Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Recursos

Parlamentares pedem uso de Fundo para indenizar e reassentar famílias atingidas pelas enchentes no RS

De autoria da deputada Laura Sito e da vereadora Juliana de Souza, pedido foi elaborado em conjunto com o CEDH

01.jul.2025 às 14h15
Porto Alegre (RS)
Redação

Medida tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e à segurança - Foto: Isabelle Rieger / Sul21

Diante da urgência provocada pelas enchentes e do agravamento da crise habitacional, a deputada estadual Laura Sito (PT) e a vereadora de Porto Alegre Juliana de Souza (PT) protocolaram, na última quarta-feira (26), um pedido formal ao governo do estado para que recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) sejam destinados à indenização e ao reassentamento digno de famílias afetadas, com ênfase na situação crítica do bairro Sarandi, na zona norte da capital.

O ofício, elaborado em conjunto com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), foi encaminhado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul. O documento solicita a aplicação imediata de verbas do Funrigs tanto na reparação de famílias impactadas por reassentamentos habitacionais quanto na retomada de obras emergenciais interrompidas.

A iniciativa busca contemplar também famílias que, embora diretamente afetadas pelas enchentes ou por obras inacabadas, não se enquadram nos critérios socioeconômicos do programa Minha Casa Minha Vida – Reconstrução. Para as parlamentares, o momento exige a ampliação do acesso às políticas públicas de habitação.

“A tragédia climática que atingiu o estado escancarou a necessidade de flexibilização dos critérios de acesso às políticas públicas de habitação e reconstrução. Não podemos deixar essas famílias à margem por questões burocráticas enquanto enfrentam risco iminente”, defende a deputada Laura Sito.

Ela cita como exemplo o caso do bairro Sarandi, onde a paralisação de obras do sistema de contenção de cheias expôs centenas de famílias ao risco. “O que acontece ali é o retrato do descaso dos governos Melo e Leite com as periferias, não apenas de Porto Alegre, mas de todo o estado. Famílias vivem ali há anos, muitas em áreas de risco, e nada foi feito para garantir moradia digna ou concluir as obras de proteção. A paralisação do dique escancara essa negligência. Agora, com as enchentes, a tragédia se agravou.”

A vereadora Juliana de Souza também criticou a inércia do governo estadual diante da gravidade da situação. “Já passou da hora do governo estadual usar o recurso do Funrigs, que está parado no banco rendendo juros enquanto famílias seguem perdendo tudo a cada nova chuva. Esse dinheiro pode, e deve, ser usado tanto para indenizar as pessoas que precisam sair de áreas de risco quanto para garantir obras emergenciais como as do Sarandi”, afirma.

“O que não dá é para o governo de Eduardo Leite continuar arrastando decisões enquanto a população afunda. Estamos em diálogo com a prefeitura para que também pressione pela utilização imediata desses recursos no nosso município”, completa Souza.

De acordo com o ofício, os recursos do Funrigs devem ser utilizados para indenizações, apoio à moradia provisória durante os reassentamentos e continuidade de obras essenciais à segurança da população. As parlamentares solicitam ainda que a demanda seja priorizada no orçamento estadual e se colocam à disposição para contribuir nos encaminhamentos técnicos e jurídicos.

“A reconstrução do Rio Grande do Sul exige orçamento, vontade política e compromisso com quem sempre foi ignorado pelo poder público”, conclui Sito.

A medida tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e à segurança, em consonância com os princípios da dignidade da pessoa humana e da função social da moradia, fortalecendo uma reconstrução mais justa e inclusiva.

Editado por: Katia Marko
Tags: direitos humanosenchentes rsporto alegresarandi
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Direito à moradia

Justiça autoriza retirada de casas do dique do Sarandi, mas moradores seguem sem chave da nova moradia

APÓS ENCHENTES

Plano de reconstrução do RS avança devagar, sem transparência e não mira em prevenção

UM ANO DA ENCHENTE

À espera da chave: atingidos seguem sonhando com um novo lar um ano após enchente no RS que destruiu 100 mil casas

Veja mais

Delegações

Quem é Li Qiang, que virá à cúpula dos Brics no lugar do presidente chinês Xi Jinping

Pauta popular

Contra o trabalhador: 70% dos deputados são contra o fim da escala 6×1, aponta Quaest

Avanço resistente

Pronara é passo para frear uso de agrotóxicos como ‘arma de guerra’

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.