As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 abriram nesta segunda-feira (26). O prazo vai até o dia 6 de junho e vale tanto para quem vai se inscrever pela primeira vez quanto para quem já teve a taxa de inscrição isenta. O processo deve ser feito pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame traz mudanças para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública, que estarão automaticamente pré-inscritos, e para quem tem mais de 18 anos, que poderá usar a nota do Enem como certificação do ensino médio.
A maior parte dos estudantes fará as provas em 9 e 16 de novembro. Em alguns municípios do Pará que receberão a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a aplicação será em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Confira as principais informações:
Como se inscrever no Enem 2025?
As inscrições devem ser feitas na Página do Participante: enem.inep.gov.br/participante
Mesmo quem conseguiu a isenção da taxa (como estudantes da rede pública de baixa renda) precisa se inscrever para fazer a prova.
Quanto custa a inscrição?
- Valor: R$ 85
- Formas de pagamento: boleto, pix ou cartão de crédito
- Prazo para pagar: até 11 de junho
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.
Quando serão aplicadas as provas?
- 9 de novembro (domingo):
- 45 questões de linguagens (português + inglês ou espanhol)
- 45 questões de ciências humanas
- Redação
- 16 de novembro (domingo):
- 45 questões de matemática
- 45 questões de ciências da natureza
Exceção: nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30. O prazo de inscrição não muda.
Reaplicação para participantes que faltarem por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas: 16 e 17 de dezembro.
Horários das provas (horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término:
- 1º dia (com redação): 19h
- 2º dia: 18h30
Nome social e atendimento especializado
Esse procedimento garante que pessoas trans e pessoas com deficiência tenham seu nome respeitado e recebam atendimento adequado durante a prova. Para solicitar o uso do nome social, o participante deve, após a inscrição, acessar a Página do Participante e fazer a solicitação. Se o nome social estiver registrado na Receita Federal, basta confirmar as informações. Caso contrário, é necessário anexar uma foto e o documento de identificação.
- Solicitação: até 6 de junho
- Resultado: 13 de junho
- Recurso: 16 a 20 de junho
- Resultado do recurso: 27 de junho
O que muda na edição deste ano?
Pré-inscrição automática para quem está no 3º ano
Estudantes regularmente matriculados no último ano do ensino médio na rede pública serão pré-inscritos automaticamente. Para confirmar a inscrição, eles só precisam acessar a Página do Participante, conferir os dados e escolher qual idioma estrangeiro vão fazer (inglês ou espanhol). Quem está na rede privada, no 1º ou 2º ano, ou já concluiu o ensino médio, precisa se inscrever normalmente.
Certificação do ensino médio volta ao Enem
Pessoas com mais de 18 anos poderão usar a nota do Enem 2025 como forma de obter o diploma do ensino médio, desde que atinjam a pontuação mínima exigida. Essa possibilidade estava suspensa desde 2017 e agora volta a valer.
Por que fazer o Enem?
O Enem é uma das principais portas de entrada para a universidade pública e programas de apoio ao ensino superior, como:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): ingresso em universidades federais e estaduais
- Programa Universidade para Todos (Prouni): bolsas de estudo em instituições privadas
- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies): financiamento estudantil
A nota também é usada por algumas faculdades privadas e universidades fora do Brasil.
Divulgação dos resultados
Os resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro de 2026. As notas poderão ser acessadas individualmente na Página do Participante.