Ouça a Rádio BdF

‘Papa Francisco nos ensinou que não se expulsa ninguém’, diz Padre Julio sobre Favela do Moinho em São Paulo

Pároco criticou ação do governo de Tarcísio de Freitas de remoção de famílias da última comunidade do centro de SP

Certo dia à tarde, padre Julio Lancellotti foi surpreendido por uma ligação internacional, do Vaticano. Era Papa Francisco respondendo as cartas que havia recebido dele, coordenador da Pastoral do Povo de Rua e referência no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade do centro de São Paulo (SP).

“Quando ele me ligou, ele disse, ‘Eu sei por tudo que você passa, eu sei as dificuldades que você tem, eu sei tudo que acontece com você, eu queria te dizer: não desanime’”, lembra padre Julio, em entrevista ao Conversa Bem Viver desta quarta-feira (23).

Papa Francisco fazia referência às diversas ameaças que o padre recebe na execução de seu trabalho, incluindo projetos de lei que tentavam criminalizar as ações diárias de acolhimento à população em situação de rua.

Padre Julio diz estar sentido e abalado com a despedida do pontífice, mas confiante que o legado dele persevera, e a sucessão do líder da igreja católica será feita tendo em vista tudo que Papa Francisco construiu ao longo dos 12 anos de mandato.

Na entrevista, o religioso comentou sobre o processo de remoção das famílias da Favela do Moinho, a última remanescente do centro da cidade, por parte do governo do estado.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende transformar o local num parque, o que faz parte do projeto de trazer a sede do governo para a região central da capital paulista.

“Uma coisa clara que o Papa Francisco nos ensinou, [é que] não se expulsa ninguém, não se remove as pessoas, as pessoas têm que estar no nosso coração”.

“A sede do governo é o coração do povo. A sede do governo não é um prédio. A sede do governo tem que ser o coração amoroso de quem governa e que todos os que são governados sejam tratados com respeito, com bondade e com dignidade na defesa dos direitos humanos”, acrescentou Julio Lancellotti.

Confira a entrevista na íntegra

Como o senhor recebeu a morte do Papa?

Eu acordei às 4 horas da madrugada e logo entrei nas redes digitais e vi. Realmente, eu fiquei atônito, porque domingo nós tínhamos visto o Papa andando na Praça de São Pedro, no Papamóvel, embora bastante fragilizado. Mas a gente vê que era um desejo dele estar junto do povo.

Então, embora soubéssemos da fragilidade e do tempo que ele estava passando, nos causou um grande impacto pela estatura moral, ética, religiosa do Papa Francisco.

É um momento de dor, de sofrimento, de tristeza de saber que ele estava concluindo o seu pontificado e sua caminhada aqui na terra conosco.

Foi um desejo dele estar presente na páscoa, contrariando as orientações médicas…

Sim, isso que a gente tem visto nas informações, que a própria equipe médica tinha dito para ele não fazer isso. E ainda assim ele fez, porque ele viu aquela multidão na Praça de São Pedro e quis acenar ao povo.

Me chamou muita atenção que foi a primeira vez que ele não disse ‘rezem por mim’. Ele sempre dizia no final, e essa foi a única vez que ele não disse isso. Parece que era uma despedida mesmo.

Foi, assim, um ato heróico martirial dele de dar a vida para aquele povo e como ele deixou no Testamento pela paz no mundo.

O senhor acredita que ele é um marco na história da igreja católica?

Em alguns aspectos, sim. Por exemplo, o primeiro Papa Jesuíta. Nunca tivemos um Papa Jesuíta; o primeiro Papa latinoamericano, nunca tínhamos tido um Papa latinoamericano; e o primeiro Papa com o nome de Francisco.

E também o Papa com a preocupação da ecologia; o Papa que criticou o sistema do individualismo, do neoliberalismo.

Então ele tem aspectos únicos, como um Papa pastoral, como um Papa do povo, como um Papa que sabe falar a língua do povo, que fala o que o povo entende, então é de um valor muito grande.

