Acaba às 23h59, desta sexta-feira (4), o prazo para a inscrição na edição de segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa do governo federal disponibiliza bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições de ensino privadas.
Para participar, é preciso ter feito uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter tirado ao menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas. A pessoa não se classifica caso tenha zerado a prova de redação ou feito o Enem como treineira.
Os candidatos pré-selecionados, que comprovem que a média da renda familiar bruta mensal é de até 1,5 salário mínimo, estão aptos a receber a bolsa integral. Atualmente isso equivale a R$ 2.277. Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade da universidade, a renda mensal per capita pode ser de até três salários mínimos, ou seja, R$ 4.554.
Para se inscrever
A inscrição deve ser feita pelo portal Acesso Único, usando o login gov.br, com CPF e senha. Ali, o candidato marca até duas opções de curso, na sua ordem de preferência. Em seguida, indica se vai concorrer à bolsa na modalidade ampla ou de cotas.
Há bolsas do Prouni reservadas para pessoas com deficiência e para as que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. A quantidade de vagas equivale à porcentagem que cada grupo representa na população daquele estado, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado da primeira chamada será divulgado em sete de julho e o da segunda chamada, em 28 de julho. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita nos dias 18 e 19 de agosto e o resultado sai em 22 de agosto.