Artistas e mestres da cultura popular pernambucana iniciam nesta quinta-feira (3) uma série de apresentações e tours por países europeus, levando o maracatu rural, o coco, a ciranda, o forró e o mangue beat para os palcos de Portugal, Inglaterra, Países Baixo, França e Suíça. Ao longo de quatro semanas, até o início de agosto, as bandas Mundo Livre S/A e Forró na Caixa, o Mestre Anderson Miguel, o DJ 440, o ator Orun Santana e outros artistas cumprem agendas independentes e conjuntas no Velho Continente.
Unindo a experiência, a ancestralidade e a juventude, um grupo de seis artistas populares de Pernambuco decidiu criar o projeto conjunto Caravana da Cultura Pernambucana, formada pelo Mestre Anderson Miguel, Nailson Vieira e o trompetista Guilherme Otávio (todos da tradição do maracatu rural, de Nazaré da Mata), além do cantor e percussionista Juninho do Coco, os mestres Lú do Coco do Pneu e Arnaldo do Coco (todos de Olinda) e pela backing vocal Kárin Úrsula.
Realizando apresentações, oficinas e vivências, a Caravana de Pernambuco começa seu tour pela França, passando pelos departamentos (estados) de Ardeche (3 a 6 de julho), Héraut (8 a 13) e Paris (14 a 17). Em seguida o grupo vai mais ao norte, para as cidades de Amsterdam e Utrecht, nos Países Baixos (de 18 a 21 de julho), de onde retorna para a Paris (de 22 a 25) e sai novamente para Londres, na Inglaterra (de 26 a 28), e conclui a temporada europeia de volta à França, agora no departamento de Drôme (29 de julho a 3 de agosto).
Dentro dessa programação, os artistas da Caravana integram a programação do Baluê, evento que reúne outros pernambucanos. Na cidade de Payzac (em Ardèche), nesta sexta (4), a Caravana se apresenta com o DJ 440 e o espetáculo Meia Noite, de Orun Santana. Na noite do dia 11, na cidade de Sète (Héraut), a Caravana e Orun Santana têm a companhia do Forró na Caixa. Já no início de agosto, em Le Claps (Drôme), o Festival Baluê terá os artistas do coco tocando no dia 1º de agosto e os de maracatu se apresentando no dia 2. Além deles, se apresentam os também pernambucanos Mundo Livre S/A, Natascha Falcão, Forró na Caixa e o DJ Infra Vermelho.
No espetáculo solo Meia Noite, o artista e pesquisador Orun Santana joga capoeira com as memórias ancestrais do Brasil negro, homenageando também o seu pai, Gilson Santana, popular Mestre Meia-Noite, ícone da cultura negra em Pernambuco e fundador do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo. Em Payzac, Orun Santana realiza oficinas de dança afro-brasileiras (nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4) e apresenta o seu espetáculo ao longo do fim de semana (4, 5 e 6). Em Sète, as oficinas acontecem nos dias 8, 9 e 10, com o solo Meia Noite em apresentação única no dia 11.
Além das duas apresentações com a banda Forró na Caixa, o pernambucano Martins leva o seu show solo a Portugal e Espanha, se apresentando no Music Box (Lisboa, dia 17), na Casa da Música (Porto, 23) e no El Volander (Valência, dia 25).
A cantora e atriz Natascha Falcão também promete encantar o público europeu com sua música autoral e presença cênica no show Ave Mulher. Em Portugal, ela sobe aos palcos do Mimo Festival (Amarante, dia 20), Music Box (Lisboa, 22), Espaço Baião (Lisboa, 25). Em seguida parte para a Suíça, onde se apresenta no Uhuru Festival (em Soleura/Solothurn, entre 27 e 31), parte para a França, para tocar no Baluê Festival (Drôme, 1º de agosto) e retorna a Suíça, para o Buskers Bern (em Berna, de 7 a 9 de agosto).
A circulação internacional do espetáculo Meia Noite e a Caravana da Cultura Pernambucana na Europa são, ambos, financiados com recursos públicos estaduais, através do edital Funcultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).