É impossível, mesmo daqui a mil anos, estudar a história da igreja sem ter um capítulo muito especial chamado Francisco, o misericordioso.

O senhor teme que na sucessão papal o novo nome não leve adiante o legado de Francisco?

Eu acredito muito que os cardeais que agora vão se reunir em Roma para os funerais, para as congregações gerais e depois o conclave, onde são feitos os escrutínios, vão fazer um discernimento.

Esse discernimento não é descolado da história, nem da realidade. Ninguém faz discernimento com os pés na lua, faz discernimento com os pés no chão.

Uma questão importante que o Papa Francisco fez foi internacionalizar de uma maneira muito forte o colégio de cardeais.

Então hoje nós temos cardeais que representam povos e nações que nunca estiveram num conclave.

Há países que nunca tiveram cardeais como o Haiti, por exemplo, como países pequenos da Ásia, e o Papa Francisco multiplicou essa face multiforme da igreja garantindo voz para quem não tinha voz, garantindo presença para quem não tinha presença.

Eu acho que será um conclave muito mais pluralista, com muito mais diferenças presentes, mas todos unidos, numa mesma fé, no mesmo propósito de responder o melhor para a igreja neste momento, e o melhor para a igreja neste momento é aquilo que Jesus pediu: continuar sendo misericordioso.

Como foi seu contato com o Papa?

Eu mandei muitas cartas para o Papa Francisco, inclusive muitas fotografias da nossa convivência com os moradores de rua.

Eu não fui pessoalmente levar, mas um padre amigo aqui de São Paulo, o padre Baronto, levou para o Papa Francisco.

Ele achou que o Papa estava com pressa e foi virando rapidamente as fotos, então, o Papa falou, “Não, não, não, eu quero ver uma foto por vez.” E perguntou,”Mas quem é esse? O que eles estão fazendo aqui? Onde é esse lugar? Onde está o padre?”

E o Papa Francisco disse, “Essa é a igreja que eu quero, padre na rua, junto com os pobres”.

E quando ele me ligou, ele disse, “Eu sei por tudo que você passa, eu sei as dificuldades que você tem, eu sei tudo que acontece com você, eu queria te dizer: não desanime.”

E ele me fez uma pergunta, eu sempre repito isso, que só um jesuíta faz, ele perguntou “Como é o teu dia?”

E eu fui explicando pra ele desde o começo a missa, toda amanhã, a convivência com os irmãos de rua, e ele falou, “É isso mesmo, conviva com os pobres, coma junto com eles, partilhe a tua vida com eles. E diga aos moradores de rua que eu rezo muito por eles, e que eles rezem por mim também.”

E também ele mandou o solidéu, que o pessoal chama de chapeuzinho do Papa, e falou, “leve como meu toque de carinho de quem tocar estar apertando minha mão”.

Como o senhor está vendo esse processo de remoção da Favela do Moinho, em São Paulo, e essa intenção do governo de levar a sede do governo do estado ao centro da capital?

A questão é saber onde serão essas moradias. E uma coisa clara que o Papa Francisco nos ensinou, não se expulsa ninguém, não se removem as pessoas, as pessoas têm que estar no nosso coração.

