Ouça a Rádio BdF

Precursora da luta pela terra no Brasil e em toda a América Latina, Ligas Camponesas celebram 70 anos neste domingo (27)

Evento de comemoração acontece na cidade de Vitória de Santa Antão, interior de Pernambuco

O marco de 70 anos do movimento das Ligas Camponesas não é emblemático apenas para a luta pelo direito à terra no Brasil, mas sim em toda a América Latina. Isso porque a desapropriação do Engenho Galiléia, no final da década de 1950, no interior de Pernambuco, é considerada por alguns pesquisadores como a primeira ação pela reforma agrária no continente.

“O Engenho da Galiléia foi a primeira terra expropriada para fins de reforma agrária na história da América Latina. Isso às vezes a gente esquece. Nunca antes na história, em uma propriedade privada, um grande latifúndio havia sido expropriado para ser distribuído entre os próprios camponeses”, defende Raul Julião, bisneto de Francisco Julião um dos articuladores da criação das Ligas e também do processo de desapropriação do terreno.

“Esse mérito, obviamente, é do povo da Galiléia, da Liga dos Camponeses, que é da gestão política que Julião fez”, afirma em entrevista ao programa Conversa Bem Viver desta sexta-feira (25).

Neste final de semana, a família de Julião e Alexina Crespo, esposa que militou lado a lado e protagonizou a luta na América Latina, realiza uma celebração dos 70 anos da criação das Ligas Camponesa.

O evento acontece justamente no assentamento Galiléia, localizado na cidade de Vitória de Santa Antão (PE). Na ocasião, será inaugurada uma placa em homenagem ao movimento que recentemente foi alvo de tiros.

Confira a entrevista na íntegra

Qual a história das Ligas Camponesas?

O que a gente chama de Ligas Camponesas, a princípio, foi um movimento liderado pelo Partido Comunista logo depois do fim do regime Vargas.

No fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Partido Comunista tentou sindicalizar, digamos, de alguma maneira, o campesinato brasileiro que não gozava de absolutamente nenhum dos direitos trabalhistas que o regime Vargas implantou.

Então viviam, de fato, como herdeiros direto do que havia de pior da escravidão. Até hoje se fala disso, da permanência de uma espécie de regime quase feudal no Brasil.

Em 1954, aqui em Pernambuco, no Engenho Galiléia, no que era o Engenho Galiléia, no município de Vitória de Santo Antão, aqui na Zona da Mata, camponeses especificamente desse engenho, começaram a se mobilizar no sentido de fundar uma sociedade de auxílio mútuo.

A princípio queriam, apenas, na verdade, que a prefeitura financiasse os caixões em que os camponeses poderiam ser sepultados, porque até então era um caixão somente que a prefeitura dava, você sepultava aquele camponês num pano e devolvia o caixão para enterrar o próximo.

Era uma ideia muito modesta de demanda, enquanto demanda política mesmo. Mas a questão foi escalonada ao longo do tempo.

Os camponeses chegaram a Francisco Julião, que nesse tempo já era conhecido como advogado de causas dadas como perdidas. Então Francisco assumiu a liderança das Ligas e, junto com Alexina Crespo, e começaram a desenvolver um trabalho de conscientização ideológica dentro do campo, inclusive a respeito de direitos que, pela letra da lei, já estariam garantidos, mas que não eram ofertados de fato.

Nos anos 1960, a demanda já não era apenas onde as pessoas pudessem ser enterradas, a questão era nacional, de fato, mundial inclusive.

A ponto, inclusive, de assustar verdadeiramente os norte-americanos. O Edward Kennedy, um dos irmãos do presidente Kennedy, na época, foi enviado para Galileia para tentar acalmar um pouco os ânimos.

O propósito das Ligas, no sentido da luta pelo acesso à terra, pela reforma agrária, é, de fato, muito pioneiro para o que a gente tem ainda das demandas que existem.

Você tem memórias do seu bisavô?

