Condenada por corrupção na terça-feira (15), a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chegou à Base Aérea de Brasília por volta do meio-dia desta quarta (16), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela recebeu salvo-conduto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para viajar ao Brasil com seu filho.
Na noite de terça-feira (15), a presidente do Peru, Dina Boluarte, autorizou que Heredia recebesse asilo diplomático no Brasil.
“A Embaixada do Brasil no Peru comunicou que, em respeito à Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual ambos os Estados são partes, decidiu conceder asilo diplomático a Nadine Heredia Alarcón e seu filho menor Samin Mallko Ollanta Humala Heredia”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores peruano em um comunicado.
Heredia e o ex-presidente Ollanta Humala foram condenados a 15 anos de prisão por corrupção ligada a um escândalo global envolvendo o grupo de construção brasileiro Odebrecht, que pagava subornos a políticos.
Os dois foram considerados culpados de receber contribuições ilegais da Odebrecht e do governo venezuelano em duas campanhas presidenciais. Humala foi levado sob custódia na sala do tribunal após a leitura do veredito e preso em uma base policial. Seus advogados disseram que entrarão com um recurso contra sua condenação.
Um juiz ordenou a prisão de Heredia, que não compareceu à audiência de sentença e, em vez disso, foi à embaixada brasileira em Lima.
*Com AFP