Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

JE SUIS PERNAMBUCANE

Cultura popular pernambucana cruza o Atlântico para caravana na Europa

Mestres de coco e maracatu, Mundo Livre, Orun Santana, Natascha Falcão, Martins e o Forró na Caixa animam verão europeu

03.jul.2025 às 08h35
Recife (PE)
Fatima Pereira
Rascunho automático

Artistas pernambucanos cumprem agendas independentes e conjuntas no Velho Continente - Montagem: Fátima Pereira

Artistas e mestres da cultura popular pernambucana iniciam nesta quinta-feira (3) uma série de apresentações e tours por países europeus, levando o maracatu rural, o coco, a ciranda, o forró e o mangue beat para os palcos de Portugal, Inglaterra, Países Baixo, França e Suíça. Ao longo de quatro semanas, até o início de agosto, as bandas Mundo Livre S/A e Forró na Caixa, o Mestre Anderson Miguel, o DJ 440, o ator Orun Santana e outros artistas cumprem agendas independentes e conjuntas no Velho Continente.

Unindo a experiência, a ancestralidade e a juventude, um grupo de seis artistas populares de Pernambuco decidiu criar o projeto conjunto Caravana da Cultura Pernambucana, formada pelo Mestre Anderson Miguel, Nailson Vieira e o trompetista Guilherme Otávio (todos da tradição do maracatu rural, de Nazaré da Mata), além do cantor e percussionista Juninho do Coco, os mestres Lú do Coco do Pneu e Arnaldo do Coco (todos de Olinda) e pela backing vocal Kárin Úrsula.

Realizando apresentações, oficinas e vivências, a Caravana de Pernambuco começa seu tour pela França, passando pelos departamentos (estados) de Ardeche (3 a 6 de julho), Héraut (8 a 13) e Paris (14 a 17). Em seguida o grupo vai mais ao norte, para as cidades de Amsterdam e Utrecht, nos Países Baixos (de 18 a 21 de julho), de onde retorna para a Paris (de 22 a 25) e sai novamente para Londres, na Inglaterra (de 26 a 28), e conclui a temporada europeia de volta à França, agora no departamento de Drôme (29 de julho a 3 de agosto).

Dentro dessa programação, os artistas da Caravana integram a programação do Baluê, evento que reúne outros pernambucanos. Na cidade de Payzac (em Ardèche), nesta sexta (4), a Caravana se apresenta com o DJ 440 e o espetáculo Meia Noite, de Orun Santana. Na noite do dia 11, na cidade de Sète (Héraut), a Caravana e Orun Santana têm a companhia do Forró na Caixa. Já no início de agosto, em Le Claps (Drôme), o Festival Baluê terá os artistas do coco tocando no dia 1º de agosto e os de maracatu se apresentando no dia 2. Além deles, se apresentam os também pernambucanos Mundo Livre S/A, Natascha Falcão, Forró na Caixa e o DJ Infra Vermelho.

No espetáculo solo Meia Noite, o artista e pesquisador Orun Santana joga capoeira com as memórias ancestrais do Brasil negro, homenageando também o seu pai, Gilson Santana, popular Mestre Meia-Noite, ícone da cultura negra em Pernambuco e fundador do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo. Em Payzac, Orun Santana realiza oficinas de dança afro-brasileiras (nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4) e apresenta o seu espetáculo ao longo do fim de semana (4, 5 e 6). Em Sète, as oficinas acontecem nos dias 8, 9 e 10, com o solo Meia Noite em apresentação única no dia 11.

Além das duas apresentações com a banda Forró na Caixa, o pernambucano Martins leva o seu show solo a Portugal e Espanha, se apresentando no Music Box (Lisboa, dia 17), na Casa da Música (Porto, 23) e no El Volander (Valência, dia 25).

A cantora e atriz Natascha Falcão também promete encantar o público europeu com sua música autoral e presença cênica no show Ave Mulher. Em Portugal, ela sobe aos palcos do Mimo Festival (Amarante, dia 20), Music Box (Lisboa, 22), Espaço Baião (Lisboa, 25). Em seguida parte para a Suíça, onde se apresenta no Uhuru Festival (em Soleura/Solothurn, entre 27 e 31), parte para a França, para tocar no Baluê Festival (Drôme, 1º de agosto) e retorna a Suíça, para o Buskers Bern (em Berna, de 7 a 9 de agosto).

A circulação internacional do espetáculo Meia Noite e a Caravana da Cultura Pernambucana na Europa são, ambos, financiados com recursos públicos estaduais, através do edital Funcultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Editado por: Vinicius Sobreira
Tags: culturafrançamúsicaparispernambucorecife
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Venenos agrícolas

Agrotóxicos em lavouras de fumo causam intoxicação de trabalhadores e poluem rios no interior de SC

Artigo

O labirinto do Brasil por ser

‘ROMPA COM ISRAEL’

Bancada de esquerda na Câmara do Recife promove evento em defesa do povo palestino, nesta sexta (4)

Imagens da Revolução

Mostra no Cine Brasília celebra pioneirismo de Sara Gómez, primeira cineasta cubana

Luta por preservação

Justiça Federal mantém suspensão da licença prévia que autoriza obras da BR-319

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.