O governo Lula anunciou dois dias de celebração da bicicleta como ferramenta para melhorar a vida urbana e enfrentar a crise climática. Na tarde de 2 de junho haverá uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, alusiva ao Dia Mundial de Bicicleta, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2018, que é comemorada em 3 de junho. O requerimento da sessão foi do deputado Juninho do Pneu, integrante da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Bicicleta.
Já no Dia Mundial da Bicicleta, o modo ativo de transporte será tema de duas oficinas conduzidas pela Coordenação Geral de Regulação de Mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades. Foram convidadas todas as pessoas representantes das 77 instituições que receberam o Selo Bicicleta Brasil 2024 por terem projetos habilitados à concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil 2024. O selo é um reconhecimento pelas ações de incentivo ao uso da bicicleta, não só como transporte, mais também como promotora de bem estar em centros urbanos. O Jornal Bicicleta é uma delas.
Pela manhã, o tema da primeira oficina será a Bicicleta no Plano Clima. O governo do presidente Lula incluiu o incentivo ao transporte ativo como parte das ferramentas que o Brasil vai adotar para enfrentar a emergência climática. Assim, bicicleta e também a caminhada constam oficialmente da política pública nacional que deve cortar em 50% a emissão de gases do efeito estufa do setor de transporte até 2030 e zerar essa emissão até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris.
No período da tarde, a oficina Acelerando Iniciativas vai proporcionar que os participantes recebam ajuda especializada de startups com foco em inovação em políticas públicas para melhorarem ou idealizarem novos projetos de incentivo ao uso da bicicleta.
De noite, acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio Bicicleta Brasil 2024, um evento que deveria ter acontecido no final do ano passado, mas foi suspenso devido a entraves burocráticos. É esperada a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho e de outras autoridades ligadas ao Ministério do Meio Ambiente.
Essa é uma grande vitória do cicloativismo, pois além da entrega dos troféus e certificados para os três primeiros lugares nas seis categorias, será anunciado o edital da segunda edição do Prêmio Bicicleta Brasil, que se consolida como parte importante do Programa Bicicleta Brasil, instituído pela Lei nº 13.724, de 4 de outubro de 2018 , com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, a ser implementado em todas as cidades com mais de vinte mil habitantes, visando contribuir para a melhoria das condições de mobilidade urbana em território nacional.