O Mosqueteiro Solitário, de Nicolai Schumann, e Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, foram os grandes vencedores do 21º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, maior festival de cinema fantástico da América Latina, que registrou recorde de público ao longo do mês de abril. A cerimônia de premiação, que as mostras competitivas, aconteceu na noite de domingo (27), na Cinemateca Capitólio, no centro da capital gaúcha.
O prêmio de Melhor Filme na mostra competitiva internacional ficou com O Mosqueteiro Solitário, que também levou Melhor Ator (Edward Hogg) e Melhor Fotografia (Bruce Jackson). Na mostra nacional, o destaque foi para Suçuarana, eleito o Melhor Filme brasileiro. Já na Ibero-Americana, o prêmio de melhor filme foi para O Instinto, de Juan Albarracín.

Na categoria Low Budgets Great Films, voltada a produções de baixo orçamento, Lentes de Contato, de Ruiqi Lu, foi o vencedor. Entre os curtas-metragens, Carne Fresca, de Giovani Barros, conquistou o prêmio de Melhor Curta Nacional, enquanto Tinkerhell, de Noah Sterling, e Help, I’m Alien Pregnant, de Thunderlips, levaram os prêmios internacionais de animação e live-action, respectivamente.
Mais de 200 filmes
O 21º Fantaspoa bateu recorde de público em 2025, reunindo cerca de 14 mil espectadores nas atividades presenciais e alcançando aproximadamente 500 mil visualizações na etapa online. Durante 19 dias de programação, o festival exibiu mais de 200 filmes em cinco espaços culturais de Porto Alegre: Cinemateca Capitólio, CineBancários, Cinemateca Paulo Amorim, Instituto Ling e Sala Redenção.
Além das sessões de cinema, o Fantaspoa promoveu 41 debates, sete masterclasses, três sessões musicadas e duas festas. No ambiente virtual, 99 curtas-metragens foram disponibilizados gratuitamente pela plataforma Darkflix+, ampliando ainda mais o alcance do evento.
Reprise dos filmes vencedores
O público terá ainda uma nova oportunidade para assistir a alguns dos filmes premiados da edição. O CineBancários reprisa cinco longas, nos dias 29 e 30 de abril. Confira a programação:
Terça, 29 de abril
15h – Suçuarana (Melhor filme da Mostra Nacional)
17h – Os Perigos da Viagem no Tempo (Melhores efeitos especiais da Mostra Competitiva Internacional)
19h – O Mosqueteiro Solitário (Melhor filme da Mostra Competitiva Internacional)
Quarta, 30 de abril
15h – Cagados de Medo (Melhor filme da categoria Mostra Madrugadão)
17h – Dead Mail (Melhor direção da Mostra Competitiva Internacional)