Meu bisavô faleceu em 1999. Na verdade, nós nunca tivemos contato direto, praticamente. Ele me conheceu, mas eu era muito criança, não é? Eu não tenho memória clara dele, não.

Eu tive o imenso prazer de conviver com minha bisavó, Alexina Crespo. Minha família retornou para o Brasil em 1980 com a anistia e praticamente todos permaneceram morando no Brasil, mas Julião não conseguiu se eleger depois da anistia, então retornou ao México.

Obviamente que a estadia dele no México até a morte é consequência do regime militar, muito embora tenha sido muito depois do fim da ditadura.

Mas veja você que coisa, até hoje a nossa família não tem noção do paradeiro das cinzas de Francisco Julião, então o Brasil também perde um pedaço de sua história.

As cinzas permaneceram no México incógnitas junto com todo o acervo pessoal dele. Nós nunca tivemos acesso a absolutamente nada disso. Numa época em que se fala tanto de procurar, com muita razão, a verdade sobre o que aconteceu com as vítimas do regime militar, essa me parece uma questão bastante fundamental nesse sentido.

De certa forma, a gente poderia dizer que Francisco Julião é um desaparecido político.

Qual a importância da desapropriação do Engenho Galiléia para a reforma agrária no país?

O Engenho da Galiléia foi a primeira terra expropriada para fins de reforma agrária na história da América Latina. Isso às vezes a gente esquece. Nunca antes na história, em uma propriedade privada, um grande latifúndio havia sido expropriado para ser distribuído entre os próprios camponeses.

E esse mérito, obviamente, é do povo da Galiléia, é da Liga dos Camponeses, que é da gestão política que Julião fez.

Uma liderança que não é lembrada, até porque, em vida, nunca fez questão, e que teve uma atuação absolutamente fundamental e independente da atuação de Julião, foi Alexina Crespo, que era a sua esposa, mãe de seus quatro filhos, que, entre outras coisas, exerceu, inclusive, a função de guarda-costas armada de Julião.

Ela esteve em Cuba, fez treinamento de guerrilha para tentar organizar aqui, no Brasil, meios de resistência armada.

Lexina, inclusive, assumiu a Secretaria de Relações Internacionais das Ligas Camponesas, o que gerou o contato pessoal, muito próximo, eu diria inclusive de amizade, com figuras como o Fidel Castro, por exemplo.

Durante o exílio, Alexina foi vizinha do Che Guevara, com quem discutiu inúmeras vezes, tanto a instauração da guerrilha na Bolívia, quanto as possibilidades de resistência no Brasil, que mais tarde vieram se materializando como a resistência urbana de Marighella, que também esteve na casa deles em Cuba.

Alexina foi recebida por Mao Tsé-Tung na Cidade Proibida, foi convidada pela embaixada chinesa em Havana para fazer uma visita de cortesia.

De lá foram convidados à Coreia do Norte em 1962. Imagine, fazia pouquíssimo tempo que a Guerra da Coreia tinha acabado. Ela sempre me relatou que eles encontraram um país realmente destruído e com uma propaganda americana muito forte.

Ela abriu caminho para muita gente, para muitas mulheres naquele momento. Inclusive os próprios camponeses integrantes das Ligas, muitas vezes, tinham resistência de aceitar ela.

