terça-feira a um documentário sobre a trajetória de Lélia, e que dará início às palestras, que reunirão professoras, estudiosas, intelectuais e ativistas dos movimentos negros e de mulheres.

O programa da Fundação Banco do Brasil, produzido pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), consiste na apresentação do seminário e da exposição Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas. Em Porto Alegre (RS), a iniciativa contou com o apoio da Ufrgs, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão.
Luta Antirracista e Antissexista
Referência mundial do feminismo negro e uma das maiores pensadoras do Brasil, sendo pioneira no debate público acerca de raça e gênero, Lélia terá sua contribuição intelectual revisitada de modo didático, por meio do Projeto Memória. Serão alcançadas mais de 24 mil pessoas, em atividades presenciais, com um público de mais de 14 mil estudantes das redes públicas de ensino.
No contexto das atividades, foi produzido um documentário sobre Lélia Gonzalez, com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas, para garantir a participação de todos os públicos. O filme, de 32 minutos, será exibido nas grades de programação de TVs públicas, comunitárias, universitárias e legislativas.
Completam o Projeto Memória a edição de um livro fotobiográfico em formato de e-book, audiobook e em formato pdf gratuito e online. Na ocasião, também será apresentado o Almanaque Pedagógico sobre Lélia Gonzalez, uma ferramenta educacional abrangente e inovadora, sugerindo recursos educacionais acessíveis para professores, educadores e alunos de todos os níveis de ensino.
Serviço
Projeto Memória – Seminário Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas
Data: 8 e 9 de abril de 2025
Horário: 17h às 21h
Local: Auditório Jacarandá – Centro Cultural da Ufrgs – Campus Centro Endereço. Rua Eng. Luiz Englert, 333, Bairro Farroupilha, Porto Alegre
Projeto Memória – Exposição fotobiográfica Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas
Data: 8 de abril a 16 de maio de 2025
Horário: seg à sexta 9h às 18h
Local: Espaço Paineira – Centro Cultural da UFRGS – Campus Centro Endereço. Rua Eng. Luiz Englert, 333, Bairro Farroupilha, Porto Alegre