A sede do governo é o coração do povo. A sede do governo não é um prédio. A sede do governo tem que ser o coração amoroso de quem governa e que todos os que são governados sejam tratados com respeito, com bondade e com dignidade na defesa dos direitos humanos.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS); Rádio Cantareira (SP); Rádio Keraz; Web Rádio Studio F; Rádio Seguros MA; Rádio Iguaçu FM; Rádio Unidade Digital ; Rádio Cidade Classic HIts; Playlisten; Rádio Cidade; Web Rádio Apocalipse; Rádio; Alternativa Sul FM; Alberto dos Anjos; Rádio Voz da Cidade; Rádio Nativa FM; Rádio News 77; Web Rádio Líder Baixio; Rádio Super Nova; Rádio Ribeirinha Libertadora; Uruguaiana FM; Serra Azul FM; Folha 390; Rádio Chapada FM; Rbn; Web Rádio Mombassom; Fogão 24 Horas; Web Rádio Brisa; Rádio Palermo; Rádio Web Estação Mirim; Rádio Líder; Nova Geração; Ana Terra FM; Rádio Metropolitana de Piracicaba; Rádio Alternativa FM; Rádio Web Torres Cidade; Objetiva Cast; DMnews Web Rádio; Criativa Web Rádio; Rádio Notícias; Topmix Digital MS; Rádio Oriental Sul; Mogiana Web; Rádio Atalaia FM Rio; Rádio Vila Mix; Web Rádio Palmeira; Web Rádio Travessia; Rádio Millennium; Rádio EsportesNet; Rádio Altura FM; Web Rádio Cidade; Rádio Viva a Vida; Rádio Regional Vale FM; Rádio Gerasom; Coruja Web; Vale do Tempo; Servo do Rei; Rádio Best Sound; Rádio Lagoa Azul; Rádio Show Livre; Web Rádio Sintonizando os Corações; Rádio Campos Belos; Rádio Mundial; Clic Rádio Porto Alegre; Web Rádio Rosana; Rádio Cidade Light; União FM; Rádio Araras FM; Rádios Educadora e Transamérica; Rádio Jerônimo; Web Rádio Imaculado Coração; Rede Líder Web; Rádio Club; Rede dos Trabalhadores; Angelu’Song; Web Rádio Nacional; Rádio SINTSEPANSA; Luz News; Montanha Rádio; Rede Vida Brasil; Rádio Broto FM; Rádio Campestre; Rádio Profética Gospel; Chip i7 FM; Rádio Breganejo; Rádio Web Live; Ldnews; Rádio Clube Campos Novos; Rádio Terra Viva; Rádio interativa; Cristofm.net; Rádio Master Net; Rádio Barreto Web; Radio RockChat; Rádio Happiness; Mex FM; Voadeira Rádio Web; Lully FM; Web Rádionin; Rádio Interação; Web Rádio Engeforest; Web Rádio Pentecoste; Web Rádio Liverock; Web Rádio Fatos; Rádio Augusto Barbosa Online; Super FM; Rádio Interação Arcoverde; Rádio; Independência Recife; Rádio Cidadania FM; Web Rádio 102; Web Rádio Fonte da Vida; Rádio Web Studio P; São José Web Rádio – Prados (MG); Webrádio Cultura de Santa Maria; Web Rádio Universo Livre; Rádio Villa; Rádio Farol FM; Viva FM; Rádio Interativa de Jequitinhonha; Estilo – WebRádio; Rede Nova Sat FM; Rádio Comunitária Impacto 87,9FM; Web Rádio DNA Brasil; Nova onda FM; Cabn; Leal FM; Rádio Itapetininga; Rádio Vidas; Primeflashits; Rádio Deus Vivo; Rádio Cuieiras FM; Rádio Comunitária Tupancy; Sete News; Moreno Rádio Web; Rádio Web Esperança; Vila Boa FM; Novataweb; Rural FM Web; Bela Vista Web; Rádio Senzala; Rádio Pagu; Rádio Santidade; M’ysa; Criativa FM de Capitólio; Rádio Nordeste da Bahia; Rádio Central; Rádio VHV; Cultura1 Web Rádio; Rádio da Rua; Web Music; Piedade FM; Rádio 94 FM Itararé; Rádio Luna Rio; Mar Azul FM; Rádio Web Piauí; Savic; Web Rádio Link; EG Link; Web Rádio Brasil Sertaneja; Web Rádio Sindviarios/CUT.

O programa de rádio Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil de Fato. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. A versão em vídeo é semanal e vai ao ar aos sábados a partir das 13h30 no YouTube do Brasil de Fato e TVs retransmissoras: Basta clicar aqui.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.

Veja mais