Ela, ao lado de Elizabeth Teixeira, são figuras fundamentais para se entender a história da militância camponesa no Brasil, não só da participação de mulheres, mas da luta de forma geral.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS); Rádio Cantareira (SP); Rádio Keraz; Web Rádio Studio F; Rádio Seguros MA; Rádio Iguaçu FM; Rádio Unidade Digital ; Rádio Cidade Classic HIts; Playlisten; Rádio Cidade; Web Rádio Apocalipse; Rádio; Alternativa Sul FM; Alberto dos Anjos; Rádio Voz da Cidade; Rádio Nativa FM; Rádio News 77; Web Rádio Líder Baixio; Rádio Super Nova; Rádio Ribeirinha Libertadora; Uruguaiana FM; Serra Azul FM; Folha 390; Rádio Chapada FM; Rbn; Web Rádio Mombassom; Fogão 24 Horas; Web Rádio Brisa; Rádio Palermo; Rádio Web Estação Mirim; Rádio Líder; Nova Geração; Ana Terra FM; Rádio Metropolitana de Piracicaba; Rádio Alternativa FM; Rádio Web Torres Cidade; Objetiva Cast; DMnews Web Rádio; Criativa Web Rádio; Rádio Notícias; Topmix Digital MS; Rádio Oriental Sul; Mogiana Web; Rádio Atalaia FM Rio; Rádio Vila Mix; Web Rádio Palmeira; Web Rádio Travessia; Rádio Millennium; Rádio EsportesNet; Rádio Altura FM; Web Rádio Cidade; Rádio Viva a Vida; Rádio Regional Vale FM; Rádio Gerasom; Coruja Web; Vale do Tempo; Servo do Rei; Rádio Best Sound; Rádio Lagoa Azul; Rádio Show Livre; Web Rádio Sintonizando os Corações; Rádio Campos Belos; Rádio Mundial; Clic Rádio Porto Alegre; Web Rádio Rosana; Rádio Cidade Light; União FM; Rádio Araras FM; Rádios Educadora e Transamérica; Rádio Jerônimo; Web Rádio Imaculado Coração; Rede Líder Web; Rádio Club; Rede dos Trabalhadores; Angelu’Song; Web Rádio Nacional; Rádio SINTSEPANSA; Luz News; Montanha Rádio; Rede Vida Brasil; Rádio Broto FM; Rádio Campestre; Rádio Profética Gospel; Chip i7 FM; Rádio Breganejo; Rádio Web Live; Ldnews; Rádio Clube Campos Novos; Rádio Terra Viva; Rádio interativa; Cristofm.net; Rádio Master Net; Rádio Barreto Web; Radio RockChat; Rádio Happiness; Mex FM; Voadeira Rádio Web; Lully FM; Web Rádionin; Rádio Interação; Web Rádio Engeforest; Web Rádio Pentecoste; Web Rádio Liverock; Web Rádio Fatos; Rádio Augusto Barbosa Online; Super FM; Rádio Interação Arcoverde; Rádio; Independência Recife; Rádio Cidadania FM; Web Rádio 102; Web Rádio Fonte da Vida; Rádio Web Studio P; São José Web Rádio – Prados (MG); Webrádio Cultura de Santa Maria; Web Rádio Universo Livre; Rádio Villa; Rádio Farol FM; Viva FM; Rádio Interativa de Jequitinhonha; Estilo – WebRádio; Rede Nova Sat FM; Rádio Comunitária Impacto 87,9FM; Web Rádio DNA Brasil; Nova onda FM; Cabn; Leal FM; Rádio Itapetininga; Rádio Vidas; Primeflashits; Rádio Deus Vivo; Rádio Cuieiras FM; Rádio Comunitária Tupancy; Sete News; Moreno Rádio Web; Rádio Web Esperança; Vila Boa FM; Novataweb; Rural FM Web; Bela Vista Web; Rádio Senzala; Rádio Pagu; Rádio Santidade; M’ysa; Criativa FM de Capitólio; Rádio Nordeste da Bahia; Rádio Central; Rádio VHV; Cultura1 Web Rádio; Rádio da Rua; Web Music; Piedade FM; Rádio 94 FM Itararé; Rádio Luna Rio; Mar Azul FM; Rádio Web Piauí; Savic; Web Rádio Link; EG Link; Web Rádio Brasil Sertaneja; Web Rádio Sindviarios/CUT.

O programa de rádio Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, na Rádio Brasil de Fato. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. A versão em vídeo é semanal e vai ao ar aos sábados a partir das 13h30 no YouTube do Brasil de Fato e TVs retransmissoras.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.

Veja mais